Regionais : Parceria estimula empreendedorismo em comunidades tradicionais de Rondônia
Enviado por alexandre em 14/12/2010 22:32:43



O equilíbrio de forças do capital humano com o financeiro para o desenvolvimento sustentável vem se construindo no entorno de Porto Velho (RO). Populações tradicionais que vivem da produção de açaí, abacaxi, banana – além de outras culturas como babaçu e pupunha – participam do Projeto Tempo de Empreender, em parceria de economia solidária sustentável e ecologicamente correta.
O projeto Tempo de Empreender beneficia as comunidades de Abunã, Jaci-Paraná e União Bandeirantes, distritos de Porto Velho.
O projeto provoca transformações no comportamento da comunidade, como se evidenciou dia 8 de dezembro, no assentamento Joana D’arc – os produtores ouviram as propostas sociais que dependem também de sua atuação para dar certo e virar referência no país.
Foi o primeiro encontro em que se reuniu um número expressivo de produtores e produtoras com representantes do ICC (Instituto Camargo Corrêa), Construtora Camargo Corrêa, Sebrae, governo estadual e prefeitura de Porto Velho.
O coordenador da Área de Trabalho e Renda do ICC, Jair Resende, disse o que todos queriam ouvir: investimentos do grupo Camargo Corrêa tem uma base: investir não apenas em valores econômicos, mas também no social a partir do potencial empreendedor das pessoas. “Mas sempre junto com as comunidades locais”, deixando um legado social na região depois que conclui seus projetos.
Isso, segundo Resende, com base principalmente em três áreas sociais: proteção à infância, educação, trabalho e renda e geração sustentável, preparando pessoas para trabalhar nas obras. “Sabemos que, mesmo promovendo benefícios, ainda existem impactos sociais, o que demanda programas como o que executamos aqui”.
Foram pesquisadas e identificadas 120 potencialidades econômicas na região de Jaci-Paraná. Dessas, ficaram 21, que resultaram nas 3 atuais. Além dos estudos e incentivo à produção agroecológica de abacaxi, banana e açaí BRS Pará.
“Podemos dizer que o projeto Tempo de Empreender é tão promissor que ele foi possível depois de quase um ano de diagnóstico. E hoje, pouco depois de ter começado, em agosto, já dá resultados”, identificou Resende.
Caroline Vieira, da área de Responsabilidade Social da Construtora Camargo Corrêa, passou por processo idêntico, em Tucuruí (PA). “Atuamos no engajamento, incentivando o desenvolvimento local. E o que vemos é que esta região de Rondônia tem um potencial muito grande e, maior ainda, o engajamento das pessoas. Uma troca de experiência, investindo na gestão de negócios para manter o jovem no campo”.
Também como parte do Tempo de Empreender, os produtores têm assistência técnica, estradas e pontes vêm sendo restauradas e, mais recentemente, confirmou-se a instalação de um posto de saúde. O diretor-técnico do Sebrae/RO, Hiram Rodrigues Leal, estima que o projeto é modelo em sua proposta e nos resultados propostos, com geração e manutenção de trabalho e renda.
Parceiros
São parceiros do projeto também Incra, Semagric, Emater, Embrapa, governo de Rondônia, Federação do Comércio, Federação da Agricultura e Pecuária de Rondônia, Federação das Indústrias de Rondônia, Ibama, Secretaria de Desenvolvimento Ambiental, Banco do Brasil, Sescoop, Banco do Brasil, Banco da Amazônia e Caixa Econômica Federal e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social de Rondônia.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia