Política : PPA OURO PRETO
Enviado por alexandre em 01/07/2015 16:29:52


Sociedade de Ouro Preto do Oeste e região participa ativamente da elaboração do PPA 2016/2019
Conselhos, movimentos sociais e entidades da sociedade civil, empresariais e sindicais além de órgãos públicos (federal, estadual e municipal) de Ouro Preto do Oeste e mais Vale do Paraíso, Nova União e Mirante da Serra e os Distritos de Rondominas e Santa Rosa, participaram ativamente da elaboração do Plano Plurianual (PPA) do Estado de Rondônia, para o quadriênio 2016/2019. O evento ocorreu nas dependências da Escola Estadual Joaquim de Lima Avelino situada na Rua JK nº. 125, bairro Jardim Tropical e foi organizado pela Secretaria Regional de Governo de Ouro Preto do Oeste tendo a frente a secretaria Maria Araújo de Oliveira a coordenação ficou a cargo do técnico da Secretaria Estadual de Planejamento – Seplan Natan Oliveira e cerca de 250 pessoas se inscreveram para o evento um número considerado dentro das expectativas.
O PPA do Governo do Estado de Rondônia para o quadriênio 2016/2019 trabalha em 03 (três) eixos: Bem Estar Social, Competitividade Sustentável e Desenvolvimento dos Municípios que irão definir a execução dos investimentos públicos em 13 (treze) áreas específicas para a região de Ouro Preto do Oeste.

O agricultor Ozeas Martins que possui uma propriedade rural na Linha 203, zona rural de Ouro Preto do Oeste, participou do grupo do setor produtivo e avaliou como positiva a iniciativa do governo do Estado. “Sabemos que a agricultura é a mola percussora da nossa economia o que implica em dizer que o setor precisa de cada vez mais de investimentos. Por isso é importante que nós como produtor possamos opinar no direcionamento dos recursos a serem aplicados no setor”, opinou o agricultor.

Uma das novidades do PPA deste ano em relação ao ano 2011 foi inclusão da Cultura e Esporte como temáticas de diretrizes, fato este que trouxe para a plenária uma ampla discussão. A reivindicação maior como resultado final da oficina foi um maior investimento nestes dois setores e também a qualificação dos profissionais que atuam nas respectivas áreas principalmente no esporte.
Saúde, Educação e Segurança Pública não poderiam ser diferentes foram o mote do PPA no qual os participantes das oficinas foram unânimes em apontar a falta de investimentos tanto financeiros como material humano como sendo o grande gargalo para a problemática dos respectivos setores.

A secretaria regional de Governo Maria Araujo explicou na abertura do evento que contou com a participação da prefeita Joselita Araujo (Ouro Preto), prefeito Luiz do Hotel (Vale do Paraíso), vereadores dos municípios da região central do Estado, secretários municipais, lideranças políticas e comunitárias que o PPA é um instrumento estratégico que estabelecem diretrizes e define a orientação estratégica do Governo, as metas e prioridades para atender as demandas da população para um período de quatro anos que inicia no segundo ano de uma gestão e termina no primeiro ano da gestão seguinte.


“Com a participação de todos, conseguiremos atingir nosso objetivo maior que é a promoção do bem-estar e a prosperidade da população de nosso Estado”, afirmou a secretaria que acrescentou que “a participação social no planejamento do Governo é um exercício de cidadania e a concretização de um direito que todos têm em pleitear e garantir que seus representantes eleitos sigam os caminhos que são de maior interesse da sociedade”.
A prefeita do município de Ouro Preto do Oeste Joselita Araujo (PMDB) que determinou que todo seu secretariado participasse da elaboração do PPA apresentando as demandas, disse que o governo do Estado está agindo para preencher os vazios de políticas sociais e de infraestrutura para dar maior eficiência à gestão pública e, sobretudo, abrir novas janelas de oportunidades.














ACESSE www.gazetacentral.com.br e veja mais fotos
Texto: Alexandre Araujo

Fotos: Alexandre Araujo

Decom – Governo de Rondônia

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia