Brasil : OUTUBRO ROSA
Enviado por alexandre em 04/10/2015 13:58:10


Governo do Estado participa da Campanha Outubro Rosa
O Governo do Estado por meio da Secretaria Executiva Regional de Governo pólo Ouro Preto do Oeste, aderiu ao Movimento Outubro Rosa, que ocorre sempre no mês de outubro em todo o mundo. A Secretaria Executiva Regional Maria Araujo de Oliveira, vem reforçando a campanha e para tanto durante a entrega de novos equipamentos para o Corpo de Bombeiros do município divulgou o movimento pregando entre a cúpula da segurança pública o laço cor de rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

O laço cor de rosa simboliza a luta contra o câncer de mama, que é o tipo de câncer mais comum no Brasil e no mundo. Segundo o Instituto Nacional de câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), há mais de 57 mil novos casos em 2015. O relatório de 2013 aponta 14.388 mortes, sendo 14.207 mulheres e apenas 181 homens.

A secretária Maria Araujo salienta a importância da realização de exames periódicos e do autoexame, com o qual a mulher pode se conhecer e se prevenir de doenças. “Quanto mais cedo o diagnóstico, mais chances de iniciar um tratamento tranquilo e obter bons resultados”, explica Maria Araujo que lembrou durante todo o mês de outubro a Secretaria Executiva Regional de Governo vai está engajada neste importante movimento em prol da saúde da mulher.

Prevenção

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) orienta que todas as mulheres conheçam seu corpo e sempre que possível, seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano, façam o autoexame das mamas. Segundo o Inca, não há técnica específica para a autopalpação e deve se valorizar a descoberta casual de pequenas alterações mamárias durante o toque.
De acordo com o instituto, há elevado percentual de cura quando o câncer de mama é identificado em estágios iniciais, quando as lesões são menores de dois centímetros de diâmetro.

Histórico

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença e compartilhar informações sobre o câncer de mama.
Desde 2010, o INCA participa deste movimento, promovendo espaços de discussão sobre o controle do câncer de mama e divulgando e disponibilizando seus materiais informativos, trazendo qualidade para o debate, tanto para os profissionais de saúde quanto para a sociedade.



Fonte
Texto: Alexandre Araujo
Fotos: Alexandre Araujo
Secom – Governo de Rondônia

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia