Justiça : SEGURANÇA
Enviado por alexandre em 09/11/2014 11:26:31


PM/RO realiza formatura de entrega do espadim Tiradentes aos alunos do CFO - 2014

O Sabre/Espadim de Tiradentes é o símbolo que representa o ingresso na vida acadêmica Policial Militar por parte do Cadete ou aluno Oficial,

ImprimirImprimir página

Coronel PM Prettz entrega Espadim ao primeiro colocado no concurso para CFO-2014. Aluno Madson

Os alunos do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar de Rondônia, futuros bacharéis em Segurança Pública, receberam hoje, 8, às 8  horas, no pátio de formaturas do Quartel do Comando Geral da PM, em Porto Velho, o Espadim, símbolo que representa o ingresso na vida acadêmica Policial Militar. São 53 alunos – sendo cinco mulheres – que após três anos de Curso serão declarados aspirantes a Oficial PM, bacharéis em Segurança Pública. O curso é realizado em convênio com a Unir – Universidade Federal de Rondônia.  Na formatura os alunos prestaram o Juramento  e compromisso do Espadim Tiradentes.

Esteve representando o governador Confucio Moura,  o Secretário de Segurança Defesa e Cidadania, delegado Antonio Carlos dos Reis. Para ele os exemplos como hierarquia e disciplina devem ser seguidos, juntamente com a confiança mútua de quem comanda e quem é comandado.  “Nunca esqueçam de honrar esta farda que representa a confiança e segurança de nossa sociedade”.

Para o comandante geral da Polícia Militar coronel PM Fernando Luis Brum Prettz, esse curso é fruto do planejamento estratégico da Corporação, com vistas ao aprimoramento técnico e profissional dos quadros da Polícia Militar, em cooperação com a Universidade Federal de Rondônia, liderada pela magnífica reitora,  doutora Maria Berenice Alho da Costa Tourinho.

Ele conclamou aos familiares, “seus filhos, netos, sobrinhos, maridos e esposas, os  Cadetes perfilados aqui hoje, pois eles necessitam de incondicional apoio”. A tarefa que doravante desempenharão “é a da mais alta nobilidade e requer doses hercúleas de sacrifício pessoal e profissional”.

Os alunos escolheram o governador Confucio Moura como nome da turma. “É uma homenagem singela, mas de grande importância, pois representa a cordialidade, a amabilidade, a serenidade e a vontade de sobrepujar desafios, qualidades que os alunos se espelham para erguer templos à virtude e masmorras aos vícios”.

Primeiro lugar

O aluno a oficial PM Madson Ferreira da Silva, recebeu o Espadim das mãos do Secretário de Segurança, Antonio Reis e do comandante geral coronel PM Prettz. Ele foi o primeiro colocado do Concurso Público para ingresso no Curso que está sendo realizado  Diretoria de Ensino, academia da Polícia Militar.

Discurso do coronel PM Prettz

Bom dia senhoras e senhores e autoridades aqui presentes neste ato solene e emblemático na vida destes homens e mulheres Policiais Militares.

A Polícia Militar tem a grata satisfação de, sob os auspícios do excelentíssimo senhor governador do Estado de Rondônia, doutor Confúcio Aires Moura, apresentar à sociedade rondoniense os novos cadetes, alunos do curso de bacharelado em Segurança Pública.

Esse curso é fruto do planejamento estratégico da Corporação, com vistas ao aprimoramento técnico e profissional dos quadros da Polícia Militar, em cooperação com a Universidade Federal de Rondônia, a maior e mais destacada Instituição de Ensino Superior de nosso Estado, liderada pela magnífica reitora,  doutora Maria Berenice Alho da Costa Tourinho.

Nós, militares, possuímos características distintivas, as quais representam faróis de comportamento, etíco, civismo, altruísmo e abnegação à nobre causa da defesa social e, a fim de materializar tais características, existe “o Espadim”, que é a “arma símbolo” dos cadetes do Curso de Formação de Oficiais.

É originário da época do Czar Alexander III,  que, no comando do Exército Russo, solicitou que seu armeiro forjasse pequenas espadas de aço em comemoração à vitória em campanha militar na cidade de Varna, atual Bulgária, pois iria distribuí-las aos príncipes do Império Russo, para que estes as portassem até estarem aptos a exercerem a função de comando.

Essa arma foi reconhecida socialmente ao ser usada durante a cerimônia de casamento do príncipe Nicolau II, filho de Alexandre III, com a princesa Alis, neta da rainha vitória da Inglaterra.

A palavra cadete vem do gascão “capdet”, que significa chefe, e seu uso remonta à idade média, onde era usado para identificar filhos de nobres, futuros comandantes de exércitos.

Nos estados modernos, sem regalias de sangue ou de fortuna, o cadete continua a ser, por sua vocação e opção livre, um soldado-aprendiz.

Hoje, os cadetes das academias militares não mais ostentam títulos de nobreza, entretanto, o sabre representa o orgulho de ser cadete  e, como já previa o Czar Russo, os portadores desta arma imperiosa comandarão tropas contra inimigos poderosos, a fúria da natureza ou a inconsequência do próprio homem.

No Brasil, a primeira cerimônia de recebimento de espadins ocorreu em 1932, na antiga Escola Militar de Realengo e, a partir de 1944, na academia militar da agulhas negras (aman), em Resende no Rio de Janeiro.

Saibam todos, que o objetivo deste Espadim é representar simbolicamente o cadete, que é um aprendiz dos oficiais, e que está sendo preparado para o comando.

O Espadim é o símbolo do cadete e indica sua primeira conquista na caminhada para o oficialato. Ao recebê-lo, o cadete encontra-se plenamente adaptado à vida acadêmica.

Concitamos a todos os cadetes, detentores desse Espadim, dessa grande e simbólica distinção a empunhá-lo:

- com denodo e galhardia;

- para desbravar o conhecimento;

- para que seu brilho seja o farol, cuja luz os conduzirá ao bem servir;

- para ser o referencial de retidão de propósitos e o futuro da corporação.

Nas palavras de Clóvis Bevilacqua:  "todo moço é ávido de glória, pois tem no coração um gérmen imperecível da animosa esperança."

Vemos esses moços aqui hoje sob o manto da esperança, esperança de que o futuro do nosso Estado, do nosso povo e de nossa Instituição será resplendoroso. Jamais duvidem das suas capacidades. Perseverem na tempestade,

Sejam justos na bonança.

Vão, aprendam, ensinem, sejam instrumentos de eficiêcia e de transformação. Busquem o conhecimento incessantemente.

O comando da corporação, oficiais e praças, depositam em vossas senhorias total confiança de que o futuro não será incerto, pois, na condução dos assuntos da segurança pública, haverão homens e mulheres dotados de capacidade e liderança.

É com muita alegria que informamos a todos os presentes, que os novos cadetes da Polícia Militar escolheram o senhor “Doutor  Confúcio Aires Moura”,  nosso nobilíssimo governador do Estado, para dar nome a essa turma.

É uma homenagem singela, mas de grande importância, pois a sua pessoa representa a cordialidade, a amabilidade, a serenidade e a vontade de sobrepujar desafios, qualidades que os alunos se espelham para erguer templos à virtude e masmorras aos vícios.

Queremos finalizar dizendo aos familiares, seus filhos, netos, sobrinhos, maridos e eposas, que estes Cadetes perfilados aqui hoje necessitam de incondicional apoio, pois a tarefa que doravante desempenharão é a da mais alta nobilidade e requer doses hercúleas de sacrifício pessoal e profissional.

Queremos ainda agradecer ao senhor governador do Estado, doutor Confúcio Aires Moura, a confiança e a compreensão, de que a nossa missão é interdependente e sistêmica.

A todos um bom dia e nossos sinceros votos de um fim de semana abençoado por deus nosso senhor.

Juramento do aluno a Oficial

Juro solenemente, perante a Bandeira do Brasil, respeitar e acatar o código de honra do Aluno a Oficial, para me tornar digno do oficialato, da Polícia Militar do Estado de Rondônia.

Compromisso de recebimento do Espadim Tiradentes

Recebo o Espadim Tiradentes, símbolo da honra Policial Militar, e prometo portá-lo com dignidade, cumprindo os deveres de aluno a Oficial da Polícia Militar do Estado de Rondônia.

Espadim

O Sabre/Espadim de Tiradentes é o símbolo que representa o ingresso na vida acadêmica Policial Militar por parte do Cadete ou aluno Oficial, que em sua etimologia, se origina do francês e significa "irmão mais novo". O Espadim visa firmar o compromisso dos cadetes ou alunos oficiais com a Escola Superior, jurando obediência, zelo, respeito e disciplina no seu aprimoramento físico moral e intelectual.

O Espadim é oriundo dos Czares Russos. Alexandre III, no Comando do Exército Russo e em comemoração à vitória sobre Varna, no século XIX, determinou a seu armeiro que fabricasse pequenas espadas para distribuí-las aos príncipes do Império Russo, afim de que estes as usassem até estarem aptos a exercer a função de Comando, quando as trocariam pelas espadas extraordinárias com monogramas, inscrições ou brasões incrustados ou gravados na sua guarda aberta, sendo estas o verdadeiro símbolo do Comando.

Uso e costumes

Este tornou-se conhecido ao ser utilizado na cerimônia de casamento de Nicolau II, filho do Czar Alexandre III, com a princesa Alix, neta da rainha Vitória da Inglaterra. Tornando seu uso costumeiro pelos jovens aristocratas da época, filhos de nobres oriundos das escolas militares, o Espadim foi amplamente difundido na europa, sendo de uso obrigatório nas escolas militares e nas grandes cerimônias em todo o mundo.

O Espadim firmou-se como símbolo do estudante militar que se inicia na dura jornada rumo ao oficialato, sendo o primeiro fruto a que faz jus o Cadete ou aluno Oficial, pela sua honra, caráter e capacidade, demonstrados no início da sua vida acadêmica. Representa, portanto o primeiro símbolo de comando e integração à vida de militar.

Primeira

A primeira solenidade de entrega dos espadins foi realizada no dia 15 de novembro de 1956 no Estádio do Clube do Botafogo Futebol e Regatas do Rio de Janeiro, por ocasião da declaração da turma de aspirantes, presidente Juscelino Kubitschek a quem foi ofertado o espadim nº 01.

O espadim ou sabre de Tiradentes, constituído pela união harmônica do aço, ouro e do marfim é conferido ao cadete da Polícia Militar do Estado de Rondônia como símbolo da autoridade, da honra e da dignidade, em reverência e culto à memória do mártir da Inconfidência Mineira, alferes da tropa de cavalaria de Minas, Joaquim José da Silva Xavier, o "Tiradentes", patrono das Polícias do Brasil, conforme estabelecido no decreto nº 9208 de 29 de abril de 1946.

Cadetes - Alunos a Oficial PM – 2014

AL OF PM            ADLON CLÁUDIO DA SILVA SOUSA

AL OF PM            ADRIANO GONÇALVES NASCIMENTO

AL OF PM            ADRIANO NOGUEIRA DA SILVA

AL OF PM            ALESSANDRO OLIVEIRA DE SOUZA

AL OF PM            ALEX SILVINO TOLEDO

AL OF PM            ALISSON LOPES PEREIRA

AL OF PM            ALLAN NOBRE DO NASCIMENTO DA SILVA

AL OF PM            CARLOS EDUARDO LEITE OLIVEIRA

AL OF PM            CHRISTIANO LIMEIRA GOMES

AL OF PM            DAIANA MARIA VERÍSSIMO BARBOSA

AL OF PM            DANILO CABRAL DE PAULA

AL OF PM            DANILO FORTES MELO

AL OF PM            DENILSON LIMA GONÇALVES

AL OF PM            DENIS PATRICIO NEVES DA CONCEIÇÃO

AL OF PM            DIEGO TANÃ MENDONÇA REIS

AL OF PM            EDILENO DE SOUZA CASTRO

AL OF PM            ELVIS JACQSON RAMOS

AL OF PM            ERIK SANCHEZ NOGUEIRA

AL OF PM            EVERTON PAIXAO ALVES

AL OF PM            FABRICIO ALENCAR LATALIZA

AL OF PM            FABRÍCIO VIEIRA DE OLIVEIRA

AL OF PM            FELIPE SANTOS DAS CHAGAS

AL OF PM            FERNANDO SANTOS SOUZA

AL OF PM            FLÁVIO MARINHO ROCHA

AL OF PM            FRANCINEI BATISTA DO VALE

AL OF PM            FRANCISCO ILKY ALVES DE ARAÚJO

AL OF PM            GÉSU NASCIMENTO DA SILVA

AL OF PM            GIOVANI MARTINS DE ANDRADE CARDOSO

AL OF PM            GLADSON PAGOTTO SILVESTRE

AL OF PM            IALLY AZEVEDO GRANATO

AL OF PM            IRENO RIBEIRO NETO

AL OF PM            JAQUILENE PUTTIN

AL OF PM            JOAO BATISTA FRANCELINO DOS SANTOS

AL OF PM            JOSE DIAS NETO

AL OF PM            JULIANO PEREIRA DE MIRANDA

AL OF PM            LIDIANE DE SOUZA SAMPAIO

AL OF PM            LÚCIO COLARES BRAGA

AL OF PM            MADSON FERREIRA DA SILVA

AL OF PM            MARCELO EDUARDO NICÁCIO

AL OF PM            MARCELO FERREIRA SAAVEDRA

AL OF PM            MÁRCIO ROGÉRIO TEXEIRA PENHA

AL OF PM            MARCUS VINICIUS FARIAS LIMA

AL OF PM            MARCUS VINICIUS FERREIRA SOARES

AL OF PM            MARJORIE MONTE BRAGANÇA

AL OF PM            MAURICIO DE ALMEIDA FERNANDES

AL OF PM            MOZER OLIVEIRA RODRIGUES

AL OF PM            PAULO EDUARDO CARDOZO FERREIRA

AL OF PM            RICARDO FERREIRA DE SOUTO

AL OF PM            RICARDO GUIMARÃES FERREIRA

AL OF PM            ROBERTA CRISTIANE OLIVEIRA DA SILVA

AL OF PM            ROBERTO BASSI SASSAMOTO

AL OF PM            WASHINGTON MANFRE DE CARVALHO

AL OF PM            WATSON LIMA DE SOUZA

 

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia