Policial : FEDENTINA
Enviado por alexandre em 10/10/2014 00:21:39


Desejos do HM escorre pela rua e coloca em risco a saúde da população
Os moradores que residem na rua Cristo Rei, trecho localizado atrás do Hospital Municipal Drª Laura Maria Braga, em Ouro Preto do Oeste, há tempos vêm enfrentando um grave problema de mau cheiro causado por dejetos que saem de uma fossa localizada dentro daquela unidade de saúde.

Além de uma catinga insuportável, nos últimos 15 dias, os dejetos também passaram a escorrer por parte da rua Migrantes, que fica ao lado do hospital. Como se não bastasse, são direcionados até um igarapé localizado em um dos lados daquela rua que serve como esgoto.

Essa grave situação, além do incômodo causado àqueles locais, vem pondo em risco a saúde não somente dos que ali residem, mas também dos transeuntes que passam diariamente a pé por aquele local.

Uma das moradoras que possui uma residência naquele local informou que, antes de esse problema acontecer, todos os dias pela parte da manhã seu netinho saía para brincar na grama em frente a sua casa. Mas, depois que passou a escorrer aquele dejeto, nunca mais isso ocorreu.

“Há dias em que tenho que trancar as janelas e portas da minha casa, pois o mau cheiro é insuportável, e sempre piora no final da tarde, principalmente quando chove. Os responsáveis informaram que iriam tomar as devidas providências, porém até a presente data nada foi feito para que possamos ao menos parar de respirar essa catinga insuportável”, relata uma das locais que optou por não se identificar.

Outra residente, uma microempresária que possui um estabelecimento (bar) na mesma rua, fez questão de frisar que esses problemas de mau cheiro vêm afastando seus clientes e com isso causando-lhe prejuízo, já que, de acordo com ela, tem gastos com impostos cobrados pela própria administração, esta que não consegue resolver esse grave problema da fossa do hospital que constantemente transborda e causa esse grande incômodo.

Outra situação informada pelos moradores e constatada pela equipe de reportagem são as manilhas utilizadas para o escoamento dos dejetos do terreno do hospital até o igarapé. Algumas estão quebradas e isso já causou dois acidentes. Um motociclista caiu com a roda dentro da fissura, vindo a sofrer uma queda e, no mesmo local, um pedestre afundou sua perna ao pisar.

Em contato, o assessor especial da prefeitura de Ouro Preto do Oeste, Antônio Zenildo Tavares, informou que a prefeitura construiu uma fossa provisória em conformidade com as recomendações de uma engenheira ambiental do Ministério Público do Estado de Rondônia até que seja construído um sistema de tratamento de esgoto onde serão filtrados todos os desejos do hospital. Esse sistema irá reduzir em até 95% a quantidade de dejetos prejudiciais à saúde lançados no meio ambiente.

Zenildo explicou que um caminhão auto-fossa irá realizar a retirada desses dejetos toda vez que o reservatório encher. Disse ainda que já se encontram em pesquisa de preço para iniciar o processo licitatório daquela obra que será orçada em torno de 150 a 200 mil reais. A previsão de conclusão desse tratamento de esgoto é para o final de dezembro e início de janeiro de 2015.


GAZETA CENTRAL

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia