Política : OURO PRETO
Enviado por alexandre em 05/10/2015 19:20:00


Alex Testoni apresenta o Turismo, a Cultura e o Esporte como prioridade no restante do seu mandato
A Audiência Pública para implementação da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste promovida na última sexta-feira (02) no Graúna Resort Hotel, em Ouro Preto do Oeste, foi realizada com êxito, reunindo diversos segmentos da sociedade civil organizada e autoridades que assumiram compromissos com o Turismo regional.

Também compareceram ao evento os principais atores do turismo no Estado: O Secretário da Superintendência Estadual de Turismo (SETUR) Júlio Olivar, o analista técnico do SEBRAE/RO Sebastião Oliveira, a gerente executiva da FECOMÉRCIO Cleide Ribeiro, o Presidente da Associação Rondoniense de Hotéis e Restaurantes e vice-Presidente do CONETUR-RO (Conselho Empresarial do Turismo – Rondônia) Ananias Frota, Deputado Estadual Marcelino Tenório, Prefeito de Nova União José Silva, Presidente da Câmara de Ouro Preto do Oeste Edis Faria, vereadores Deraldo Manoel, Rosária Helena, Maria Cleide Almeida e Peragibe Félix e representando o governador, a secretária regional Maria Araújo.

A audiência iniciou com a entrega feita pelo Secretário Júlio Olivar do Projeto Básico de Implantação do Museu Estadual dos Migrantes no alto do Morro Chico Mendes, fruto de uma importante parceria com o Governo do Estado.

Na sequência, o analista técnico do SEBRAE/RO comunicou que o orçamento do órgão contemplará um investimento de R$ 800.000,00 para a capacitação de empresários e trabalhadores, com ênfase no turismo em Ouro Preto do Oeste, que é o Novo Polo Turístico de Rondônia. A Diretora executiva da FECOMERCIO Cleide Macedo, também ratificou o apoio incondicional da instituição às ações de desenvolvimento deflagradas pelo município, anunciando um pacote de capacitações para Ouro Preto que começa no dia 26 de outubro e segue até 06 de novembro do corrente ano, oferecendo cursos para garçons e de culinária que serão ministrados pelo SENAC de forma gratuita.

Durante a solenidade foram apresentadas ainda as ações já realizadas com enfoque turístico na região e o que será necessário fazer entre obras de infra-estrutura, monumentos turísticos e ações institucionais, as quais acontecerão imediatamente através de projetos de leis que serão enviados à Câmara, que já sinalizou apoio nos projetos, por meio dos vereadores presentes.

Entre as diversas mudanças que ocorrerão, a mais significativa será a alteração da nomenclatura, que deixará de ser “Município de Ouro Preto do Oeste” e passará a ser oficialmente tratada de “Estância Turística de Ouro Preto do Oeste”.

O primeiro ato será a instituição do COMTUR-OPO (Conselho Municipal de Turismo), em seguida a SECTUR (Secretaria Municipal de Turismo Cultura e Esporte) e finalmente o PDTUR-OPO (Plano para o Desenvolvimento do Turismo em Ouro Preto do Oeste).
“A criação da Secretaria de Turismo, atrelada a Cultura e ao Esporte, será um importante mecanismo de captação de recursos, capacitação e qualificação profissional para população, ações estas que fomentarão o desenvolvimento socioeconômico do nosso município, proporcionando consequentemente melhor qualidade de vida para a população”, destacou o prefeito Alex Testoni.

Na ocasião também foi apresentada a nova Logomarca da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste e anunciado um concurso para criação do slogan da Logomarca, que envolverá a participação de toda comunidade, sobretudo das escolas, onde será feito um trabalho acerca da importância do Turismo no processo de desenvolvimento socioeconômico sustentável da região.
“A partir de agora, a união entre autoridades, empresários e a população será fundamental para a consolidação da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste, condição esta que sem dúvida será um importante passo no desenvolvimento do nosso município e região”, finalizou o prefeito.







FOTOS ALEXANDRE ARAUJO

ASCOM

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia