Trânsito Legal : Cadeirinha é garantia de segurança para as crianças
Enviado por alexandre em 20/12/2014 17:32:21

Cadeirinha é garantia de segurança para as crianças

Mariana Czerwonka Portal do Trânsito

   

Cadeirinha no carroVocê sabia que o uso da cadeirinha reduz em até 71% o risco de morte infantil em caso de acidente de trânsito? Por isso, o acessório é indispensável para transportar a criança com segurança, desde a saída da maternidade.


De acordo com a legislação brasileira, é obrigatório o uso do equipamento de retenção para crianças de até sete anos e meio. 


Bebês com até 1 ano de idade devem ser transportados nos chamados bebê-conforto, sempre no banco de trás na posição de costas para dianteira do carro. A cadeira deve estar firmemente presa ao banco pelo cinto de segurança. Para ter certeza de que o bebê está seguro, a cadeirinha não pode se mover mais do que 2 cm. E para não machucar o bebê, entre as tiras da cadeirinha e o corpo da criança, é preciso ficar um espaço de folga de um dedo.


Já as crianças com idade entre 1 e 4 anos também devem ser transportadas em cadeirinhas. A melhor posição é no centro do banco. 


As crianças com mais de 4 anos precisam usar os assentos de elevação, também chamados de booster. Esse equipamento ajuda a adequar o cinto ao tamanho da criança nesta fase em que são grandes demais para sentar na cadeirinha e pequenas para usar o cinto normal.


Os pequenos com mais de 10 anos devem ser transportados usando o cinto de segurança de três pontos. Mas, para estar segura, a criança precisa ter o tamanho adequado, ou seja, precisa sentar e dobrar seus joelhos na borda do assento, sem afastar as costas do encosto do banco.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia