Justiça : Saúde
Enviado por alexandre em 30/11/2010 15:51:19



Hospital São Lucas busca adequar a resolução da CFM e cumpri seu papel na área da saúde

A diretora administrativa do Hospital São Lucas em Ouro Preto do Oeste Célia Regina recebeu a reportagem para esclarecer fatos que foram vinculados na mídia recentemente quanto a falta de médicos nos fim de semana e feriados. Tal situação gerou desconforto para o Hospital São Lucas que tem uma história de 25 anos de serviços prestados na área de saúde no estado de Rondônia sendo considerado uma referencia no atendimento médico de diferentes especialidades.

A diretora administrativa Célia Regina inicialmente falou sobre a resolução do Conselho Federal de Medicina – CFM nº. 1451/95, que requer: anestesiologista, clinico médico, pediatria, cirurgião e ortopedista em regime de plantão vinte quatro horas diárias. Célia disse que atualmente as unidades hospitalares enfrentam uma grande dificuldade que é a falta de profissional médico especialista nas áreas que a resolução do CFM exige, e este fato ocorre em todo o país sendo que os Estados da região norte é os que têm maiores dificuldades para ter tais profissionais contratados.

Falando sobre a falta de pediatra Célia Regina afirmou que no município de Ouro Preto tem apenas duas pediatras e que as mesmas atuam em outros municípios da região central do Estado. Sobre a falta de médicos nos fins de semana e feriados, Célia Regina foi enfática em afirmar que reconhece esta realidade, mas o Hospital São Lucas nestes 25 anos de serviços prestados na área de saúde, sempre teve e terá compromisso com a qualidade no atendimento médico e que jamais será omisso quando solicitado.

“Temos uma filosofia de trabalho no qual a valorização do ser humano é nosso pilar mestre e dentro deste preceito é que estamos buscando dentro de um planejamento adéqua-se as normas do CFM. A nossa intenção é sempre colaborar com a Justiça e nunca desafiá-la porque entendemos que temos um nome a zelar perante o nosso maior patrimônio que são os nossos pacientes”, disse a diretora Célia Regina.

A realidade no Brasil

Pesquisas realizadas pelo Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Minas Gerias - UFMG revelam um problema dos serviços de saúde do País: a falta de pediatras!
A carência é encontrada tanto nos postos de saúde quanto nos hospitais, afetando especialmente as localidades distantes dos grandes centros. Além dos pediatras, o levantamento aponta a falta de clínicos gerais e médicos da família.
A situação mais grave foi encontrada no Norte e no Nordeste, mas todas as regiões registraram municípios com problemas.
Em 2009, levantamento feito com gestores hospitalares de todo o Brasil mostrou que 43% deles tinham dificuldades de contratar pediatras. Os principais motivos? Falta de profissionais titulados no mercado, a insatisfação com a remuneração e a falta de experiência dos candidatos.

Autor: Alexandre Araujo

Fonte: ouropretoonline.com

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia