Política : Eleições 2010
Enviado por alexandre em 29/10/2010 23:40:53



Confúcio diz, A vitória é uma vontade de Deus e o povo vai saber escolher o melhor

O candidato ao governo do Estado Confúcio Moura (PMDB) realizou na tarde desta sexta-feira (29) na cidade de Jaru uma grande carreata que percorreu as principais vias do município. O candidato peemedebista conclamou toda militância a estar atenta para as manobras do candidato opositor que ao longo do segundo turno das eleições não apresentou propostas e sim preocupou-se em fazer ataques e mais ataques demonstrando não ter equilíbrio para disputar uma eleição.
“A nossa vitória é uma vontade de Deus e o povo da minha Rondônia nos abraçou por entender que temos a melhor proposta. Respeito com o cidadão é isso que vamos colocar em pratica com um governo novo para uma Rondônia mais forte”, disse o candidato do PMDB Confúcio Moura.



Confúcio diz não entender como se quer governar um Estado sem saber o que é a educação integral




O candidato do PMDB ao governo de Rondônia, Confúcio Moura, disse não entender como alguém pretende governar um Estado sem saber o que são os projetos, as experiências e as propostas de educação integral no Brasil.

A incredulidade do peemedebista foi manifestada em resposta a uma acusação do governador João Cahulla (PPS), que disputa a reeleição, durante o debate desta quinta-feira (28), na TV Rondônia (Globo), em Porto Velho.

Na ocasião, Cahulla criticou Confúcio Moura por ter implantado a educação integral em Ariquemes e disse que a sua população estava insatisfeita com os projetos dessa natureza em andamento no município.

“Que insatisfação é essa se, depois que implantei esses projetos, fui reeleito com 73% dos votos do eleitorado de Ariquemes, saí da Prefeitura aprovado por mais de 70% da população e neste 1º turno a cidade me deu mais de 68% da votação?”, confrontou Confúcio Moura.

A iniciativa referida por Cahulla, segundo explicou depois Confúcio Moura, é o “Projeto Burareiro”, implantado em Ariquemes em 2005, em seu 1º mandato como prefeito.

Pioneiro em Rondônia, o Projeto Burareiro concorreu com 394 projetos de todo o País e ficou em 1º lugar, em prêmio concedido pelo HSBC Bamerindus Solidariedade.

“Hoje o Projeto Burareiro atende mais de 2 mil crianças, que estão fora das ruas, livres do contato com drogas e a violência urbana”, esclareceu Confúcio Moura.

NÍVEL DA CAMPANHA

Confúcio Moura cobrou do seu adversário o cumprimento do termo de compromisso com a ética assinado por todos os candidatos em solenidade promovida pela OAB e o acusou de baixar o nível da campanha.

"O senhor foi ao limite extremo do jogo duro, do jogo sujo. O segundo turno só teve golpe baixo", acrescentou.



O candidato do PMDB optou por uma postura de alto nível durante o debate e não aceitou as provocações de João Cahulla, que, ao contrário, em quase todas as intervenções demonstrou que foi apenas para bater e atacar.

Confúcio chamou a atenção, por várias vezes, para o vazio das propostas de Cahulla. Sempre quando questionado, o candidato governista foi evasivo e não respondeu objetivamente aos questionamentos feitos. A todos eles, o candidato do governista se esquivava com reações agressivas.

“Isso apenas mostra o seu despreparo para governar Rondônia”, sentenciou Moura.

Confúcio Moura disse que Cahulla desconhece a cidade de Ariquemes e as ações da prefeitura nos últimos oito anos, quando foi prefeito e transformou o município num dos melhores de Rondônia para viver e trabalhar.

O candidato do PMDB, diversamente do seu oponente, não perdeu a oportunidade de reafirmar seus compromissos nas áreas de saúde, educação, segurança, agricultura, geração de emprego e outros.

Por fim, Confúcio Moura lamentou, mais uma vez, as baixarias que marcaram a campanha do seu oponente ao longo do segundo turno.

“O nosso adversário perdeu muito tempo fazendo graves acusações injuriosas – muitas delas no campo pessoal – e transformou o que deveria ser uma festa da democracia num espetáculo de baixarias”, destacou.

Ao final, para demonstrar que o adversário fez uma campanha injuriosa, Confúcio Moura convidou a população para assistir a derradeira edição da propaganda eleitoral gratuita na TV, nesta sexta-feira (29), informando que a Justiça cancelou o programa de Cahulla e concedeu a ele (Confúcio) o direito de resposta, comprovando a malignidade do governista.

“Mas eu o perdôo, não vou guardar mágoas do senhor. Afinal, sou um democrata e estou preparado para conviver com as adversidades”, finalizou Confúcio Moura.



Confúcio abre 20 pontos de vantagem na véspera da votação



Às vésperas da votação do segundo turno das eleições, o candidato a governador Confúcio Moura (PMDB) abre 20 pontos de vantagem e agora tem 60% das preferências eleitorais (sem contar os votos nulos, brancos e indecisos), contra 40% de João Cahulla (PPS).



Os dados constam dos resultados da mais recente pesquisa realizada pelo Ibrape – Instituto Brasileiro de Pesquisa e Opinião Pública – e divulgada neste sábado (30). O levantamento foi encomendado pela PSP Comunicação.



Consideradas as respostas dos que ainda não sabem em quem vão votar e as dos que disseram que vão anular ou votar em branco, Confúcio Moura ficou com 56% das preferências contra 38% de Cahulla.



Nesse caso, os indecisos somaram 3% dos entrevistados e 3% também foi o percentual dos votos brancos e nulos.



De acordo com a última pesquisa feita pelo Ibrape e divulgada no último dia 27, Confúcio Moura oscilou positivamente um ponto percentual, enquanto João Cahulla oscilou negativamente também um ponto – 59% contra 41%.



O instituto de pesquisa ouviu 992 eleitores entre os dias 27 e 29 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais para cima ou para baixo, e o intervalo de confiança é de 96%.



A pesquisa quantitativa com aplicação de questionários representou duas regiões geográficas do Estado: Capital (Porto Velho) e interior (13 cidades).



A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE/RO) sob o número 31638/2010.



Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia