Política : DESABANDO
Enviado por alexandre em 30/04/2015 00:01:13


Escola de Ouro Preto ameaça cair sobre às cabeças dos alunos e funcionários
A Escola Municipal Edna Carioca localizada na Rua Castelo Branco, bairro Incra em Ouro Preto do Oeste ameaça cair a qualquer momento sobre as cabeças dos alunos e funcionários da referida unidade escolar que conta com aproximadamente 900 alunos matriculados. Toda estrutura física que é de madeira se encontra em precárias condições, o telhado que ainda é de telhado de amianto está nas mesmas condições a parte elétrica não suporta as cargas de Ar condicionados com isso os alunos são obrigados a assistirem aulas a base de ventiladores velhos o que torna os locais em uma verdadeira “sauna”.

Cansados de esperar uma resposta por parte da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação – Semece uma comissão de pais de alunos resolveram procurar o Ministério Público do Estado – MP/RO através da Promotoria de Justiça da Comarca de Ouro Preto do Oeste. Os pais alegam que desde o ano de 2013 que desde o ano de 2013 que o então prefeito Alex Testoni (afastado do cargo judicialmente) é sabedor das condições precárias da Escola Edna Carioca, mas mesmo assim nada foi feito para serem sanados os problemas enfrentados não só pelos alunos, mas de todo o corpo de funcionários da unidade escolar.

Em 2014, nenhum projeto foi apresentado aos pais informando se a Semece estaria alinhando recursos e outras providências para executar projeto de reforma ou construção de novas instalações do estabelecimento de ensino .

Os pais alegam que seus filhos estão enfrentando crise de alérgica tanto no sistema respiratório como com irritação na pele, devido ao pó de madeira que é totalmente tomada de cupim por ser uma construção antiga (cerca de 30 anos) e sem manutenção. Enfatizam que a escola não possui acessibilidade o que dificulta a locomoção dos portadores de necessidade especial principalmente cardeirante. O risco de incêndio é uma preocupação constante devido as condições da rede elétrica estarem fora das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
A grande queixa dos pais é a falta de informação por parte da Secretaria Municipal de Educação que prefere o silêncio paroquial a dialogar e pelo menos mostrar uma iniciativa quanto a busca de uma solução para o fato exposto. Vale lembrar que a prefeita em exercício Joselita Araujo (PMDB) continuou com a mesma equipe na Semece herdada do prefeito afastado judicialmente Alex Testoni não foi trocada nenhuma peça do tabuleiro educacional.

A SOLUÇÃO

A solução em curto prazo seria a retomada para o município de Ouro Preto de duas escolas estaduais Horacio Careli e Joaquim Nabuco. As duas unidades escolares estão instaladas em edificações que pertencem ao município de Ouro Preto e o que está faltando para se resolver o problema da Escola municipal Edna Carioca é vontade política.

Fonte: ouropretoonline.com

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia