Justiça : Reconhecimento
Enviado por alexandre em 04/05/2010 10:08:22



Campo experimental da Embrapa recebe a visita da etnia Gavião


O campo experimental da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa com sede no município de Ouro Preto do Oeste órgão veiculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento – MAPA recebeu a visita de cerca de 55 índios da etnia Gavião da terra indígena Igarapé Lourdes que congrega várias aldeias como: Ikolen, Castanheiras e Cascalheiro.

De acordo com o chefe do campo experimental da Embrapa engenheiro agrônomo João Maria Diocleciano a visita dos indígenas faz parte do “Projeto Mais Alimentos” do governo federal, no qual foram ministrados 14 cursos que tiveram o seu inicio no mês de fevereiro último.


O Projeto Mais Alimentos teve a parceria da Emater/RO, SEBRAE e governo do estado e teve como foco principal no caso da Embrapa Ouro Preto a cafeicultura que inclui: manejo e condução, praga, trato, colheita e pós colheita.

Os cursos foram ministrados pelos técnicos em cafeicultura João Maria, Gilvan Oliveira (ambos Embrapa) e Benedito Alves (Emater/RO) para um publico de 400 pessoas dos municípios de Ouro Preto, Jaru, Ji-Paraná, Ministro Andreazza, São Miguel do Guaporé, Teixeirópolis, Nova União, Mirante da Serra, Machadinho e Presidente Médici.



A visita da etnia Gavião teve a coordenação do técnico da Emater de Nova Colina (Ji-Paraná) Kleber Rodrigues, o vice-cacique Sena Gavião juntamente com os indígenas tiveram uma ampla explicação sobre a cultura do café. No caso da etnia Gavião o plantio do café está se iniciando o que se faz necessário a busca de conhecimentos desde o plantio até a comercialização.

“Esta visita vai em muito nos ajudar já que tivemos a oportunidade de conhecer a maneira correta de como proceder com o plantio e colheita do café”, elogiou o cacique Sena Gavião.

“A Embrapa sempre estará de portas abertas para que desde forma possamos passar o trabalho que desenvolvemos no campo experimental e que vem contribuindo com o desenvolvimento sócio econômico de Rondônia e certamente do Brasil”, disse o engenheiro agrônomo João Maria.


Autor: Alexandre Araujo

Fonte: ouropretoonline.com

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia