Mais Notícias : Lula diz que Folha inventou frase dele sobre Delcídio
Enviado por alexandre em 27/11/2015 10:49:08

Lula diz que Folha inventou frase dele sobre Delcídio

Postado por Magno Martins

A assessoria de imprensa do Instituto Lula negou, por meio de nota, que o ex-presidente tenha feito as declarações sobre o senador Delcídio Amaral (PT-MS) publicadas em reportagem no site da Folha de S. Paulo. Segundo o jornal, Lula teria demonstrado "perplexidade" ao comentar a prisão do parlamentar pela Polícia Federal no âmbito da Operação Lava Jato, durante almoço na sede da CUT nesta quinta-feira 26. "Que loucura! Que idiota", disse Lula, segundo a Folha. De acordo com a reportagem, o ex-presidente teria dito ainda "coisa de imbecil" sobre o comportamento do senador.

"São completamente falsas as declarações atribuídas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o senador Delcidio do Amaral publicadas nesta quinta-feira (26) pela Folha de S.Paulo. Mais uma vez, com base em supostas fontes anônimas, este jornal atribui ao ex-presidente frases que nunca foram ditas por ele", diz a nota do Instituto Lula.

Delcídio Amaral foi preso sob acusação de atrapalhar as investigações da Lava Jato. Um áudio mostra o senador oferecendo dinheiro à família do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró para que ele não firme acordo de delação premiada e ainda sugerindo uma rota de fuga para Cerveró, que está preso.

Planalto foi avisado e teme delação de Delcídio

Postado por Magno Martins

Blog do Camarotti

O Palácio do Planalto foi alertado por senadores petistas de que é grande a chance de o senador Delcídio Amaral (PT-MS) fazer uma delação premiada. Isso porque já há avaliação de que é remota a chance de Delcídio conseguir um habeas corpus, pois a prisão foi decidida por uma turma do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Nessa situação fica muito difícil recorrer”, disse ao blog um senador do PT, ao voltar de reunião no Planalto. Para a bancada petista, a última chance de Delcídio ser libertado foi quando o plenário decidiu manter a prisão do senador, na noite desta quarta-feira (25).

Na bancada também há um forte incômodo com a nota divulgada pelo presidente do PT, Rui Falcão. A percepção entre os petistas é que isso deve levar o senador Delcídio a uma situação extrema ao se sentir abandonado pelo partido. Hoje foi lembrado que até a bancada do PMDB, especialmente o presidente do Senado, Renan Calheiros, tem sido muito mais cuidadosa e solidária com o ex-líder do governo Delcídio Amaral.

Delcídio era uma presença frequente no Palácio do Planalto e tinha proximidade como ex-presidente Lula. Ele era visto sempre no Instituto Lula, em São Paulo para encontros com o petista. Ele também era um interlocutor de dois alvos da Operação Lava Jato, o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró e o pecuarista José Carlos Bumlai, amigo de Lula. Delcídio tinha a missão de monitorar os dois de perto.

"Sem chance de conseguir obter um habeas corpus, a única solução para Delcídio será aderir à delação premiada", reconheceu um senador petista.


STF manda banqueiro para presídio Ary Franco, no Rio

Postado por Magno Martins

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta quinta-feira (26) um pedido apresentado pela defesa do banqueiro André Esteves para revogar sua prisão temporária e autorizou a transferência dele da Superintendência da Polícia Federalno Rio de Janeiro para o presídio Ary Franco.

Dono do BTG Pactual, André Esteves foi preso nesta quarta, por ordem do Supremo, por supostamente tentar atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato.

Em ofício ao STF, a PF do Rio informou que não teria condições de manter o banqueiro preso na carceragem e sugeriu transferência para o presídio Ary Franco, localizado na Zona Norte da capital fluminense. Caberá agora à PF realizar a transferência após a autorização.

Como está em prisão temporária, André Esteves deve ficar encarcerado até o próximo domingo (29), quando termina o prazo de 5 dias para esse tipo de detenção.

Esteves foi citado em conversas do senador Delcídio Amaral (PT-MS), também preso, como interessado em evitar uma delação premiada do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, ou ao menos retirar suspeitas relacionadas ao banco de seu conteúdo.

No pedido para revogar a prisão, a defesa de Esteves alegou que não se justifica mantê-lo preso porque a decisão se baseia exclusivamente em conversas nas quais diversas outras autoridades também foram mencionadas, sem que tenha se suspeitado delas.


Lula sobre Delcídio Amaral: “Coisa de imbecil…”

Postado por Magno Martins

Do Blog do Josias

Durante almoço na sede da CUT, em São Paulo, Lula comentou o caso do senador Delcídio Amaral (PT-MS), preso após tentar comprar o silêncio do delator Nestor Cerveró. Para Lula, o comportamento do senador petista é “coisa de imbecil”. O morubixaba do PT parecia perplexo: “Que loucura! Que idiota!”

Considerando-se que Delcídio era líder do governo até ontem, Dilma tinha no comando de sua articulação no Senado, na opinião de Lula, um “imbecil”, um “idiota”. O problema é que Lula está enganado. Delcídio não cometeu uma imbecilidade, mas um crime. Ou, por outra, vários crimes. Idiotice mesmo é a tentativa do PT de se desvencilhar do companheiro ao mesmo tempo em que convive com a turma da Papuda, condenada em última instância.


OAB vai abrir processo contra advogado de Cerveró

Postado por Magno Martins

Radar Online

A OAB irá abrir um processo ético-disciplinar contra o advogado Edson Ribeiro, que atuava para o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, mas, segundo o Ministério Público, defendia os interesses do senador Delcídio Amaral.

Ribeiro está no áudio gravado pelo filho de Cerveró, Bernardo, quando é discutida a rota de fuga do ex-diretor do Brasil.

“Não é ético o advogado planejar fuga, organizar pagamento para impedir delação e ter atuação dúbia na defesa dos interesses de seu cliente. Em sendo comprovada essa conduta, o Código de Ética foi ferido”, disse o presidente da entidade, Marcus Vinícius.

Como os fatos ocorreram em Brasília e cabe às seccionais a instauração de processos, a OAB Nacional enviará ofício para a Ordem em Brasília determinando a instauração.


PF indicia 19 por venda de medidas provisórias

Postado por Magno Martins

Da Folha de S.Paulo – Rubens Valente

A Polícia Federal indiciou nesta quinta-feira (26) 19 pessoas no inquérito que investigou a suspeita de "compra" de medidas provisórias em benefício do setor automotivo, incluindo a ex-secretária de Comércio Exterior do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio) e da Receita Federal, Lytha Spíndola, e o ex-diretor de comunicação do Senado Fernando Cesar Mesquita por suposta corrupção passiva.

Também foram indiciados representantes das empresas Caoa, da montadora Hyundai, e MMC, da Mitsubishi, por suspeita de corrupção ativa.

O indiciamento da PF não significa culpa formada, mas sim que a polícia encontrou indícios suficientes para atribuir a uma pessoa a autoria de um crime. As conclusões da PF serão agora analisadas pelo Ministério Público Federal, que tem a atribuição de apresentar ou não denúncia ao Judiciário. O caso tramita na 10ª Vara Federal de Brasília.

O inquérito é um desdobramento da Operação Zelotes, que desde março passado investiga venda ilegal de decisões no Carf, conselho vinculado ao Ministério da Fazenda que julga recursos de empresas contra multas aplicadas pela Receita Federal. Além do inquérito agora concluído pela PF, tramitam pelo menos outros 19 sobre o mesmo tema.

A PF decidiu que ainda que toda a parte da investigação referente a um dos filhos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Luis Claudio Lula da Silva, será desmembrada e objeto de um novo inquérito específico, ainda sem prazo para acabar. Na mesma investigação entrarão os dados relativos ao ex-ministro Gilberto Carvalho.

Uma empresa do filho de Lula, a LFT Marketing Esportivo, recebeu R$ 2,5 milhões entre 2014 e 2015 de uma empresa do lobista Mauro Marcondes Machado, que tinha empresas automotivas como clientes. A PF considerou "contraditórias e vazias" as explicações de Luis Claudio sobre o objetivo desses pagamentos. O filho do ex-presidente alega ter prestado serviços na área esportiva.



Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia