Mais Notícias : Nem tudo está perdido
Enviado por alexandre em 31/08/2015 09:18:16

Nem tudo está perdido

gado

PIB de 212 bilhões de reais neste ano

Um estudo inédito da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) estima que pecuária crescerá neste ano 24% em termos de receita em comparação com 2014. O PIB do setor será de 212 bilhões de reais.

Por Lauro Jardim

O Brasil não muda

Documento de 1976 contém reflexões que servem a Levy

Documento de 1976 contém reflexões que servem a Levy

Em 1976, o Brasil penava com uma inflação de 46% ao ano e o ministro da Fazenda, Mário Henrique Simonsen, penava com a responsabilidade de dizer “não” a um estado gastador e a um presidente, Ernesto Geisel, que apostava no investimento estatal – exatamente como Joaquim Levy em 2015.

Num caderno de anotações intitulado “agenda para despacho com o excelentíssimo senhor presidente da República”, que leva o carimbo de “secreto”, Simonsen, então com 41 anos, anotou no dia 27 de setembro: “Em matéria de política anti-inflacionária, estamos hoje no ingrato intervalo entre a aplicação dos remédios e a cura da moléstia. O que se recomenda, no momento, é a firme aplicação da terapêutica monetária e fiscal. E uma paciência algo estóica, à espera dos resultados que, pela teoria e pela experiência, necessariamente virão.”.

Guardadas as devidas diferenças de momento histórico – a inflação crônica e um grande desequilíbrio na balança de pagamentos àquela altura são duas delas – a frase contém elementos atuais.

Soa como um conselho de Simonsen a Levy: é preciso ter “paciência algo estóica” para esta travessia. A advertência serve para Dilma também.

Por Lauro Jardim

Só resta o corte de despesas

Agora que a CPMF foi para o espaço antes mesmo de ir ao Congresso e com o risco de déficit no Orçamento de 2016, Michel Temer e outros experts em Congresso têm aconselhado Joaquim Levy e outros integrantes do governo , que, frente ao estrago já feito, uma “construção política” com algum corte de despesa e outras receitas, é o caminho mais prudente.

 

A propósito, Levy nunca acreditou que a CPMF do jeito que foi apresentada pudesse emplacar no Congresso. Disse isso a Dilma Rousseff na semana passada, antes de a ideia da recriação da contribuição vazasse.  Preferia o caminho da racionalização dos gastos.

Em resumo, se a questão do Orçamento não for resolvida com rapidez aumenta a chance de o dólar disparar, assim como a expectativa de inflação, além da maior deterioração da dívida pública.
Por Lauro Jardim

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia