Justiça : CRIME AMBIENTAL
Enviado por alexandre em 19/07/2014 12:13:57


Sem fiscalização aumenta as queimadas urbanas em Ouro Preto do Oeste
Com o fim das chuvas e a chegada do período da seca, aumenta a prática ilegal das queimadas urbanas. Esse é um hábito comum em toda a região, mas que pela sua ilegalidade poderá resultar em multa para quem praticar esse ato criminoso.

É proibida a queima de resíduos ao ar livre, segundo diz o Código Ambiental: Artigos: 109, 155, 172, 181, 190, 278, 279, 280, 319 e 322. Ficam proibidos as atividades de incineração ou queima a céu aberto de lixo e resíduos; Queima de pastagens e de vegetação para limpeza de terreno.

Os meses de Julho, agosto e setembro são os que apresentam maiores índices de focos de incêndio. Além dos prejuízos causados pelo incomodo à vizinhança (mau cheiro da fumaça, que ainda pode piorar se for borracha, plástico, isopor, couro, combustíveis, latas de tintas), que trazem consigo substâncias tóxicas, existe ainda o risco de acidentes, como por exemplo, o fogo alcançar e danificar propriedades, plantações, inclusive acidentes com morte.
No entanto a falta de fiscalização dos órgãos competentes faz com que as queimadas urbanas em Ouro Preto se tornem uma prática corriqueira. Um dos bairros que mais sofre com ação é o Colinas Park que é cercado por uma reserva natural e como é falha a fiscalização é comum os próprios donos dos lotes urbanos colocarem fogo na vegetação como forma de limpar o local. Nos demais bairros do município é comum as queimadas em plena luz do dia.




Alexandre Araujo

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia