Regionais : Solidariedade emperra julgamento de Expedito
Enviado por alexandre em 23/07/2014 21:53:19

Largada

Nesta quinta-feira, 24, a partir das 19 horas, as candidatas Jaqueline e Ivone Cassol (PR/PP) lançam oficialmente suas candidaturas no Espaço Ello Eventos, em Porto Velho, na Avenida Guaporé com Rio de Janeiro, no antigo clube Forasteiro. Jaqueline disputa o governo e Ivone o Senado. Já o governador Confúcio Moura (PMDB) lança sua candidatura oficialmente e no mesmo dia (sexta-feira, 25)  em 3 municípios, Vilhena (9 horas na AVEC); Ji-Paraná (14 horas no Hotel Máximus) e Porto Velho (18 horas na antiga distribuidora Coimbra).

Já Expedito

Aguarda o julgamento de seu registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para sair em carreata de Porto Velho rumo ao interior.

O problema

É que o TRE só volta a se reunir na próxima segunda-feira e antes da Corte julgar qualquer pedido de registro de candidatura, precisa resolver a complicada questão do Solidariedade (SDD), que está travando a pauta. Isso porque o Tribunal tem que obrigatoriamente julgar os chamados Demonstrativo de Regularidade dos Atos Partidários (DRAP). A partir desse processo, são julgados os demais. Os atos precisam estar ‘limpos’ e não é o caso do SDD, que causa confusão há cerca de três semanas e vem atrasando a vida de candidatos e legendas.

Enquanto não resolver

As questões envolvendo as legendas, os pedidos de impugnação não vão entrar na pauta. Os registros que estão sendo liberados são aqueles que não precisam passar pelo Pleno, por decisões monocráticas. A previsão é que o TRE limpe a pauta no dia 5 de agosto, uma terça-feira.

Falando em confusão

A denúncia feita pela coluna a respeito da carta enviada pela Convenção Estadual dos Ministros das Assembleias de Deus no Estado de Rondônia – CEMADERON –  pedindo votos para os candidatos a deputado estadual Marcelo Cruz e deputado federal Agnaldo Muniz (ambos do PSC), deu o que falar, e muito. O pastor Nelson Luchtenberg, presidente da Cemaderon estaria aborrecido e supostamente não teria autorizado a tal carta, assinada pelo vice-presidente da entidade, pastor Joel Holder.

“Foi o Marcelo”

A situação é delicada e pode gerar impugnação das candidaturas de Marcelo e Agnaldo. Segundo informações repassadas por pessoas próximas a Agnaldo Muniz, a carta teria sido uma idéia de Marcelo Cruz e ele, Agnaldo, não teria concordado com a idéia, mesmo tendo o apoio da entidade. Uma notícia veiculada em 26 de maio deste no, em um site evangélico, destaca ame sua manchete que “Agnaldo Muniz recebe apoio da CEMADERON para sua pré-candidatura” e destacava “Agnaldo Muniz é ungido”. A postagem informava ainda que a Assembleia de Deus não mais apoiaria o candidato Nilton Capixaba à reeleição, e sim ao Senado, se ele quisesse.

Indignações

A coluna recebeu diversos telefonemas e e-mails de assembleianos reclamando da interferência da CEMADERON no processo eleitoral. Muitos afirmaram que vão entrar com representações junto ao Ministério Público Eleitoral pedindo a impugnação da candidatura de Agnaldo e Marcelo.

Pelo que se percebe

O caso não é novidade entre os “ungidos” da CEMADERON. A postagem que falava sobre o apoio a Agnaldo também revelou que Nilton Capixaba foi o “escolhido” na eleição passada e nessa ficou “rodado” devido ao retorno de Muniz. É lamentável que uma congregação tão importante como a Assembleia de Deus esteja envolvida nessa situação. Agnaldo Muniz ficou de enviar uma nota de esclarecimento, que a coluna publicará na íntegra, tão logo seja enviada.

Nada aconteceu

A coluna denunciou no dia 3 deste mês que a empresa responsável pelas obras no Espaço Alternativo foi criada somente 15 dias após vencer a licitação e até hoje nada aconteceu. Pelo jeito aqui em Rondônia pode tudo mesmo.

Federal

Lúcio Mosquini, candidado a deputado federal pelo PMDB lança sua candidatura oficialmente nesta sexta-feira, ás 19 horas no clube Cabanas em Porto Velho e no sábado, a partir das 9 horas na sede da AABB, em Jaru. Já Marcelo Bessa vem “pegando carona” com o governador Confúcio Moura, e vem cumprindo agenda pelo estado. Ele lançou sua candidatura no último dia 19, em um vídeo postado em sua página no Facebook.

Esclarecedor

O artigo assinado pelo médico Hiran Gallo sobre interdição ética. Para ler, acesse http://painelpolitico.com/interdicao-etica-nao-e-ferramenta-de-marketing-jose-hiran-gallo/.

Registro

Faleceu nesta quarta-feira, 23, o escritor Ariano Suassuna, um dos maiores nomes da literatura brasileira. Ele foi vítima de um AVC. Paraibano, estava com 87 anos e entre seus trabalhos mais conhecidos do grande público estava “O Auto da Compadecida” (1955).

Fale conosco

Pelos telefones (69) 3225-9979 ou 9363-1909. Também estamos no Facebook.com/painel.político e no Twitter (@painelpolitico). Caso prefira, envie correspondência para Rua da Platina, 4326, Conjunto Marechal Rondon. Para fazer parte de nossos grupos no whatsapp envie um whats para 9248-8911 com a seguinte informação: nome+sobrenome+NOTÍCIAS (apenas para receber informações); Caso queira participar de debates e interagir com os demais membros envie nome+sobrenome+DEBATES; Não incluímos ninguém por indicação, a própria pessoa deve enviar o pedido. Notícias são enviadas até às 22 horas, a partir desse horário só se for algo de grande relevância. Também estamos com grupos no aplicativo Telegram. Para mais informações acessehttp://painelpolitico.com/grupos-de-noticias.

Dieta rica em alimentos gordurosos pode comprometer o olfato

Dietas à base de alimentos gordurosos podem comprometer o olfato, segundo cientistas da Universidade Estadual da Flórida. Eles dizem ter encontrado uma considerável ligação entre uma alimentação ruim e “grandes mudanças estruturais e funcionais no sistema olfativo, que permite o sentido de cheiro”. A equipe diz ter descoberto ligações entre a obesidade e funções corporais que normalmente não são associadas. É a primeira vez que foi detectada uma “ligação sólida” entre dieta e olfato. E isso, segundo o o pesquisador PhD Nicolas Thiebaud, “abre uma série de possibilidades para pesquisas sobre obesidade”. Thiebaud liderou o estudo com o Professor Debra Ann Fadool e seu trabalho foi publicado no “Jornal da Neurociência”. Um resumo do artigo diz que, atualmente, 65% dos americanos estão acima do peso. Sabe-se que isso implica, por exemplo, em doenças cardiovasculares e déficits cognitivos. Mas pouco é conhecido sobre o impacto da obesidade sobre os sistemas sensoriais. A equipe também disse que, como o sentido de olfato é usado para orientar a escolha dos alimentos, se sua força ou capacidade for dificultada por maus alimentos, isso pode resultar em um círculo vicioso, perpetuando hábitos alimentares pobres. A equipe pretende agora analisar se uma dieta rica em açúcar também pode resultar em efeitos negativos sobre o cheiro.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia