Mais Notícias : Celular à beça
Enviado por alexandre em 19/11/2010 12:00:38



Segundo dados que a Anatel divulgará ainda hoje, o Brasil superou em outubro, enfim, a marca de um celular por habitante. As 2,9 milhões de novas habilitações no mês (1,55% a mais do que setembro) levaram o Brasil a ter 194,4 milhões de celulares – acima, portanto, dos 191,5 milhões de brasileiros que a contagem do IBGE cravou no ano passado.

O.k., a Anatel pode comemorar o dado, mas com atraso: o Censo 2010 apontou no início do mês que, na verdade, o Brasil tem 185 milhões de habitantes. Portanto, a marcva já fora atingida no início do ano.

No país, onze estados e mais o Distrito Federal já possuem mais de um celular por habitante: Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Santa Catarina, Rondônia, Espírito Santo, Pernambuco e Paraná.

De qualquer forma, é sempre importante ressaltar que isso não significa que o serviço esteja universalizado. Há casos de pessoas com mais de um celular ou até mesmo linhas que não geram receitas, mas seguem ligadas. Hoje, estima-se que a penetração na população seja 76%.

Quando se compara com outros países, a posição relativa do Brasil é de destaque. Nos EUA são 0,97 celular por habitante; na China (que possui impressionantes 853 milhões de celulares), a relação é de 0,64 por habitante; na Índia, de 0,56; no Japão, 0,94; e na Rússia, de 1,63.

Por Lauro Jardim

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia