Policial : ISSO PODE ARNALDO?
Enviado por alexandre em 02/03/2015 00:40:00


Enfermeiro do HM de Mirante da Serra é acusado de exercício ilegal da profissão
O enfermeiro do quadro efetivo do Hospital Municipal de Mirante da Serra Luciano de Melo Gadelha está sendo acusado de exercício ilegal da profissão. A reportagem recebeu através de e-mail documentos no qual supostamente o enfermeiro Luciano Gadelha vem assumindo a função médica pratica vedada perante a legislação vigente no país.

O enfermeiro segundo denúncia além de prescrever medicação é acusado de fazer internação no HM. Segundo ficou apurado Luciano Gadelha é enfermeiro/obstetra ára ser um profissional na área é necessário cursar o Bacharelado em Enfermagem e posteriormente Residência ou Pós-Graduação lato sensu - Especialização em Enfermagem Obstétrica, com prática profissional obrigatória (realização de muitos e muitos partos). Este profissional atua em atividades de pré-natal, realização de partos naturais sem distocia, assistência em partos com distocia e partos cirúrgicos, planejamento familiar e atividades afins.

O Conselho Federal de Medicina – CFM não aprova a ação e lembra que Enfermeiros obstétricos só podem atender pacientes com a supervisão de um médico. Além disso, os enfermeiros podem fazer o primeiro atendimento, examinar e receitar medicamentos estabelecidos em programas do governo federal, como: Saúde da Mulher e o Saúde do Homem.
Caso contrário, enfermeiro não é auxiliar de médico e não pode transmitir prescrição. O CFM repudia tal ato, que deve ser denunciado. O enfermeiro classifica e o médico atende. O médico tem que examinar.

De acordo com a Lei federal 7.498, que regulamenta o exercício do enfermeiro, é permitido a esse profissional “a prescrição de medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde”. Segundo o órgão, o enfermeiro avalia e faz a classificação de risco, encaminhando o paciente para o médico conforme a necessidade.

A reportagem tentou um contato com o prefeito do município Jadir Louzada (PMDB) para saber qual ou quais as atitudes que a administração municipal vai tomar para esta suposta pratica do exercido ilegal da profissão, mas o alcaide não foi localizado para comentar o assunto a exemplo do enfermeiro Luciano Gadelha que também não foi localizado até o fechamento desta matéria jornalística. Ficou apurado que a denuncia será enviada para o Conselho Regional de Medicina – CRM, Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO) e o Ministério Público Estadual – MPE.

VEJA CÓPIAS DOS DOCUMENTOS ASSINADOS PELO ENFERMEIRO LUCIANO GADELHA



Exibindo IMG-20150213-WA0016.jpg
Exibindo IMG-20150213-WA0019.jpg
Exibindo IMG-20150213-WA0017.jpg
Exibindo IMG-20150213-WA0018.jpg
Exibindo IMG-20150213-WA0020.jpg
Exibindo IMG-20150213-WA0021.jpg
Exibindo IMG-20150213-WA0027.jpg


Fonte: ouropretoonline.com

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia