Regionais : Delegacia interativa diminui custos em mais de 40%
Enviado por alexandre em 20/05/2010 14:46:13



Delegacia interativa diminui custos em mais de 40% para o Estado no registro de BO

A Delegacia Interativa, criada em 2008, tem por objetivo principal reduzir em cerca de 40% o volume de registro de Boletins de Ocorrências nas Delegacias de todo o Estado de Rondônia. Por ser um serviço prestado via internet, com parceria da Policia Civil e em conjunto com o INFOPOL (Monitoramente de Análise Criminal), tem a mesma validade formal que o documento registrado numa delegacia por um escrivão de polícia. Somente nos últimos 19 dias, foram registradas no site 309 ocorrências e se espera que a demanda aumente muito mais.

No início apenas ocorrências de Extravio e ou Perda de Documentos e Objetos, eram possíveis os registros. Desde o mês de abril deste ano, passou a atender mais dois tipos de registros, sendo Furto e Roubo, os quais não ultrapassem o valor de 10 salários mínimos e não haja nenhum tipo de lesão corporal.

“O Registro de Ocorrência, ocorre da seguinte forma: primeiro o cidadão acessa o site que é totalmente auto-explicativo, e preenche todos os campos solicitados, depois de conferidos os dados e registrada a ocorrência no sistema, a pessoa recebe uma senha que deve ser anotada, pois será usada para impressão do boletim de ocorrência”, explica o delegado Júlio Cesar Ugalde, diretor da Delegacia Interativa (DI) e delegado adjunto da Dintel (Departamento de Informática e Tecnologia).

O Boletim é liberado para impressão após duas horas do registro, pois é encaminhado a um atendente policial civil, que vai analisar as informações e fazer a liberação do BO e dar autenticidade ao documento e no caso de furtos e roubos encaminhar via internet à atribuição de investigação.

Com esse sistema, todos ganham: o Estado, as delegacias e os cidadãos, pois se elimina gasto com material de expediente, deslocamento dos cidadãos até as delegacias, já que podem resolver esses pequenos delitos através de um computador próprio, em casa, ou ainda dirigir-se ao Shopping Cidadão, onde há um posto de atendimento da Delegacia Interativa, em Porto Velho.

O serviço também já está disponível no Shopping Cidadão de Ji-Paraná. “Alguns policiais civis já receberam treinamento para atender a demanda do Shopping Cidadão do município de Ji-Paraná que possui apenas duas delegacias”, disse Ugalde enfatizando que quanto mais o sistema é divulgado e na medida em que passa a ser conhecido e utilizado, o cidadão toma ciência da simplicidade do serviço e na agilidade que gera pra si mesmo. “Pois não terá mais que enfrentar nenhum tipo de dificuldade, seja de acesso de locomoção a uma delegacia ou até mesmo espera no atendimento” completou.

Os endereços eletrônicos para o acesso a Delegacia Interativa são os seguintes: http://infopol.ro.gov.br/delegaciainterativa, http://www.pc.ro.gov.br, e no site http://www.sesdec.ro.gov.br.
Importante lembrar que todos os dados serão conferidos pelos atendentes e no caso de uma informação falsa, a ocorrência é descartada, além de ser crime previsto no Código Penal Brasileiro artigo 340, sujeito a prisão de um a seis meses ou multa.

MEIRY ESTELLA

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia