Brasil : Repulsa
Enviado por alexandre em 30/10/2010 02:03:05



STPMOP de Ouro Preto do Oeste repudia atitude do prefeito Alex Testoni

O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Ouro Preto do Oeste – STPMOP, com o desagravo sofrido pelos servidores municipais, com o projeto de lei do executivo municipal e aprovado pela Câmara municipal, onde há retrocesso em direitos adquiridos por todos da coletividade, pais, alunos e da categoria da educação, quando revoga a lei municipal 980/2003 que trata das eleições de diretores nas escolas públicas municipais. Assim, o STPMOP está em luto e inconformado e quer o apoio de todos para que possa agir em todas as esferas e órgãos necessários para que esse desmando arbitrário se reverta, haja vista ter oficiado (ofício 79 do dia 20/10/2010) à Câmara municipal para emendas à lei e por infortúnio não foi atendido e muito menos terem sido comunicados do dia e da referente lei para participar do plenário e discussão.





O processo de Gestão Democrática nas escolas municipais foi um grande avanço conquistado pela comunidade escolar após anos de debate com o poder executivo. O diretor indicado não passa de um capataz do Senhor da Senzala. O Compromisso democrático de discutir as mudanças da Lei 980 com as entidades representativas e a comunidade escolar não fazem parte das ações dessa administração. Os alunos, pais, professores e funcionários de apoio das escolas nem sequer foram ouvidos. O Executivo considerou apenas a vontade de meia dúzia de professores (que hoje estão diretores), mas certamente amanhã, pela vontade de um, deixarão o cargo. O poder na cabeça dos fracos vislumbra, tenta, aliena, corrompe. Atitudes como essa é uma demonstração de autoritarismo e imposição.





O diretor e vice-diretor é professor. Mas nem todos tiveram essa percepção. Não foi isso que vimos em algumas escolas municipais. Em razão do cargo, do status e do dinheiro maquiaram o processo democrático para agradar somente a um, virando as costas para aqueles que o elegeram. Evidencia-se que dar continuidade ao que não funcionou ou foi mal administrado não é sinônimo de democracia. Gestão democrática não é apenas eleger o diretor. Ouvir os alunos, debater com os pais a escola como um todo, aceitar as críticas, mudar conceitos, dialogar com professores e servidores de apoio os problemas e apontar soluções, exigir do executivo o cumprimento de compromissos assumidos com a comunidade. “Isso é Gestão Democrática”.



A realidade é que a comunidade escolar se vive numa democracia onde não se deve impor a outros o capricho de uns poucos. A democracia não se constrói com uso da força, de ameaças e com arrogância. Democracia se constrói com diálogo e com humildade.





Delisio F. Almeida Silva

Presidente do STPMOP


Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia