Mais Notícias : O impacto tem nome bicudo
Enviado por alexandre em 02/09/2015 08:49:05

Coluna da quarta-feira

   O impacto tem nome bicudo

Aos 94 anos, já com a saúde abalada, o jurista Hélio Bicudo causou um grande impacto ontem em Brasília, no Governo e na sua base no Congresso, com a ideia de protocolar um pedido de impeachment da presidente Dilma. Bicudo é um dos homens públicos mais respeitados do País, homem íntegro, corajoso, que enfrentou o Esquadrão da Morte durante a ditadura.

A repercussão é mais ampla porque Hélio Bicudo foi fundador do PT e seu gesto não é interpretado como algo manipulado pela oposição. Jurista e professor, Bicudo tem sido um militante pelos direitos humanos em toda a sua vida. Homem respeitado internacionalmente por sua integridade e coragem, fez uma trajetória raríssima para alguém quando, já na idade madura, teve a coragem de romper os laços com o PT.

Bicudo vem de uma longa trajetória na vitrine pública. Foi ministro interino da Fazenda no governo João Goulart, procurador de Justiça no Estado de São Paulo e destacou-se no combate ao Esquadrão da Morte e de todas as outras investigações de violações dos direitos humanos que conduziu neste período. Por causa disso, teve o seu nome incluído no Serviço Nacional de Informações.

Em 1981, integrou a 1ª Diretoria Executiva da Fundação Wilson Pinheiro, fundação de apoio partidária instituída pela PT, antecessora da Fundação Perseu Abramo. Em 1986 foi candidato ao Senado pelo PT, ficando em terceiro lugar, atrás dos eleitos Mário Covas e Fernando Henrique Cardoso, ambos do PMDB. Foi secretário dos Negócios Jurídicos do município de São Paulo na gestão de Luíza Erundina de 1989 a 1990, ano em que se elegeu deputado federal.

Em fevereiro de 2000, foi empossado como presidente da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, com sede em Washington. É o terceiro brasileiro a ocupar a presidência da entidade. Foi vice-prefeito de São Paulo de 2001 a 2004, durante a gestão de Marta Suplicy. Filiado ao PT desde a sua fundação, desfilou-se do partido em 2005. Em 2010 veio a público declarar apoio a Marina Silva no primeiro turno e a José Serra no segundo turno.

Em 2012, apoiou novamente José Serra na disputa municipal paulista. Criou e presidiu no início de 2003 a Fundação Interamericana de Defesa dos Direitos Humanos, entidade que atuou junto à Comissão Interamericana de Direitos Humanos denunciando e acompanhado casos de desrespeito aos Direitos Humanos no Brasil, cujo os processos denunciados e demais sob sua responsabilidade foram transferidos aos cuidados de diversas entidades de mesma finalidade.

Em todos eles sempre lutou por justiça igualitária e pelo fortalecimento dos direitos humanos. Católico, possui opiniões controversas, é contra o aborto e o casamento homossexual, mas essas contradições, presentes em várias pessoas, não o impediu de conquistar avanços significativos para o Brasil.

UM PASSO À FRENTE– O Aeroporto dos Guararapes ficou em primeiro lugar, com 45% das citações dos passageiros, segundo pesquisa do Ibope, no ranking para instalação do novo centro de distribuição de voos nacionais e internacionais no Nordeste (Hub) da Latam (fusão da companhia aérea TAM com a chilena Lan), seguido de Fortaleza, com 37%, e Natal, com 11%. Os itens específicos avaliados como Infraestrutura, localização, distância para os continentes africano e europeu, proximidade com os hotéis, integração do transporte público e modernidade do aeroporto levaram 53% dos entrevistados a optar pelo Recife.

Falsa sinalizaçãoAo se derramar, ontem, no Frente a Frente, em elogios ao vice-prefeito Jorge Gomes (PSB), o prefeito de Caruaru, José Queiroz (PTD), pode ter sinalizado com a escolha do socialista como o seu candidato preferencial a prefeito. Mas ninguém do seu grupo mais próximo acredita que Gomes seja ungido. “As chances de Queiroz escolher seu vice são mínimas”, diz uma raposa felpuda que conhece na palma da mão a política caruaruense.  

 

 

 

 

 

Avanço discreto– O Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) dos 5.565 municípios brasileiros, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), aponta que a Região Metropolitana do Recife foi uma das áreas que mais se desenvolveram no Nordeste. Apesar disto, ainda é considerada de alta vulnerabilidade, uma vez que 47,7% dos municípios possuem indicadores deficitários. De acordo com o estudo do Ipea, o número de municípios com alto IVS passou de 3.610 para 1.981 nos últimos dez anos.

Os negócios de Dirceu– Detalhes do inquérito policial aberto contra José Dirceu na Operação Lava Jato revelam que grandes empresas das áreas de cinema, comunicação e consumo, como a Ambev, dona das marcas Brahma e Skol, contrataram a JD Assessoria e Consultoria, empresa do ex-ministro. A Ambev, por exemplo, reiterou nos autos que, dos mais de R$ 1 milhão depositados nas contas da JD – cerca de R$ 20 mil mensais entre 2007 a 2013 – tinham como “objetivo principal a prestação de assessoria em relação às operações na Venezuela".

Juíza barra farra em Olinda – A juíza da 2ª Vara da Fazenda Pública de Olinda, Eliane Ferraz, respaldou a decisão do presidente da Câmara, Marcelo Soares (PCdoB), de não abrir a discussão da proposta do vereador Arlindo Siqueira (PSL), que aumenta o número de vereadores de 17 para 23. “Marcelo agiu com legalidade e constitucionalidade ao manter em vigência o Artigo 14 da Lei Orgânica”, interpretou a juíza.

CURTAS 

CHAPAS-  Duas prováveis chapas da oposição que já estão na boca do povo em Jaboatão: Heraldo Selva (PSB) prefeito com Geraldo Melo Filho (PMDB) na vice. E Manoel Pereira, o Neco (PDT), com o ex-prefeito Humberto Barradas (PSL) na vice. Já o prefeito Elias Gomes (PSDB) está dividido entre o tucano histórico Evandro Avelar e a neotucano Conceição Nascimento, uma ilustre desconhecida.

SUPERÁVIT- O senador Fernando Bezerra Coelho solicitou, ontem, à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que seja dada prioridade à tramitação do texto original do Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 165/2015. A matéria torna Crime de Responsabilidade a alteração, pelo Poder Executivo, da meta de superávit primário após o término do primeiro período da sessão legislativa (julho). O pedido do senador ocorreu durante audiência pública na CAE, que analisou os procedimentos adotados pelo governo federal em relação às contas públicas de 2014.

Perguntar não ofende: O PT ficou uma fera ferida com o petista histórico que pediu a cassação de Dilma?

Para Planalto, aliado PMDB não é mais confiável

Do blog do Camarotti

Não foi por acaso o gesto de Dilma Rousseff de tentar abrir uma interlocução direta com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha. No Palácio do Planalto a avaliação é que o PMDB já iniciou um distanciamento da presidente.

A constatação no núcleo do governo é que já existe uma tendência crescente entre os peemedebistas pelo afastamento do governo. A ficha caiu no Planalto depois do movimento explícito do partido contrário à recriação da CPMF na semana passada. O governo foi alertado pelo PMDB de que seria derrotado e foi obrigado a recuar.

Também causou incômodo entre ministros petistas os comerciais partidários do PMDB na televisão. “Isso é propaganda de partido de oposição”, desabafou um ministro.

A preocupação no governo é que o partido acabe unificando uma posição favorável ao impeachment, o que ainda não existe. Há o reconhecimento de que a manutenção de Dilma no poder – e da governabilidade de forma mais ampla – depende do PMDB. Mas petistas avaliam que o principal aliado não é mais confiável.

No Planalto, não há mais confiança nem mesmo nos interlocutores mais próximos: o vice-presidente Michel Temer e o presidente do Senado, Renan Calheiros. Ministros petistas registraram a ausência de Temer na reunião de coordenação política desta segunda-feira (31). 

“Do ponto de vista político, esse é o pior cenário.”, desabafou um assessor do governo. Para petistas, a situação só não é crítica porque até o momento os tucanos não tiveram sucesso na tentativa de aproximação com o PMDB.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia