Mais Notícias : Segurança reforçada
Enviado por alexandre em 31/03/2015 08:44:19

Segurança reforçada

Janot: reforço na segurança

Janot: reforço na segurança

Rodrigo Janot convidou a área de segurança do Exército para participar do desenho do novo sistema de segurança da PGR. A primeira conversa do Exército com servidores da PGR foi na segunda-feira.

Pesaram para Janot algumas questões. Primeiro, o arrombamento de sua casa, em janeiro, um episódio até hoje estranho para ele. Segundo, a recomendação da Polícia Federal para que ele aumente sua segurança pessoal. Finalmente, Janot ficou surpreso com a disparidade entre as regras de segurança que viu no FBI, nos Estados Unidos.

O novo sistema tornará ainda mais rigoroso o acesso de pessoas à sede da PGR, a seus gabinetes e a salas em que são guardados documentos sigilosos.

Talvez não fosse para tanto. Hoje, é mais difícil e burocrático entrar na PGR do que em qualquer outro prédio em Brasília, incluído aí o Palácio do Planalto e o STF.

Por Lauro Jardim

Mutirões interrompidos

Lewandowski: mutirões carcerários interrompidos

Lewandowski: mutirões carcerários interrompidos

O Conselho Nacional de Justiça da gestão de Ricardo Lewandowski vive mais uma polêmica, desta vez em torno dos mutirões carcerários, uma das vitrines do órgão, por ter soltado em todo o país cerca de 50 000 presos que já haviam cumprido suas penas. O conselheiro Guilherme Calmon Nogueira da Gama acusa a gestão de Ricardo Lewandowski de acabar com os mutirões e interromper uma série de programas do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (DMF). Critica o conselheiro:

- O DMF parou desde que o ministro assumiu. Quatro juízes atuavam lá, hoje é apenas um, indicado por Lewandowski. Tentei me reunir diversas vezes com o juiz, mas não consegui. Lamento que uma área tão importante do CNJ tenha parado.

De fato, nenhum mutirão carcerário voltou a ser feito desde que Lewandowski assumiu. Mas o juiz nomeado por ele para chefiar o departamento, Luís Geraldo Sant’Ana Lanfredi, rebate a acusação do conselheiro Guilherme Nogueira da Gama. Diz que o foco do DMF mudou, agora com o objetivo de combater a “cultura do encarceramento” e prevê a criação de uma força-tarefa com visitas temáticas aos estados, inspiradas nos antigos mutirões. Os primeiros devem ocorrer no Maranhão e em Pernambuco, a partir de abril.

Outra mudança a ser implementada, diz Lanfredi, será no processo judicial eletrônico, criando a possibilidade de que alertas sejam emitidos quando os presos completarem suas penas, evitando que haja detentos fora do prazo nos presídios.

Por Lauro Jardim

Longe da CPI

Baiano: Cunha quer vê-lo longe da CPI

Baiano: Cunha quer vê-lo longe da CPI

Deputados do PP que se sentem injustiçados por terem sido envolvidos na Lava-Jato por Alberto Youssef têm reclamado – e muito – do presidente da CPI da Petrobras, Hugo Motta, acusando-o de seguir ordens de Eduardo Cunha para que o doleiro não seja convocado tão cedo para depor na comissão.

Muito menos Fernando Baiano, que pode enrolar – e muito – a vida de Cunha.

Por Lauro Jardim

terça-feira, 31 de março de 2015

8:25 \ Diversos

Os bilionários brasileiros e seus cães

JPL

Lemann: viagem com o cão aos EUA

Eike Batista exagerava: levava o seu pastor Eric, a quem dava ordens em alemão, até para o escritório, em reuniões de trabalho.

Jorge Paulo Lemann, que o sucedeu como o homem mais rico do Brasil, está a léguas distância de Eike em tudo o que diz respeito à cultura empresarial, mas também dá atenção ao seu cão.

No início do mês, Lemann promoveu um seminário sobre educação em Yale, nos EUA, voltado para especialistas brasileiros, e levou da Suíça para a cidade de New Haven, onde fica a universidade, seu pastor belga bernese, que só responde ao dono em francês.

Mas o cão não acompanhou Lemann na universidade. Ficou no hotel.

Por Lauro Jardim
8:03 \ Partidos

Lula quer Wadih Damous na Câmara

Damous, um nome para defender o governo

Damous, defesa incondicional

Lula determinou ao PT que seja aberta uma vaga na Câmara dos Deputados para que Wadih Damous, ex-presidente da OAB do Rio de Janeiro, assuma uma vaga de suplente. Damous é o primeiro suplente do PT do Rio de Janeiro.

Lula vê em Damous a disposição de defender o governo sem medo, algo que, na avaliação dele, tem faltado à bancada petista – de fato, Damous foi dos primeiros petistas roxos a falar com mensalão com “A470″, que depois virou o nome de guerra dos governistas para definir os mensaleiros e suas mensalices, e é daqueles petistas capazes de acharem que o escândalo na Petrobras é resultado de desvios feitos por alguns funcionários.

A ideia é convencer Luiz Fernando Pezão a alocar Benedita da Silva em alguma secretaria do governo do estado.

Por Lauro Jardim
7:32 \ Brasil

Um esqueleto de 12 milhões de reais no Centro do Rio. Quem paga a conta?

garcez

Garcez paralisou obra em 2014

A Corregedoria do Tribunal de Regional Eleitoral do Rio de Janeiro não encontrou irregularidades na construção do prédio da sua nova sede. O que ninguém ainda responde é quem pagará a conta dos recursos gastos na construção, paralisada desde maio de 2014 pelo ex-presidente Bernardo Garcez.

No ano passado, Garcez determinou a suspensão da obra acusando os antecessores de irregularidades. Os ex-presidentes Luiz Zveiter e Letícia Sardas, segundo Garcez justificou, fizeram uma concorrência de preço excessivo e sem licença do Iphan. O projeto básico do prédio chegou a prever um heliponto para uso dos magistrados (Leia mais aqui).

O terreno da área foi devolvido à prefeitura do Rio por Garcez. O problema é que a construtora Lopes Marinho Engenharia e Construção Ltda já havia recebido 12 milhões de reais pela obra realizada até o momento. E agora, ao que tudo indica, os cofres públicos não mais verão a cor deste dinheiro.

Por Lauro Jardim
6:29 \ Cultura

FHC, não

FHC

Filme sobre o Plano Real sem autorização da Ancine

O filme que conta a história do Plano Real, baseado no livro 3 000 Dias no Bunker, escrito por Guilherme Fiúza, está com uma dificuldade atípica para conseguir autorização da Ancine para captar recursos via lei de incentivo. A agência chegou a dar o o.k., mas depois indeferiu a captação.

Por Lauro Jardim
6:02 \ Governo

Conciliador, Edinho diz que não está assumindo a Secom “para puxar a faca”

edinho silva

Explicar o ajuste fiscal é prioridade

O novo comandante da Secom, Edinho Silva, assume hoje o ministério sob fogo cerrado. Terá que ser muito habilidoso para não se queimar.

De um lado, os blogueiros governistas e a imprensa chapa-branca estão ávidos por verbas, verbas e ainda mais verbas de propaganda.

Do outro lado, os grandes veículos estão atentos a este tipo de manipulação com o dinheiro público, sonho de boa parte do PT – ou seja, mandar às favas a chamada mídia técnica e partir para distribuir verbas de propaganda aos amigos.

Edinho é um dirigente do PT. Foi prefeito, presidente do PT de São Paulo e tesoureiro da campanha de Dilma Rousseff no ano passado. Mas tem dito a interlocutores que recebeu de Dilma a missão de dialogar com os grandes veículos de mídia. Não quer confronto, segundo ele tem reiterado nos bastidores. Tem se assumido como um conciliador.

Ou como disse ontem,  reservadamente, às vésperas de assumir o cargo de ministro:

- Não estou entrando no governo para puxar a faca. Minha prioridade é dialogar.

Edinho, nestas conversas, tem repetido que “comunicação não é só publicidade”. Diz que sua missão é maior do que isso.

E acha que o que é urgente para ele neste momento é explicar o ajuste fiscal à população, algo que ele considera não ter sido feito por seu antecessor.

Por Lauro Jardim
6:01 \ Governo

Por enquanto, sem mudança

Messias fica na Secom

Messias fica na Secom

Roberto Messias vai continuar, por enquanto, na secretaria-executiva da Secretaria de Comunicação Social. Edinho Silva ainda não tem um nome para seu lugar.

Funcionário de carreira do Banco do Brasil e cedido à Secom desde 2007, Messias é o responsável pelo manejo das verbas de publicidade.
Por Lauro Jardim
6:00 \ Governo

Com DNA

Edinho: um nome da CNB no Planalto

Edinho: um nome da CNB no Planalto

A propósito, a Construindo um Novo Brasil (CNB), corrente majoritária do PT, está aliviada com a indicação de Edinho Silva para a Secom.

Alessandro Molon, apesar de transitar bem entre diferentes alas do partido, preocupava a ala por, mais uma vez, ser um ministro no Palácio do Planalto sem o DNA do grupo mais poderosa do partido. Molon é da Mensagem ao Partido.

Por Lauro Jardim

segunda-feira, 30 de março de 2015

18:23 \ Brasil

Paes e Garotinho

eduardo paes

Paes almoçou com Clarissa Garotinho

Eduardo Paes tentou uma aproximação com a família Garotinho e almoçou com a deputada Clarissa recentemente. Ouviu que é improvável uma aliança em 2016. Trata-se de mais um movimento de aproximação com possíveis adversários de Pedro Paulo Carvalho – PRB, DEM e PSB já abriram conversas com o PMDB. Paes não gosta de ser chamado de exterminador de oposição, mas sutilmente vai montando de novo um amplo arco para o ano que vem.

Por Lauro Jardim
17:22 \ Diversos

“Cinderela” no topo

Cinderela

Clássico da Disney produzido para a telona

Em mais um fim de semana com baixas médias de público nos cinemas brasileiros, o estreante Cinderela, único filme a atrair mais de 700 pessoas por sala, foi o mais assistido.

O conto de fadas da Disney protagonizado por Lily James teve 889 275 espectadores entre quinta-feira e ontem, média de 1 056 por sala, e deixou 11,6 milhões de reais nas bilheterias, segundo levantamento da Rentrak.

Insurgente e Golpe Duplo vêm a seguir na lista dos mais vistos. O segundo filme da trilogia Divergente foi assistido por 445 620 pessoas, 47% menos que no fim de semana passado, e teve média de 614 espectadores por sala. Há duas semanas em cartaz, Insurgente acumula 1 615 745 espectadores.

Com público de 149 263 pessoas entre quinta-feira e ontem, o filme protagonizado por Will Smith e Rodrigo Santoro chegou a um milhão de espectadores em três semanas. Apesar da marca, a média de público de Golpe Duplo não passou de 379 pessoas por sala.

Por Lauro Jardim
17:21 \ Diversos

6,5 milhões de espectadores

cinquenta

Mais um recorde batido

Há sete semanas em cartaz no Brasil, Cinquenta Tons de Cinza, o filme mais assistido no país neste ano, continua a bater recordes de público. Neste final de semana, apesar dos 31 975 espectadores, média de apenas 199 por sala, o filme baseado no best-seller de E.L. James chegou a exatos 6 514 214 bilhetes vendidos e 86,2 milhões de reais nas bilheterias.

Por Lauro Jardim
16:29 \ Internacional

Convidada por Nunes

Tintori: na comissão de Relações Exteriores do Senado

Tintori: na comissão de Relações Exteriores do Senado

Aloysio Nunes Ferreira convidou Lilian Tintori, a mulher do líder oposicionista venezuelano Leopoldo López, preso há mais de um ano, a falar aos senadores na Comissão de Relações Exteriores, por ele presidida.

Os dois participaram do seminário América Latina – Oportunidades e Desafios, organizado por Mario Vargas Llosa, na semana passada, em Lima.

O advogado Fernando Tibúrcio, que convocou líderes da oposição no Brasil a pedido de Vargas Llosa (leia mais aqui), planeja para abril a chegada de Lilian.

Por Lauro Jardim
16:28 \ Internacional

FHC e González

FHC e González: grupo pela libertação dos presos políticos

FHC e González: grupo pela libertação dos presos políticos

A propósito, Fernando Henrique Cardoso e Felipe González, ex-primeiro-ministro espanhol, vão montar um grupo de líderes mundiais para pedir a libertação dos presos políticos venezuelanos.

Ainda como parte do esforço para pressionar a Venezuela, Aécio Neves e Aloysio Nunes Ferreira comprometeram-se a fazer uma viagem à Venezuela, pelo Senado, para acompanhar a situação política do país.

Por Lauro Jardim
16:04 \ Brasil

Abaixo da média

Reservatório: secura quase total

Reservatório: secura quase total

Abril, a última esperança de todos para que os reservatórios que abastecem as usinas hidrelétricas fiquem mais cheios, vai ficar devendo.

De acordo com as previsões do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), choverá abaixo da média histórica em abril em todo o país, “notadamente para o subsistema Nordeste”. Abril é o último mês da estação de chuvas.

Se o mês que se inicia na quarta-feira será ruim, o início deste ano foi um terror, apesar de parecer que choveu razoavelmente. Diz o ONS:

- Nas bacias do Sudeste/Centro-Oeste e Nordeste, responsáveis por 70% e 18%, respectivamente, de toda geração, o triênio 2012-2014 é simplesmente o pior do histórico, seguido do período janeiro a março de 2015 como o 2º pior do histórico”.

Por Lauro Jardim
15:51 \ Economia

Novo comando

Abijaodi

Abijaodi: na presidência do FI-FGTS

O FI-FGTS, o maior investidor em infraestrutura do Brasil, tem novo comando. Carlos Abijaodi, representante da CNI, e Paulo Rossi, da UGT, acabam de ser eleitos presidente e vice do fundo, depois de muita tensão e críticas à gestão do atual presidente Dyogo Oliveira.

Desde outubro, o FI-FGTS não se reunia. As reuniões mensais foram sucessivamente adiadas em função da Lava-Jato: como discutir a concessão de financiamento se boa parte dos pleitos vem de empresas ligadas ao escândalo?

Por Lauro Jardim
15:32 \ Governo

Coca-Cola mais cara

Dilma: Coca-cola vai custar caro

Dilma: Coca-cola vai custar caro

A Presidência da República abriu uma licitação para comprar refrigerantes para abastecer os palácios do Planalto e da Alvorada, a Granja do Torto e a Vice-Presidência. Mas, em tempos de ajuste fiscal, falta à turma do Planalto fazer uma pesquisa de preços em Brasília.

O preço unitário sugerido para a garrafa de dois litros de Coca-Cola, por exemplo, é de 6,21 reais. Serão compradas 600 unidades.

Na sexta-feira, o supermercado Big Box, uma rede popular em Brasília, vendia a garrafa de dois litros e meio, portanto com mais refrigerante do que garrafa que será comprada pelo Planalto, por 5,45 reais.

A propósito, Dilma parece estar levando as ordens de sua dieta Ravenna às licitações. Na mesma compra dos refrigerantes, o Planalto vai comprar 30 pacotes de batata palha: sem gordura trans e com farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico.

Por Lauro Jardim
15:21 \ Judiciário

Mutir&oti

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia