Brasil : FILÃO DE VOTOS
Enviado por alexandre em 28/10/2014 10:50:47


Impacto maior do Bolsa Família nas eleições de 2014
Impacto maior da bolsa

Pesquisador da Fundação Getúlio Vargas, o professor Cesar Zucco, num estudo apresentado ontem ao Estadão, afirmou que os programas de transferência de renda do Governo, especialmente o Bolsa Família, tiveram um impacto muito maior nas eleições presidenciais deste ano do que em 2010.

“Cada ponto percentual de cobertura dos programas sociais em um município rendeu em média 0,32 pontos percentuais de voto”, disse Zucco, com base no resultado das eleições no Norte e Nordeste, regiões mais contempladas pelo Bolsa Família. Segundo o estudo, o programa contempla, hoje, 13,8 milhões de famílias, beneficiando mais de 50 milhões de pessoas.

“Ninguém que esteja num programa assim deixa de votar no Governo”, diz ele. O dado bate com a realidade. Em entrevista ontem ao Frente a Frente, o prefeito de Carnaubeira da Penha, Neto Gonçalves (PSB), município que deu, proporcionalmente, o maior percentual de votos no Estado a Dilma, exatamente 93,34%, se rendeu aos fatos.

Disse, textualmente: “Aqui, não adiantou pedir voto para Aécio, porque o eleitorado em sua grande maioria depende do Bolsa Família. Não insisti, porque corria o risco de perder o aliado”. Com pouco mais de 12 mil habitantes, Carnaubeira da Penha tem mais de quatro mil cadastrados no programa.

A média da votação nos grotões nordestinos, que garantiu a reeleição de Dilma, foi superior a 80%, incluindo municípios com população abaixo de 50 mil habitantes. Mas não foi só o Bolsa Família que deu a vitória a Dilma. O Pronatec, que garante o acesso aos cursos técnicos no País gratuitamente, atinge 4,6 milhões de estudantes em 3,2 mil municípios.

Já o programa Minha casa, minha vida, que tem igualmente reflexos eleitorais e foi devidamente explorado na propaganda de Dilma, beneficia 6,8 milhões de famílias de baixa renda. Uma das razões da salvação da presidente, na eleição mais apertada da história do País, se explica por ai.

Blog Magno Martins

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia