Urgente : Falta de vacinas BCG atinge postos de saúde dos municípios rondonienses
Enviado por alexandre em 05/05/2015 20:36:28


Falta de vacinas BCG atinge postos de saúde dos municípios rondonienses

A vacina Bacillus Calmette-Guérin (BCG), responsável pela imunização de recém-nascidos contra a tuberculose, está em falta nos municípios da região central do Estado segundo ficou apurado pela nossa reportagem. Nos municípios de Ouro Preto do Oeste, Nova União, Mirante da Serra, Teixeiropólis e Vale do Paraíso a resposta nos postos de saúde é a sempre a mesma a vacina BCG está em falta e não há previsão do restabelecimento dos estoques, os pais estão sendo orientados a voltarem outro dia contudo não informa qual a data especifica.

Em contato com o gerente da I Gerência Regional de Saúde com sede no município de Ji-Paraná Ivo da Silva o mesmo informou que a falta de vacinas BCG ocorre em diversos Estados brasileiros. Ivo não soube precisar quando será normalizado o atendimento e disse desconhecer a informação que vem sendo repassadas nos postos de Saúde de que até a próxima quinta - feira (7) as vacinas vão está a disposição da população. “Não posso assegurar uma data exata, mas se estão falando isso ai, espero que seja verdade”, limitou a dizer o gerente.

A vacina BCG, (vacina contra difteria e tétano (dT), tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções causadas pela bactéria Haemophilus influenzae tipo b) só é encontra na rede pública de saúde. No município de Ouro Preto do Oeste o desabastecimento da vacina BCG ocorreu em grande parte por incompetência da Secretaria Municipal de Saúde que não fez um planejamento correto a cerca da quantidade que é aplicada mensalmente nos postos de Saúde do município.

Saiba Mais

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões. Anualmente, são notificados cerca de 6 milhões de novos casos em todo o mundo, levando mais de 1 milhão de pessoas à morte. No Brasil, a tuberculose é considerada um sério problema da saúde pública. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil novos casos e 4,6 mil mortes. O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo.

Fonte: ouropretoonline.com

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia