Política : Fortalecimento
Enviado por alexandre em 06/01/2011 18:24:49



Plano de desenvolvimento sustentável é discutido em reunião na Sedes



Com o objetivo de discutir o plano de desenvolvimento sustentável de Rondônia para os próximos anos, o governador Confúcio Moura visitou na manhã desta quinta-feira (6) a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES).

Moura, o titular da pasta Edson Vicente, o adjunto Allann França e alguns técnicos da SEDES discutiram as metas a serem desenvolvidas em curto e médio prazo.

“Os projetos são grandiosos e necessários. Quero a dedicação e o empenho de todos para fazer a coisa acontecer” afirmou o governador.

Entre os programas estruturantes que foram discutidos na reunião destacam-se a nova matriz energética para o estado, a possibilidade de implantação do setor ceramista, a redução no consumo de óleo diesel na termoelétrica de Porto Velho, a possibilidade de instalação de uma indústria de fertilizantes, a capacitação dos servidores do estado, a criação do Instituto de Regularização Fundiária, a modernização do porto e construção de um novo terminal portuário, a internacionalização do aeroporto de Porto Velho e a implantação da Fundação de Apoio à Pesquisa de Rondônia.

Entre os programas de cunho ambiental a discussão centralizou na recuperação de áreas com pastagens em processo avançado de esgotamento, na implantação de um programa de reflorestamento e na arrecadação das áreas de Unidades de Conservação da União para o Estado.

Os programas de industrialização, serviços e turismo foram discutidos ao final da reunião. Uma das ações imediatas é dotar o Distrito Industrial de infra-estrutura e mecanismos de atração de novos empreendimentos. Outras medidas cuja adoção foram discutidas na reunião são a instalação de uma Zona de Processamento de Produtos para Exportação, o apoio aos pólos emergentes, como o de confecção em Pimenta Bueno e Cacoal, a implantação do polo calçadista em Ariquemes, a implantação no Distrito Industrial de uma Incubadora de Empresas, a instalação do Portal de Negócios de Rondônia e o estímulo ao turismo ecológico, cultural e de aventura.



Fonte decom

Fotos: Marcos Freire



Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia