Política : EDUCAÇÃO
Enviado por alexandre em 04/05/2010 02:31:13



Rondônia tem 39 bibliotecas por 100 mil habitantes



MinC divulga pesquisa que revela o perfil das instituições de todo o país





O Ministério da Cultura divulgou na sexta-feira, 30 de abril, o resultado do 1º Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais. A pesquisa, encomendada pela fundação Getulio Vargas, mostrou que, em 2009, 79% dos municípios brasileiros possuíam ao menos uma biblioteca aberta, o que corresponde a 4.763 bibliotecas em 4.413 municípios. Em 13% dos casos, as bibliotecas ainda estão em fase de implantação ou reabertura e, em 8%, estão fechadas, extintas ou nunca existiram.



A região norte possui 66% dos municípios com biblioteca aberta, o que corresponde a 310 bibliotecas em 298 municípios. No quesito “maior quantidade de biblioteca por 100 mil habitantes”, Rondônia apareceu na 13º colocação geral dos municípios, com 39 bibliotecas. Em relação ao número de visitas às bibliotecas públicas, o Estado teve uma média de 1,9 visitas por semana, ficando à frente de Tocantins (1,9/semana) e Acre (1/semana).



Já em relação ao número de empréstimos de livros por mês, a região norte tem a pior média (90/mês), bem abaixo da média nacional (296/mês). O estado do Acre lidera o ranking regional neste quesito (133/mês), seguido por Amazonas (122,4/mês) e Rondônia (121,5/mês).



Para o senador Acir Gurgacz (PDT-RO), os resultados foram benéficos para o estado, porém, muitas coisas precisam ser feitas. “Precisamos aumentar os acervos das bibliotecas, bem como o número de audiolivros e livros em Braile para os deficientes visuais. Além disso, precisamos implantar mais bibliotecas para atender melhor à população”, explica Gurgacz.



O resultado mostrou que, dos 52 municípios de Rondônia, 10 não possuem bibliotecas - Cabixi, Cerejeiras, Costa Marques, Cujubim, Jaru, Nova União, Novo Horizonte do Oeste, Rio Crespo, São Felipe D’Oeste e Upupá.



Assessoria de Imprensa do mandato do senador Acir Gurgacz (PDT-RO)

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia