Regionais : No caso do PT estar comigo, o que pesou muito foi o fato
Enviado por alexandre em 14/02/2011 20:30:33



"Eu credito minha vitória nestas eleições a Deus. Em primeiro lugar a Deus, que é quem tem cuidado de mim, é quem tem me orientado, me sustentado e me dado graça em toda essa caminhada, e através disso o povo do Estado de Rondônia, os cidadãos de Rondônia, as cidadãs, a família de Rondônia em si, pelas bandeiras que nós defendemos durante quatro anos no exercício do mandato de deputado".



Rondonotícias: Deputado, a cadeira de presidente é assim tão confortável como parece?

Pres. ALE Valter Araújo: Bom, nem tudo que parece, é. Mas é um diferencial que existe na casa, e cabe a um dos membros dela presidi-la Coube a mim essa incumbência, portanto vou procurar nesses dois anos fazer isto com a maior competência possível.

Rondonotícias: O senhor vem de uma dupla vitória: foi campeão de votos como deputado e agora elegeu-se presidente do Poder Legislativo Estadual. A que o senhor atribui essas duas vitórias sucessivas?

Pres. ALE Valter Araújo:A Deus. Em primeiro lugar a Deus, que é quem tem cuidado de mim, é quem tem me orientado, me sustentado e me dado graça em toda essa caminhada, e através disso o povo do Estado de Rondônia, os cidadãos de Rondônia, as cidadãs, a família de Rondônia em si, pelas bandeiras que nós defendemos durante quatro anos no exercício do mandato de deputado, entendeu a nossa mensagem, comungou com a gente do mesmo ideal e nos reconduziu à Assembléia Legislativa como o deputado mais bem votado. A presidência da Assembléia é fruto também do trabalho feito na gestão passada, da conquista de confiança perante os pares da casa. A prova é que, dos deputados reeleitos, eu só não tive o voto do deputado Jesualdo, que foi candidato a presidente, e do deputado Edson Martins que, por pressão, por extrema pressão, pois ele já tinha subscrito a minha chapa, não votou mais. Isto é fruto de confiança, de um bom relacionamento que nós tivemos durante os últimos quatro anos.

Rondonotícias: Deputado, historicamente há sempre uma lenda contada depois da eleição para mesa diretora da ALE. Uma delas é a tal da “mala preta”. Nesta sua eleição, houve mala preta? Que argumentos o senhor usou para conquistar a confiança dos seus colegas e ser eleito?

Pres. ALE Valter Araújo:Olha, não existe esse negócio de mala preta, é fantasia que se cria, histórias que se contam para tentar conturbar o processo de eleição da mesa O que existe, como existe em todos os lugares, como existe no Congresso Nacional, é muita conversa, muito diálogo, muito entendimento. São composições internas da casa com relação a comissões, com relação a espaço – que isso é legítimo, é de direito, porque nós temos 24 parlamentares – 21 deputados e 3 deputadas, todos com os mesmo direito e mesmo deveres dentro da casa, e é mais do que justo que procurem ocupar o seu espaço para ajudar na condução do legislativo estadual. Foi esse o entendimento que nós fizemos, e o que existe ali é um voto de confiança por tudo que já vivi, por toda a convivência que tive na casa, e o fato de eles estarem comigo me fortaleceu muito perante os novos deputados. Muitos deles, a exemplo do deputado Hermínio, da deputada Epifânia, do deputado Flávio Lemos, que foram vereadores na mesma época que eu, tivemos uma convivência muito tranqüila. Então, essa confiança foi o elemento fundamental de todo o processo.

Rondonotícias: Quer dizer, então, que desfaz-se o mito da mala preta?

Pres. ALE Valter Araújo: Desfaz-se com certeza absoluta. Não existe isso. O que existe é o compromisso administrar a casa com transparência, com respeito aos servidores, com respeito ao dinheiro público, dar continuidade às boas ações que o ex-presidente Neodi fez e promover as inovações que nós entendemos necessárias para a casa.

Rondonotícias: Nós gostariamos de saber do senhor a respeito do PT. Havia uma orientação de não acompanhá-lo, mas para surpresa de todos na sua chapa havia dois candidatos do PT. O que foi que o senhor argumentou que os convenceu, que os atraiu?

Pres. ALE Valter Araújo:Olha, é um processo de maturidade política. Vocês sabem que durante o período eleitoral e durante o mandato que encerrou em 1º de fevereiro nós tivemos muitos embates com o Partido dos Trabalhadores na discussão de temas sociais. Mas no caso de uma eleição da mesa é preciso que a gente tenha maturidade porque estamos tratando de uma situação de poder que envolve todos os membros da Assembléia. E no caso do PT, o que pesou muito foi o fato de eu sempre ter cumprido meus compromissos, de eu sempre ter tido uma posição muito clara acerca de qualquer tema que eu tenha abordado ou defendido, e pelo relacionamento que eu já tinha com o deputado Hermínio, pois eu votei nele na eleição para presidente da Câmara Municipal de Porto Velho na sua primeira eleição, e até pelo fato de o governador do Estado, desde o primeiro momento ter dito ao PT, ter dito ao PDT e inclusive ao PMDB que não se envolveria na eleição da mesa diretora, deixando livres os deputados e os partidos para fazer o encaminhamento que fosse melhor para eles. Nestas condições, é algo inédito o PT ter duas vagas na mesa diretora, num espaço importantíssimo.

Rondonotícias: Há quem pense que o PT traiu a chapa do Confúcio, que tinha o Jesualdo. O senhor entende assim?

Pres. ALE Valter Araújo:De forma alguma, porque foi o governador pessoalmente quem liberou os deputados e os partidos para fazer esse encaminhamento. Discutir mesa diretora e discutir governabilidade são coisas diferentes, coisas que não se conflitam, e isso é preciso ficar claro para a sociedade, para os interlocutores do governo e para os metidos a articuladores, que deveriam estar cuidando da vida deles lá em Brasília e que vieram tentar dar pitaco na Assembléia Legislativa, mas que não conseguiram isso nem quando era governador

Rondonotícias: O senhor está se referindo ao senador Raupp?

Pres. ALE Valter Araújo:Estou me referindo especificamente ao senador Raupp, porque eu conversei muito com ele, disse pra ele que não queria fazer oposição, que ninguém aqui era menino, irresponsável, que não tinha retaliação, que seria e eu sou presidente do Poder Legislativo, que não estaria a serviço de ninguém e que também não seria submisso ao governador, pelo contrário, seria parceiro, porque eu tenho compromisso com esse Estado e a Assembléia tem, e que faríamos isso. Esse sinal foi dado permanentemente, mas ele preferiu não acreditar na gente e partiu para a retaliação, inclusive fazer o deputado Edson passar pelo vexame que passou, no dia da votação, desnecessariamente, porque o Edson era uma das pessoas que seria o elo de ligação com o governo do estado, e que não precisava ser ridicularizado da forma que foi – inclusive por um documento que o Edson me apresentou assinado pelo senador Raupp ameaçando expulsá-lo do partido e tomar o mandato dele.

Rondonotícias: Com relação ao prefeito RobertoSobrinho, qual a relação que o senhor tem com ele hoje, em função de problemas havidos no passado?

Pres. ALE Valter Araújo: Uma relação de chefe de poder para chefe de poder. Conversamos muito sobre isto. A minha diferença com o prefeito da capital começou na eleição da mesa diretora da Câmara Municipal, quando eu era vereadoreque depois tomou proporções desnecessárias. Mas hoje eu sou o chefe do poder legislativo, o prefeito é o chefe do executivo municipal e o governador do executivo estadual. Nós precisamos ser maiores do que as diferenças, para podermos dar à sociedade de Rondônia as respostas que ela espera de nós

Rondonotícias: Que relação o senhor pretende construir com o governo do Estado, como vai tratar o governo de Rondônia e seus projetos?

Pres. ALE Valter Araújo:Pretendo tratar da forma o mais respeitosa possível, mais harmônica possível, mas com independência, e independência não quer dizer oposição, eu disse isto desde o primeiro momento, nós vamos procurar, dentro desta independência, fortalecer as comissões permanentes e temáticas da casa, discutir com mais profundidade todas as matérias que nos forem encaminhadas, fazer as observações, as sugestões, as emendas necessárias.

Rondonotícias: O senhor já esteve com o governador depois de eleito?

Pres. ALE Valter Araújo:Sim, já estive, numa conversa amigável e receptiva, sinalizando que é um governo de paz, um governo do entendimento, da mesma forma que eu coloquei que esta mesma posição é a da nova mesa diretora, na busca de preservar o interesse do povo do Estado de Rondônia.




Autor: Rondonoticias

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia