Educação Em Foco : Apresentando a proposta pedagógica às famílias dos estudantes.
Enviado por alexandre em 15/01/2015 16:32:54

Nas redes de ensino públicas, é comum os familiares matricularem os filhos na instituição mais próxima de casa. Portanto, eles não optam necessariamente pela proposta pedagógica ou pelos espaços e serviços oferecidos, algo bastante comum no caso da rede particular. Por conta disso, pode acontecer de muitos pais terem uma ideia estereotipada do dia a dia da escola, vendo-a como um lugar que vai apenas cuidar dos pequenos ou dos adolescentes. Além dessa visão equivocada, alguns familiares acreditam que os professores devem dar tarefas ou que os estudantes podem entrar e sair no horário que quiserem.

Para esclarecer qual é o papel, a proposta pedagógica e o funcionamento diário da instituição, é interessante reunir os responsáveis após o fim do período de matrícula. A divulgação do encontro fica mais fácil se, no ato da matrícula, for entregue a todos um impresso com os dias e horários disponíveis para a reunião e qual será a pauta abordada. Dessa maneira, os responsáveis podem se organizar para participar de alguma delas.
Quando bem planejada, essa ação contribui muito no acolhimento e na construção de um relacionamento com as famílias, além de, é claro, ajudar na adaptação dos estudantes no início do próximo ano.

A pauta do encontro

Destaco que o ideal é que a reunião de pais não ultrapasse uma hora de duração – mais que isso fica cansativo e difícil, já que a maioria das famílias tem seus compromissos ou mães que com ausência de creches tendem a levarem crianças nestas reuniões. Portanto, é preciso planejar e priorizar quais são os aspectos mais importantes a serem tratados naquele momento.
Ressalvo minha opinião e tendo experiência, fazer uma reunião antes do fim do ano vale muito a pena, porque o início do ano seguinte fica mais organizado e as famílias ficam mais confiantes. Além disso, tudo se reflete na sala de aula e na aprendizagem dos estudantes, que é o mais importante de tudo, não é mesmo?

Luiz Carlos Polini

Colaborador do ouropretoonline.com
Graduado em Geografia e História
Especialista em Educação e Gestão Ambiental

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia