Política : NOVA UNIÃO
Enviado por alexandre em 05/05/2016 08:47:56


Alunos do SENAR-RO participam de aula prática em agroindústria de derivados de leite

O curso foi uma conquista do Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Ouro Preto do Oeste.
Por Jean Ramos / Gazeta Central


Foi realizada na manhã desse último sábado (30) a primeira aula prática do curso profissionalizante técnico em agronegócio promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-RO), pólo de Ouro Preto do Oeste. A aula foi ministrada aos alunos na Agroindústria de Nova União (UNIRLAC), localizada na Linha 81, Km 36, no município de Nova União.

O curso começou neste último mês, e só aconteceu graças ao empenho do Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Ouro Preto do Oeste, Alencar Franco da Silveira, que não mediu esforços para buscar em Brasília junto a Federação da Agricultura de Rondônia (FAPERON) e ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/ RO), em parceria com a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Foi possível um convênio com o Ministério da Educação (MEC) para que esse curso da Rede ETEC do Governo Federal fosse ministrado.

Trata-se de uma novidade na cidade de Ouro Preto do Oeste, uma vez que o curso profissionalizante é gratuito e realizado em horário alternativo, direcionado aos filhos dos produtores rurais da comunidade. A aula tem como objetivo mostrar aos 15 participantes todo o processo de fabricação do queijo, desde a recepção até o produto final.

Sobre o curso

O curso tem o caráter profissionalizante, onde o aluno aprende aplicando técnicas de gestão e comercialização do técnico em agronegócio, sempre visando o aumento da eficiência do mercado agrícola. Ele identifica os segmentos das cadeias produtivas do setor, avalia custos de produção e aspectos econômicos e ainda idealiza ações de marketing no agronegócio.

Para isso, o técnico em agronegócio estuda 1.200 horas de conteúdo, envolvendo desde a cadeia produtiva, princípios gerenciais, legislação, estoque, logística, até sistemas de produção. Após a habilitação, o técnico poderá trabalhar em propriedades rurais, empresas comerciais, estabelecimentos agroindustriais e empresas de assistência técnica.

Onde fazer o curso

Está previsto um novo processo seletivo para o início de 2017, os interessados devem buscar informações no Sindicato dos Produtores Rurais de Ouro Preto do Oeste, localizado ao lado da CAERD. Para concorrer a uma vaga, o estudante precisa ter feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e conquistado nota acima zero na prova de redação.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia