Brasil : Opinião
Enviado por alexandre em 01/11/2010 21:52:02




Única saída é o conformismo?


Educação, saúde, desemprego e segurança são os maiores desafios para as administrações públicas em todo o país. Nestas quatro áreas, praticamente todos os municípios têm alguma carência e/ou dificuldade de atuação. Esta é uma realidade anunciada há mais de vinte anos através de conferências, estudos e publicações. As previsões foram feitas, mas as providências tomadas foram mínimas nesta última década considerando apenas as quatro áreas.

A educação e o desemprego possuem indicadores oficiais que afirmam ter havido alguma evolução nos últimos anos, mas não existe “um medidor” de como vai a segurança e o atendimento de saúde pública no país, nos estados ou nos municípios. Mesmo diante de aparentes melhoras, a visão geral do estado brasileiro é de falência e inoperância nos serviços prestados à população.

Não é exatamente “culpa” de alguém ou de algum governante. É, certamente, um sequencial de omissão ao longo de anos de prioridade dada a outras áreas – exceto as quatro anteriormente citadas. Apesar da enorme carga de impostos, o Brasil ainda peleja em levar a sua população condições dignas, ou mesmo mínimas, de assistência.

O país é um continente, mas, em geral, os municípios, os estados e a união são, reconhecidamente, entes inchados financeiramente e à disposição, sobretudo, para empregar e beneficiar aliados políticos. Tudo gira em torno de interesses financeiros, eleitorais e pessoais. Poucas vezes, ver-se algum exemplo que fuja a esta quase regra; se existir alguma exceção, de tão rara, ela parece inexistir.


Talvez por isso (e por outros motivos) é que na população exista tanto descrédito e pessimismo com relação ao futuro da nação, de seus estados e municípios. Com raras exceções, as pessoas estão se “acostumando”, cada vez mais, com a pouca eficiência do estado brasileiro e, em geral, também não têm conseguido escolher bem os seus representantes.

Fechar os olhos; fingir que nada acontece de errado; que tudo é normal e aceitável; que nada se pode fazer e que se acomodar é a única opção, parece ser o destino da maioria da população. Afinal, a maior parte dela está assim há séculos: acomodada e conformada com um cenário que apenas “uma meia dúzia” consegue (ou conseguiu) enxergar. Tradicionalmente, a maioria diz que tem mais o que fazer do que ficar tentando arrumar o mundo...


Autor: Alexandre Araujo


Fonte: ouropretoonline.com


Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia