Brasil : Fora de moda
Enviado por alexandre em 11/02/2011 12:24:06



Cassol anda triste por não poder usar o seu chapéu no Senado

O senador Ivo Cassol está empolgado com seu início de trabalho no Senado Federal. Ele emplacou seu nome como membro titular de duas importantes comissões da Casa: Assuntos Econômicos e de Agricultura.

Como suplente, Cassol vai atuar nas comissões de Infra-Estrutura e Ciência e Tecnologia e ainda sonha em ser indicado à comissão de Meio-Ambiente.

Mas, o que realmente estaria tirando o sossego do senador é a proibição de usar o seu inseparável chapéu nos corredores e no plenário do Congresso. Ivo Cassol já teria confidenciado a políticos que o visitaram em Brasília (DF) que o chapéu lhe faz muita falta.

Em Rondônia, por onde andava, o ex-governador desfilava sempre com um modelo de chapéu de ‘caipira moderno’. A secretaria de Agricultura e a Emater, por exemplo, chegaram a confeccionar milhares de modelos de chapéus de estopa envernizada, numa alusão ao então chefe do Executivo.

Agora em Brasília, o que se vê é um Cassol de terno e gravata e aprendendo a manusear o painel de votação e de presença do Senado.

Como ainda não teve espaço para discursos, é esperar ele abrir a boca no Senado para descobrir se, além do chapéu, ele deixou de lado as suas pérolas vocabulares, como a insuperável: “ninguém é bom sozinho”.

Casos semelhantes de chapéus são barrados

Na legislatura passada, o deputado federal baiano. Edigar Mão Branca (PV) usava um tradicional chapéu de couro, típico dos vaqueiros sertanejos nordestinos. O parlamentar causou polêmica e disse que não tiraria o seu inseparável chapéu.

Ele chegou a recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) com um Mandado de Segurança preventivo contra proibição, pelo então presidente da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, deputado Arlindo Chinaglia, do uso de chapéu pelo parlamentar baiano.

Mão Branca perdeu e chegou a se acorrentar a uma gaiola, nos corredores da Casa.

Na Paraíba, o deputado Toinho do Sopão (PTN) não poderá utilizar o seu inseparável chapéu de vaqueiro dentro das sessões oficiais da Assembleia.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia