Mais Notícias : Como Veja encara denúncia furada contra Lula
Enviado por alexandre em 31/07/2015 10:10:39

Como Veja encara denúncia furada contra Lula

Renato Riella

Neste momento, a redação da revista Veja está editando as matérias do fim de semana, sem saber o que fazer para manter a dureza da capa passada.

Na semana anterior, Veja abriu uma capa feroz contra o ex-presidente Lula. Afirmou que o ex-presidente da OAS, Leo Pinheiro, havia optado pelo benefício da delação premiada e iria “entregar” negociações fraudulentas feitas com Lula.

Passaram-se dias e isso não se confirmou. Está valendo, na prática, a Nota Oficial divulgada pelo juiz federal Sérgio Moro, no mês passado, quando este afirmou não haver, na Operação Lava Jato, investigação contra o ex-presidente petista.

Na campanha eleitoral do ano passado, Veja já havia feito outra capa irresponsável, quando disse que a Lava Jato finalmente havia comprometido Lula e a presidente Dilma Rousseff, informação que até hoje não se confirmou.

O que dirá a Veja deste fim de semana? Será que abordará na capa um tema diferente, tentando sair de fininho da gafe cometida? Pode falar, por exemplo, do dentista americano que virou vilão mundial, por haver matado na África, num safári, o leão mais famoso do mundo.

Mesmo se optar por uma capa sem foco político, nas páginas internas o pessoal da Veja terá de explicar porque a delação premiada do poderoso Leo (não o leão da África) não aconteceu.

Enquanto isso, tendo ganho um gás extra, Lula resolveu processar a Veja na Justiça Comum. Pedirá indenização imobiliária e também exigirá que a revista desminta a informação por enquanto furada.

Imaginem se um juiz obrigar a Veja a oferecer uma capa para Lula se defender!

Lembrem-se que, na década de 90, o Correio Braziliense denunciou em manchete de primeira página o tucano Eduardo Jorge, sem fundamento.

No dia seguinte, o editor Noblat teve de se desculpar publicamente, em nova manchete, corrigindo seu erro. Foi um mico!

Informação não é especulação. Qualquer articulista pode escrever uma análise dizendo que Lula e Dilma tendem a se complicar nas investigações do Petrolão. Mas só haverá notícia quando isso se confirmar.

Por enquanto, cuidado!…

Veja joga fora, desde o ano passado, todo o mérito da excelente cobertura que dá ao Escândalo Lava-Jato, no momento em que tenta criar comprometimento, ainda não concretizado, contra o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff. A capa do último fim de semana não se confirmou. Não ocorreu a delação …

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia