Brasil : POLITICANDO
Enviado por alexandre em 17/09/2014 00:30:13


A forma nojenta e podre de usar a política

Antes de entrar no mérito do tema, procurei o significado dessas palavras e os que melhor se enquadram são os seguintes:

Política = arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; aplicação desta arte aos negócios internos da nação (política interna) ou aos negócios externos (política externa).

Politicagem = política de interesses pessoais, de troca de favores, ou de realizações insignificantes.

Em outras palavras, Politicagem é usar a política de forma NOJENTA E PODRE.

Creio que 100%, eu disse 100%, das administrações públicas do país sofrem desse mal. Em algumas as coisas são “bem feitas”, ninguém fica sabendo. Em outras fazem de forma escancarada e o povo…Ahh e o povo que se lixe.

O negócio se tornou tão comum, estamos tão habituados a ver mutretas, conchavos, corrupção que começamos a perder a capacidade de diferenciar a Política da Politicagem. Tornou-se parte da nossa cultura. Em cidades menores isto é muito mais evidente.

Em alguns municípios quem decide as eleições não são os eleitores locais, mas sim os que vêm de fora. Para esses que “Vêm de Fora” podemos atribuir o termo “Migrantes Sazonais”, que são indivíduos que mudam de um lugar para o outro de acordo com um determinado espaço de tempo. Este fenômeno ocorre geralmente de 4 em 4 anos.

As alianças ou acordos políticos são feitos não na possibilidade de uma melhor governabilidade, mas sim na capacidade que esse ou aquele indivíduo tem em captar eleitores (votos), não importando os meios que se utilizam. Entrar em acordo com partidos políticos adversários para melhor poder governar o município é fazer Política, trocar apoio político por dinheiro, votos, secretarias ou cargos públicos é Politicagem.

Tem muita gente boa dentro da política, cheia de novas idéias e vontade de trabalhar. Mas infelizmente esses ficam sozinhos, são sempre a minoria. É a chamada Pólica(gem) do mais forte: Ou você vem comigo e joga o jogo ou vai ter as suas “asinhas cortadas” e tchau tchau reeleição.

Mas um dia a minoria pode ser tornar maioria. Não é possível que alguns políticos perdurem por tanto tempo em seus cargos. Os caras são dinossauros. Fazem a sua Política(gem) da mesma forma há anos. O Coronelismo esta presente em todas as esferas públicas, desde o Senado até a Câmara de Vereadores da sua cidade. Cabe a nós eleitores tentar mudar essa história

 

PONTO DE VISTA

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia