Justiça : Inverdade
Enviado por alexandre em 10/11/2010 17:40:00



Cacoal Selva Park é vitima de boato maldoso e reafirma o seu compromisso com a natureza e o bem estar de seus visitantes
Localizado no município de Cacoal, distante 470 km da capital Porto Velho, Cacoal Selva Park é um empreendimento auto-sustentável instalado em meio à selva tropical e que tem como foco principal a preservação do meio-ambiente, proporcionando desta forma aos visitantes o contato direto com o eco-sistema.

Quase a totalidade da propriedade de 165 ha, uma RPPN (Reserva Particular de Patrimônio Natural) está plenamente coberta pela floresta tropical, utilizando apenas 100 mil m2 para as necessidades físicas do equipamento de hospedagem.

Mas com todo este potencial a direção do Cacoal Selva Park vem sendo vitima de um boato sem fundamento e criado através do imaginário do ser humano. O boato é que uma mulher que teria sido picada por uma cobra e que teria vindo a óbito tem causado grande prejuízo ao empreendimento que hoje é o maior de Rondônia, tendo 64 unidades para hospedagem além de uma grande infra-estrutura de laser aos visitantes.



Em contato com a reportagem Juan Travain de Souza que faz parte da administração do complexo turístico e tem formação na área de biologia informou que o boato é maldoso e não condiz com a realidade.

Segundo Juan Travain que é filho dos idealizadores do Cacoal Selva Park (Nério e Vera Bianchini) um empreendimento erguido há mais de dez anos que tem como pilar a preservação da natureza e oferecer conforto, qualidade e segurança aos visitantes que buscam no local um lugar para relaxar e ter o contato direto com a natureza o que coloca como sendo um dos mais procurados resot da região norte do país.

Juan Travain tranqüilizou as pessoas que tudo não passa de um boato maldoso e que visa apenas destruir uma bela historia que o Cacoal Selva Park vem construindo ao longo dos últimos dez anos. “A nossa família sempre acreditou em Rondônia e fazemos tudo para que o nome deste estado seja sempre respeitado e nosso empreendimento tem este foco esta é a nossa missão oferecer o que há de melhor para os nossos visitantes que podem ficarem tranqüilo que tudo é boato plantado por pessoas que não tem competência para se estabelecer e busca meios baixo para denegrir a imagem que tem o bem como marca maior”, disse Juan Travain que colocou o site www.cacoalselvapark.com.br para que os visitantes conheça melhor o local e o telefone para contato (69) 69) 3441-1039 / (69) 3459-2322 / (69) 9960-2511 reservas@ cacoalselvaparkhotel.com.br

Veja na integra o e-mail da direção do Cacoal Selva Park e a resposta

Olá Paulo, sou o Juan Travain de Souza do Cacoal Selva Park.
Saiu uma conversa, mas não sabemos em qual cidade do estado, porém tomou uma certa proporção que começou a nos prejudicar.
Algumas conversas que saíram:
O Amante foi tomar café da manhã e quando voltou encontrou a mulher em cima da cama morta, com a cobra e os filhotes no mesmo local.
O amante foi buscar cerveja e quando voltou encontrou a mulher morta em cima da cama e com um ninho de cobra sob o colchão.
O Casal estava acampado e tinha um ninho de cobras em baixo da barraca o homem foi buscar um lanche e na volta encontrou a mulher morta enrolada com a cobra mãe.

E várias outras versões, em geral é uma mulher acompanhada de um amante influente que é picada por cobras dentro da cabana e que foi encontrada morta pelo amante. Este suposto amante influente teria pagado alto preço aos proprietários que por sua vez pagou aos funcionários, imprensa e autoridades para que nada tivesse presenciado, visto ou escutado sobre o fato.

Acreditamos que a pessoa com conhecimento científico e com conhecimento do local do acontecido para falar do assunto com propriedade é você, além do grau de amizade que temos por você pedimos que nos ajudasse a esclarecer:

Temos em nossa reserva de mata do Cacoal Selva Park animal peçonhento com tamanho grau letal?
É possível que uma pessoa picada por cobra venha a óbito em tão pouco tempo?
É possível uma pessoa picada não ter tempo de esboçar pedido de socorro?


Se possível nos ajude a entender o que pode ter acontecido dado que, com todo o empenho que temos procurado resposta para nos esclarecer o início de tamanho acontecimento e nada nos leva elucidar o início do fato, se houve realmente o fato.
Esperamos receber visita em breve.
Abraços Juan Travain de Souza
Responder Encaminhar

Paulo Sérgio Bernarde
Professor da Universidade Federal do Acre - UFAC, Campus Floresta
Centro Multidisciplinar
Cruzeiro do Sul - Acre
FORMAÇÃO:
Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (PR) - 1996.
Mestre em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná¡ - UFPR - 1999.
Doutor em Zoologia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (SP) - 2004.


Olá Juan,
Como vai?!
Ao responder esse e-mail para você, autorizo que o mesmo pode ser publicado em qualquer meio de comunicação, seja impresso, digital ou audiovisual.
O que você me relatou, trata-se de uma lenda urbana. São boatos (que repetem a mesma estória!) que de tempos em tempos surge em alguma cidade.
Essa já faz alguns anos, é uma versão de que uma mulher seria morta picada por uma cobra em um quarto de motel. Isso já foi inventado em cidades como Uberaba (MG), Mâncio Lima (AC), Rio Branco (AC) e em tantas outras do Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e São Paulo. Basta colocarem no Google "mulher morre cobra motel filhotes" e a pessoa pode ver que são boatos.
Respondendo suas perguntas:
* Temos em nossa reserva de mata do Cacoal Selva Park animal peçonhento com tamanho grau letal?
Resposta: Os mesmos animais peçonhentos que podem ocorrer no Cacoal Selva Park são os que são encontrados em toda área rural de Cacoal, incluindo na área urbana. Morei 5 anos em Rondônia e pesquisei a fauna de serpentes daí. Temos a jararaca (Bothrops atrox) como a cobra peçonhenta mais comum nessa região e ela não tem veneno para matar uma pessoa assim tão rápido. Como o Cacoal Selva Park fica menos de 30 minutos do hospital, é um local seguro em relação a esse tipo de acidente. Teria tempo mais que suficiente. Em geral, depois de 4 horas que a pessoa foi picada, que começam a surgir complicações e aumenta a chance de ocorrer seqüelas e ou óbito, caso não receba o soro antiofídico.

* É possível que uma pessoa picada por cobra venha a óbito em tão pouco tempo?
Não! A não ser algumas espécies da África, Ásia e da Austrália. rs rs. Estão bem longe de nós.

* É possível uma pessoa picada não ter tempo de esboçar pedido de socorro?
Num local público como o Cacoal Selva Park não.

As pessoas tem grande pavor e preconceito do que não conhecem, o que pode gerar um medo que chamo de irracional.
Anualmente morrem aproximadamente 200 pessoas picadas de cobra no Brasil, quanto é esse valor perto das 25.000 que morrem de acidente de trânsito ou das 40.000 que morrem assassinadas anualmente no Brasil?!
Se forem ter medo de cobras porque 200 pessoas morrem por ano, Seria mais sensato não sairmos mais de casa devido ao perigo dos carros ou então dos outros humanos! De forma alguma! A vida existe para ser vivida e se pensar na probabilidade que uma pessoa tem de ser picada por uma cobra é muitas vezes menor do que ela ser assassinada ou então vítima de um acidente de trânsito.
Se as pessoas estão com medo de ir até o Cacoal Selva Park com medo de cobras, então elas também não devem ir para nenhuma chácara, fazenda, campos, etc.
O que se deve ter em mente, é tomar cuidado sempre olhando para onde pisa, especialmente ao passear nas trilhas. E sabemos que ninguém nunca foi picado no Cacoal Selva Park.
A letalidade (chance de alguém morrer!) de uma picada de cobra é de 1,5% quando recebe o soro antiofídico, isso é bem menos do que várias doenças.
Do veneno da jararaca foi isolado o antihipertensivo Captopril! Essa cobra já mais salvou vidas do que matou! Interessante que verdades não circulam tanto como os falsos boatos, lendas urbanas e crendices.
Só pra ter uma idéia do que o ser humano consegue acreditar em absurdos veja esse site:
http://www.quatrocantos.com/LENDAS/
Ou então, pergunte para um grupo de pessoas "Quem se incomoda em deixar um chinelo virado?" Vários se incomodam! E que mai existe nisso? Nenhum! Mas mexeram com as cabecinhas deles desde que nasceram!
Se procurar por essa mulher em qualquer hospital, necrotério, obituário e cartório, verá que não existe. Que nenhuma mulher morreu quando estava traindo seu marido com um amante.
Termino aqui esse e-mail com a Parábola de Sócrates "As três peneiras!", Teríamos um mundo melhor se as pessoas não passassem tantas mentiras para frente, se pelo menos elas verificassem a veracidade do fato antes disso:
As Três Peneiras de Sócrates
Um homem foi ao encontro de Sócrates levando ao filósofo uma informação que julgava de seu interesse:
- Quero contar-te uma coisa a respeito de um amigo teu!
- Espera um momento – disse Sócrates – Antes de contar-me, quero saber se fizeste passar essa informação pelas três peneiras.
- Três peneiras? Que queres dizer?
- Vamos peneirar aquilo que quer me dizer. Devemos sempre usar as três peneiras. Se não as conheces, presta bem atenção. A primeira é a peneira da VERDADE. Tens certeza de que isso que queres dizer-me é verdade?
- Bem, foi o que ouvi outros contarem. Não sei exatamente se é verdade.
- A segunda peneira é a da BONDADE. Com certeza, deves ter passado a informação pela peneira da bondade. Ou não?
Envergonhado, o homem respondeu:
- Devo confessar que não.
- A terceira peneira é a da UTILIDADE. Pensaste bem se é útil o que vieste falar a respeito do meu amigo?
- Útil? Na verdade, não.
- Então, disse-lhe o sábio, se o que queres contar-me não é verdadeiro, nem bom, nem útil, então é melhor que o guardes apenas para ti.

Abraços e estou a disposição em responder qualquer dúvida e espero visitá-los ano que vem.
Paulo Sérgio Bernarde
http://paulobernarde.sites.uol.com.br

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia