Mais Notícias : Bolso é melhor lugar para pegar um corrupto, diz PF
Enviado por alexandre em 06/10/2015 09:30:00



Bolso é melhor lugar para pegar um corrupto, diz PF

Postado por Magno Martins

Para o novo superintendente da Polícia Federal em São Paulo, delegado Disney Rosseti, a maneira mais eficaz de pegar um corrupto é fazê-lo pelo bolso.

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, ele afirmou que dará prioridade a inquéritos da investigação sobre corrupção na Petrobras e que a delação premiada é um instituto que “veio para ficar”.

“Está comprovado que nos países que têm problema com o crime organizado, como os Estados Unidos e a Itália, a delação é uma das ferramentas mais eficazes para fins de desmantelamento de uma organização criminosa”, disse.



PF já está na Itália para trazer Pizzolato

Postado por Magno Martins

Uma equipe da Polícia Federal desembarcou na Itália nesta segunda-feira (5) para transportar o ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato de volta ao território nacional.

Se não houver nenhuma decisão favorável a Pizzolato nos próximos dias, ele chegará ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, na quinta-feira (6), em voo comercial.

De lá, ele embarcará num avião da Polícia Federal rumo a Brasília. Ao pousar na capital, ele será levado para a Superintendência da PF e, após fazer exame corpo de delito, seguirá para a Penitenciária da Papuda, onde vai cumprir pena.

A equipe da PF que está em território italiano é composta por três policiais e uma médica, que assistirá Pizzolato caso seja necessário.

RECURSO

Os planos, entretanto, podem mudar. A defesa de Pizzolato entrou nesta segunda com um recurso na Corte Europeia de Direitos Humanos para tentar reverter a decisão que o obriga a cumprir pena no Brasil.

O ex-diretor do Banco do Brasil foi condenado a 12 anos e sete meses de prisão por ter participado do esquema do mensalão. Logo após a sentença, Pizzolato fugiu para a Itália e, desde então, seus advogados tentam adiar o retorno dele ao Brasil. (Da Folha de S.Paulo)


Moro suspende depoimentos no caso Eletronuclear

Postado por Magno Martins

As audiências das testemunhas de acusação do caso Eletronuclear – suposto esquema de propinas nas obras da Usina de Angra 3 – foram suspensas pelo juiz federal Sérgio Moro, que conduz as ações da Operação Lava Jato. Na manhã de 14 de outubro, seriam ouvidos dois empreiteiros-delatores da Lava Jato, Ricardo Pessoa, dono da UTC, e Dalton dos Santos Avancini, ex-presidente da Camargo Corrêa, peças emblemáticas da investigação.

São réus, por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa, no caso Eletronuclear, 14 investigados, entre eles o ex-presidente da Eletronuclear almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva, sua filha Ana Cristina Toniolo, e o presidente da Andrade Gutierrez Energia, Flávio David Barra.

Moro cancelou os depoimentos agendados para a próxima semana porque o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a ação, acolhendo Reclamação da defesa de Flávio David Barra, que citou o senador Edison Lobão (PMDB-MA), em depoimento na Polícia Federal. Lobão tem foro privilegiado no STF. "Em vista do ali decidido, suspendo as audiências já designadas neste feito para oitiva de testemunhas de acusação", decidiu o juiz da Lava Jato.

Ricardo Pessoa fez delação premiada perante o STF. O empreiteiro citou pelo menos 18 políticos com foro privilegiado e revelou repasses a título de doação para a campanha de reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), em 2014.

O executivo Dalton Avancini escancarou o caso Eletronuclear. Ele revelou que o executivo Luis Carlos Martins, da Camargo Corrêa, sabia detalhes de suposta propina para o almirante Othon Luiz Pinheiro da Sila, detentor de relações próximas com ex-ministros dos governos Lula e Dilma

Avancini disse ainda à força-tarefa da Lava Jato que em agosto de 2014 houve "uma reunião na empresa UTC", em São Paulo, em que "foi comentado que havia certos compromissos do pagamento de propinas ao PMDB no montante de 1% e a dirigentes da Eletronuclear". Os repasses teriam sido acertados no âmbito das obras de Angra 3.

Além das audiências com os empreiteiros-delatores, estavam programados para o dia 19 de outubro os depoimentos de outras testemunhas consideradas muito importantes pelo Ministério Público Federal - auditores do Tribunal de Contas da União (TCU) e o executivo Luis Carlos Martins.

Auditores da Unidade Técnica do TCU alertaram para o "caráter extremamente restritivo" do edital de pré-qualificação, em 2011, lançado pela Eletronuclear para as obras da Usina Nuclear Angra 3. Os técnicos chegaram a sugerir a suspensão do certame. No entanto, os ministros do Pleno do TCU mandaram continuar a licitação.

"No edital de pré-qualificação, foram identificadas cláusulas de habilitação que conferiram caráter extremamente restritivo ao certame, a exemplo da exigência de atendimento de pelo menos quatro subitens por cada consorciada", apontou relatório dos auditores do TCU.

Othon Luiz Pinheiro da Silva é suspeito de ter recebido R$ 4,5 milhões em propina de grandes empreiteiras do País, via empresas intermediárias. Segundo o Ministério Público Federal, os pagamentos podem ter chegado a R$ 30 milhões, valor correspondente a 1% dos contratos firmados pela Eletronuclear com empresas consorciadas.

Agora, com a decisão do Supremo, que mandou suspender o caso Eletronuclear, toda a investigação está parada, inclusive a agenda de depoimentos das testemunhas de acusação.


A bolada da Dilma

Postado por Magno Martins

Por Lauro Jardim – Radar Online

Antes de romper com a presidente, o publicitário Jefferson Monteiro, criador do personagem Dilma Bolada, recebeu tratamento VIP dos petistas. Na campanha passada, ele recebeu 50 mil reais por mês para defender Dilma nas redes sociais. Garantida a reeleição, foi contratado pela Pepper, a agência de comunicação que cuida da conta do PT. O contrato tem vigência até meados de 2016, prevê o pagamento de 20 mil mensais e, se for respeitada a vontade das partes, não será cancelado.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia