Regionais : Deputado Anselmo de Jesus destaca curso intercultural
Enviado por alexandre em 14/11/2010 16:25:13



O deputado federal Anselmo de Jesus (PT/RO) manifestou seu reconhecimento a Universidade Federal de Rondônia – UNIR, em pronunciamento, ontem (11), na tribuna da Câmara Federal, pela iniciativa no campo da universalização da educação.

Anselmo se referiu especialmente ao curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural para a qualificação e formação superior de professores indígenas, implantado no campus da UNIR em Ji-Paraná, e que foi visitado recentemente por ele.

Na visita, o deputado Anselmo acompanhado de professores e alunos tomou conhecimento da importância desse projeto que qualificará professores indígenas para atuarem em escolas de ensino fundamental e médio de suas comunidades, e que propõe preservar o costume, a cultura e o hábito da comunidade. “A escola indígena é um elo entre o conhecimento de cada povo e o conhecimento dito Universal, importante para equilibrar as relações entre indígenas e não indígenas, dando oportunidade a todos com igualdade”, destacou o deputado.

O curso propõe habilitações em Educação Escolar Intercultural no Ensino Fundamental e Gestão Escolar, Ciências da Linguagem Interculutral, Ciências da Natureza e da Matemática Interculural e Ciências da Sociedade Intercultural.

Para Anselmo a Universidade Federal de Rondônia foi sensível às reivindicações das comunidades indígenas e suas necessidades específicas e soube, com respeito, dialogar com grupos envolvidos e aprovar a constituição do curso que teve início no segundo semestre de 2009 e já conta com mais 100 alunos, representando cerca de 26 etnias das mais de 38 existentes no Estado. Além de Rondônia, povos do Sul do Amazonas e Noroeste de Mato Grosso também são público alvo para o curso.

Parabenizando a Universidade e destacando a direção do campus de Ji-Paraná e seus professores pelo profissionalismo, visão de futuro e comprometimento com os valores sociais do País, Anselmo ressaltou que a iniciativa oportuniza o diálogo entre os conhecimentos à medida que incentiva o valor tradicional de cada povo e valoriza sua identidade.



Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia