Jesus : Por Sônia Mendes-Religião
Enviado por alexandre em 21/02/2015 21:12:52

Por Sônia Mendes-Religião

O Papa, Francisco, em recente viagem às Filipinas, se pronunciou a respeito, dizendo que “há limites para a liberdade de expressão, mas o ato de matar pessoas em nome de uma religião é uma aberração”. Esta afirmativa nos incentiva a respeitar a liberdade de se expressar, desde que não seja um abuso à fé e princípios religiosos de outrem, ou seja, desde que não seja um mal, uma provocação, mas que matar, também desobedece à Lei de Deus.

Mas o que o espiritismo nos diz a respeito?

De certa feita, Chico Xavier, foi questionado sobre esse aspecto, qual seria a melhor religião ou se toda religião era boa. Chico, em sua simplicidade, responde que todas as religiões fundadas no princípio do bem são boas. Toda religião que tem como objetivo o melhoramento humano, divulgando a bandeira da paz e do amor é uma religião boa, desde que sejam princípios verdadeiros e que sejam praticados. “A melhor religião é aquela que torna o ser humano melhor”, citando Kardec.

Estamos neste mundo para nos aperfeiçoar, corrigir nossos erros, mudar os nossos pensamentos de revolta, de lutas, para o amor ao próximo e a nós mesmos.

É claro que devemos defender nossos pontos de vista, mas com equilíbrio e bom senso, sem extremismos ou radicalismo e principalmente, sem ofensas e deboches ao próximo e também, sem desejo de vingança.

Vejamos algumas frases ditas por Kardec em duas de suas obras

“O objetivo da religião é conduzir a Deus o homem. Ora, este não chega a Deus senão quando se torna perfeito. Logo, toda religião que não torna melhor o homem, não alcança o seu objetivo. [...] Não basta se tenham as aparências da pureza; acima de tudo, é preciso ter a do coração.” – (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, Cap. VIII, item 10, 3º parágrafo).

“Deus é bom e justo; só almeja o bem. A melhor, pois, de todas as religiões, é aquela que só ensina o que está conforme à bondade de Deus e Sua Justiça, a que dele oferece a ideia maior, a mais sublime, e não o rebaixa, atribuindo-lhe mesquinhamente a paixões humanas; a que torna os homens bons e virtuosos e lhes ensina a se amarem uns aos outros, como irmãos; a que condena toda a maldade dirigida ao próximo; a que não autoriza a injustiça sob quaisquer pretextos; a que não prescreve nada contrário as leis imutáveis da natureza, pois Deus não se contradiz; aquela cujos ministros dão o melhor exemplo de bondade, caridade e moralidade; a que mais tende a combater o egoísmo e menos a alimentar o orgulho e a vaidade dos homens; aquela, enfim, em cujo meio menos mal se cometa, pois que uma boa religião não pode ser pretexto de nenhum mal, tão pouco deixar-lhe portas abertas, diretamente ou por interpretação. Veja, julgue e escolha”.(O que é o Espiritismo – Allan Kardec – pág. 78 – LAKE – 1998).

Assim, queridos amigos, irmãos, entendemos que a religião que mais convém a nós homens, em qualquer estágio evolutivo, é a que nos ensina a AMAR, na sua forma mais pura e simples.

Sônia Mendes

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia