Mais Notícias : Operação Quark prende 43 pessoas
Enviado por alexandre em 13/05/2010 20:07:25



Operação Quark prende 43 pessoas na PB, RN e RO
Da Redação com Ascom
Quarenta e três pessoas foram presas e 4,5 quilos de crack foram apreendidos, até agora, na Operação Quark, desencadeada pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado do Ministério Público da Paraíba (Gaeco) e pela Polícia Civil da Paraíba na madrugada desta quinta-feira (13).

De acordo com a Polícia Civil, 40 mandados de prisão foram cumpridos na Paraíba, dois em Rondônia e um no Rio Grande do Norte.

Várias equipes compostas por delegados, policiais militares, federais e rodoviários federais continuam em diligência nos Estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Rondônia.

Na Paraíba, o objetivo é cumprir mais 20 mandados de prisão e três mandados de busca e apreensão para desbaratar a quadrilha de narcotraficantes que tinha atuação nos quatro estados brasileiros.

O grupo é formado por transportadores, depositários de drogas, fornecedores interestaduais e presidiários que negociavam entorpecentes de dentro de unidades prisionais da Paraíba, através de telefones celulares.

A prisão dos envolvidos foi decretada pelo juízo da 2ª Vara da Comarca de Sapé (no Brejo Paraibano). Os pedidos de prisão e de busca e apreensão foram feitos pelo delegado da Polícia Civil Állan Murilo Terruél, que preside o inquérito policial que deu origem à ação.

Os alvos investigados deverão ser presos temporariamente por 30 dias e serão indiciados pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico ilícito de entorpecentes.

De acordo com o secretário de Segurança e Defesa Social da Paraíba, Gustavo Gominho, das 40 pessoas presas no Estado, 15 já cumprem pena em presídios.

Flagrantes
O secretário também informou que dos 40 mandados de prisão cumpridos no Estado, cinco foram feitos em flagrante em Santa Rita e Sapé, onde também foram apreendidos mais de quatro quilos de crack, dois revólveres calibre 38 e uma espingarda caseira.

As diligências continuam em sete municípios: João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Sapé, Guarabira, Rio Tinto e Baía da Traição. “Consideramos excelente o resultado da operação, pois mais de 50% dos mandados já foram cumpridos. Mas, não vou me conformar enquanto não prender todo mundo”, disse Gominho.

Investigações
As investigações sobre a suposta existência de uma rede de tráfico de substâncias ilícitas na cidade de Sapé foram iniciadas no ano passado. De acordo com a coordenação do Gaeco, o curso das investigações não só confirmou o fato, como revelou uma cadeia maior do que se supunha, havendo, além de uma estrutura organizada, uma macroestrutura a serviço do tráfico de Sapé e cidades circunvizinhas.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia