Regionais : Prefeitura de Porto Velho vai contratar mais 400 servidores para a Saúde
Enviado por alexandre em 03/01/2011 19:58:48



O prefeito Roberto Sobrinho começa o ano com uma boa notícia na área da saúde municipal, a contratação de mais 400 profissionais. Além dos médicos clínico geral, que irão atuar nas Unidades Saúde da Família e Pronto Atendimentos, serão contratados também enfermeiros, bioquímicos, biomédicos, técnicos em laboratório, em enfermagem, auxiliar de farmácia, assistentes administrativos, técnicos em radiologia e motoristas, que vão atender as demandas originadas pela implantação do PCCS na Atenção Básica das áreas urbana e rural. Novos contratados de algumas categorias também serão lotados para reforçar o Programa Saúde da Família, também das áreas urbana e rural. “Nós trabalhamos hoje com 74 equipes de Saúde da Família, entre zona urbana e rural e a contratação destes novos profissionais, irão fortalecer as equipes para que a prefeitura possa atingir a meta no programa”, salientou o secretário adjunto da Saúde, Eduardo Maiorquim.

Os reflexos

A construção das Usinas de Santo Antônio e Jirau em Porto Velho mudou a realidade do município, impulsionando praticamente todos os setores da economia, criando novas oportunidades de emprego e de negócios. O bom momento em que vive o município atraiu um grande número de novos moradores exigindo um esforço extra e planejado da prefeitura para atender as novas demandas. Os Pronto Atendimentos localizados na capital e nos distritos, fazem mais de 1.500 consultas por dia. O Pronto Atendimento Manoel Amorim de Matos, na zona Norte, realiza cerca de 400 consultas/dia. Já no PA Hamilton Gondim, na zona Leste, são 600 consultas/dia e no PA José Adelino, na mesma região, o número de consultas é de 150/dia. Na área central da cidade, o PA Ana Adelaide faz uma média de 400 consultas diárias, atendendo também os moradores da zona Norte. “Nunca se investiu tanto na saúde pública de Porto Velho como agora”, considera o prefeito Roberto Sobrinho.

Compensações

As compensações do Consórcio Santo Antônio Energia, responsável pela construção da UHE de Santo Antônio, cerca de R$ 30 milhões foram projetados para a construção, reforma, ampliação e aparelhamento de 19 Unidades de Saúde e para o combate às endemias e vigilância sanitária. Atualmente está em construção o Centro de Especialidades Médicas, no local onde funcionava a Policlínica Alfredo Silva. Estes recursos também estão sendo investidos nos serviços de vigilância epidemiológica, com atenção especial ao combate à malária, incluindo o controle do mosquito transmissor da doença, mobilização da sociedade e compra de veículos e equipamentos.
Os recursos provenientes das compensações das obras da UHE de Jirau destinados para o setor de saúde do município são cerca de R$ 25 milhões. Estes recursos também estão destinados a reforma de algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) como as de Abunã, Vista Alegre do Abunã e Nova Califórnia, além da construção das UBSs de Fortaleza do Abunã e Extrema. Os recursos de Jirau também serão usados na compra de ambulâncias, vigilância epidemiológica e no Programa de Combate a Malária, incluindo a contratação de pessoal, além da compra de equipamentos e veículos. Também com a compensação de Jirau, a prefeitura está complementando os investimentos necessários para a construção das três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) previstas para Jacy-Paraná e as zonas Leste e Sul da capital, já em fase de contratação.

Saúde nos distritos

O atendimento à população dos distritos de Porto Velho exige esforço redobrado, para que a prefeitura possa preencher uma lacuna de décadas de abandono. Atualmente, a secretaria municipal de Saúde oferece atendimento básico em todos os distritos da capital, com consultas médicas, odontológicas e exames laboratoriais. O trabalho é feito pelos agentes do Programa Saúde da Família, durante os finais de semana em todas as unidades distritais. Nos outros dias são mantidos os serviços de enfermagem, ambulatório e preventivo, realizados pelos enfermeiros das localidades. Os Agentes Comunitários de Saúde realizam as visitas domiciliares para acompanhamento da população agendando as consultas para os demais membros da equipe (médicos, dentistas, etc). Para deslocamentos de pacientes, a prefeitura conta com duas ambulanchas que ficam nos distritos de Calama e São Carlos ou com voadeiras usadas para o transporte dos doentes nos casos de emergência. Nestes casos, a operação é monitorada pelo Samu, o Serviço de Atendimento Médico de Urgência.

PCCS
O prefeito Roberto Sobrinho assinou em julho do ano passado, o Plano de Carreira, Cargos e Salários dos Servidores da Saúde, amplamente discutido com a categoria e aprovado em assembléias do Sindicato dos Servidores Municipais da Prefeitura de Porto Velho (Sindeprof). "O PCCS melhora os ganhos dos servidores e permite que se aposentem com o salário praticamente dobrado, porque as gratificações foram incorporadas ao salário base", afirma Sobrinho. O plano corrige distorções injustas deixadas por administrações anteriores e melhora sensivelmente o valor do salário dos médicos, que estava muito abaixo dos proventos exigidos pela categoria.
A qualificação profissional também tem sido prioridade na saúde municipal, a exemplo do Termo de Cooperação Técnica com o Conselho Regional de Enfermagem (Coren), por intermédio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), a prefeitura realizou a capacitação de 500 profissionais da saúde em cursos que vão desde a atenção básica até os conhecimentos necessários ao atendimento de baixa e média complexidade. A formação dos enfermeiros faz parte de um plano de trabalho continuado da prefeitura para potencializar o atendimento na rede municipal, que tem como uma das metas atender os casos de baixa e média complexidade.

Saúde da Mulher & Homem

Com mais de quatro mil mulheres na administração, a prefeitura de Porto Velho implantou o projeto Saúde da Servidora, coordenado pela primeira dama Lucilene Peixoto com o objetivo de incentivar as mulheres a cuidar da saúde. Além da realização de vários exames, as mulheres são incentivadas a cuidar mais e melhor da saúde, através de palestras variadas com temas sobre a Qualidade de Vida. “Esse foi um projeto idealizado pelo prefeito, com o objetivo de dar mais atenção à saúde da mulher dentro de uma política pública voltada para todos os gêneros”, afirmou a primeira dama, salientando que “há também um programa específico para a saúde do homem, no qual os servidores são incentivados a fazer os exames preventivos do câncer de próstata, ainda cercado de um certo preconceito”, finalizou.
Para o atendimento aos dependentes de drogas a prefeitura mantém o Centro de Atendimento Psicosocial – Álcool e outras Drogas – Caps – AD. Cuidando e acollhendo centenas de pessoas, esta é a primeira unidade de referência para este tipo de atendimento implantada em Rondônia. Também através de um convênio com a Casa Família Rosetta, a prefeitura trata de mulheres dependentes químicas

Fonte: RONDONIAGORA

Autor: RONDONIAGORA

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia