Regionais : Jaru: Entra em funcionamento a 1ª emissora de rádio AM no município
Enviado por alexandre em 27/11/2015 11:08:03


Já está funcionando em caráter experimental, a nova emissora de rádio da cidade, Central AM 1510 khz. A emissora que compõem o grupo Nova Jaru FM, é dirigida pela família Santos (Muletas).

A sede e os estúdios da nova emissora, localiza-se em anexo à Radio Nova Jaru FM, na Rua Jorge Teixeira, setor 04.

A nova radio se difere das outras quatro existente na cidade, por operar em uma nova frequência, também terá o estilo de programação diferenciada, com prioridade para a música sertaneja e um jornalismo dinâmico a cada intervalo.



Saiba quais as diferenças do rádio AM do FM



O rádio é o grande responsável por levar informações a diversas pessoas, já que chega onde a Tv, não alcança. Podemos dizer que entre AM e FM existem duas diferenças primordiais, a primeira técnica e a segunda de estilo.

AM e FM indicam os modos como são modulados os sinais de radiofrequência emitidos pelo transmissor.

AM significa “Amplitude Modulada”, ou seja, a amplitude da onda de rádio. Nesse tipo de frequência, é a amplitude (a força da onda) que é mudada. Uma das vantagens das emissões em AM é a sua capacidade de propagação, que permite, com um emissor de potência relativamente baixa, atingir longas distância, devido à refletividade das ondas eletromagnéticas (ou hertzianas) numa região atmosférica eletrificada chamada ionosfera e pela superfície da terra.

Já FM significa “Frequência Modulada”, nela não é a amplitude que é modulada, e sim a frequência da onda de rádio. Isto é, os picos positivos do sinal modulado representam frequências mais elevadas e umas os picos negativos apresentam frequências mais baixas. Desse modo os rádios FM são menos sujeitos a interferência causada por “ruídos” eletromagnéticos (raios ou mesmo emissões de estações de rádio, TV ou radioamadores etc.), mas não tem o alcance das Ams.

Estes sinais modulados, AM ou FM, são detectados pelo receptor de rádio, quando ajustados a uma frequência particular, que é passada então por uma série de circuitos a fim de decodificar e reproduzir o som original.

Ainda nos dias de hoje, mesmo com toda a tecnologia existente, como dissemos anteriormente o rádio chega onde a televisão não alcança. Atinge populações que nunca imaginaram o que é um simples controlo-remoto, mas principalmente, possui tecnologia muito mais barata e versátil do que qualquer outro meio de comunicação de massa conhecido até ao momento.

JARUONLINE

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia