Mais Notícias : Presidência: Cunha prepara sua candidatura
Enviado por alexandre em 26/03/2015 10:41:12

Presidência: Cunha prepara sua candidatura

Trecho de artigo de Carlos Chagas

[...} Mais um alçapão para o governo cair, armado pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha: haverá na próxima semana, de segunda a sábado, se necessário, um esforço concentrado para a aprovação das reformas políticas. Em condições normais de temperatura e pressão, seria natural que os deputados dedicassem seu tempo a desatar o nó que há duas décadas estrangula o Congresso. Todos exigem a reforma política mas até agora ela não se cristalizou.

O financiamento público das campanhas se prestará a outro choque entre os dois poderes. Caso proibidas todas as doações empresariais e aprovado o financiamento público, a fatura completa serias encaminhada ao tesouro nacional. Numa hora em que o governo corta gastos e sacrifica a educação, a saúde e a segurança públicas, como a presidente Dilma aceitará sem estrilar mais essa carga impopular de dispêndio de recursos, em última análise tirada de novos impostos ou da supressão de obras e investimentos?

Eduardo Cunha, apesar de suas declarações em favor da harmonia entre os poderes, aumenta o diapasão de sua independência diante do Executivo. Cria variado tipo de problemas para Madame. Imagine-se num debate sobre a mudança dos principais postulados que regem a fragilizada relação entre eles.

Muita gente pergunta quais as reais intenções do presidente da Câmara, além de funcionar como ferrinho de dentista para a presidente. Ele já conta com o apoio da maior parte dos deputados, domina o PMDB e demonstrou a intenção de isolar o PT. Com que objetivo? Pode ser o de preparar sua candidatura à sucessão de Dilma, caso as investigações sobre o escândalo da Petrobras não o afastem do palco.

Empresa sueca admite estar na Lava Jato

A companhia de construção sueca Skanska anunciou que é uma das empresas investigadas no caso do Petrobras, pela Controladoria Geral da União e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O grupo sueco diz em comunicado que tem 'tolerância zero' contra a corrupção e que vê a situação 'seriamente'. O porta-voz confirma que a empresa fez projetos para a Petrobras, mas diz não saber detalhes sobre as acusaçoes especificas. 'Sabemos apenas que fomos incluídos nas investigações no Brasil', afirmou. 

A Construtora Norberto Odebrecht (CNO) informou em seu balanço anual que fez apurações na companhia sobre fatos investigados pela operação "lava jato" e concluiu que os contratos com a Petrobras foram conquistados "regularmente". A empresa diz ainda que as investigações internas foram "suficientes". O balanço da construtora é auditado pela PricewaterhouseCoopers  (PwC). As informações são do jornal Valor Econômico.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia