Brasil : Benefício
Enviado por alexandre em 01/05/2010 16:06:07



Governador João Cahulla entrega 50 casas populares à famílias carentes de Ouro Preto D’Oeste


Com grande presença de populares e autoridades locais, o governador João Cahulla entregou na manhã deste sábado, 1º de maio – Dia do Trabalho – as primeiras 50 casas, de um total de 400 unidades, do conjunto habitacional Dom Bosco, em Ouro Preto do Oeste.

A obra foi realizada pelo Governo Federal, com recursos do F.G.T.S. da Caixa Econômica em parceria com o Governo do Estado, que investiu R$ 400 mil, A Prefeitura de Ouro Preto, que fez a infra-estrutura do local e a Agrishow, empresa responsável pelo gerenciamento da obra, juntamente com os moradores beneficiados.

Nesta primeira fase foram entregues as primeiras 50 unidades totalmente prontas. Cada casa foi construída numa área de 48m² e possui dois quartos, sala, cozinha, banheiro, coberta em telha de barro. Também já está com energia, água encw2anada e fossa, e a prefeitura está executando o encascalhamento e futuramente o bloqueteamento, meio-fios e calçamento.


O conjunto habitacional é destinado às famílias carentes que moravam em área de risco e invasões de Ouro Preto. Cada casa foi entregue a custo zero para cada família cadastrada e selecionada pela prefeitura e, segundo o prefeito Alex Testoni, “estas casas representam o resgate de uma parte da população sofrida de Ouro Preto, um compromisso assumido e cumprido pela nossa administração”.


Ao fazer uso da palavra, o governador João Cahulla iniciou saldando os trabalhadores presentes na solenidade pelo Dia do Trabalho. “Para nós, do Governo do Estado, todos os dias é dia de muito trabalho, é isso que a população espera da nossa administração.

Cahulla destacou o compromisso de sua administração, de levar benefícios à população de todos os municípios. Recordando a visita anterior que fez ao município, quando veio ao local onde as casas ainda estavam sendo construídas, Cahulla parabenizou o prefeito Alex Testoni pela iniciativa de doar o terreno onde o conjunto está sendo construído, e a parceria entre a Prefeitura Municipal, o Governo do Estado e o Governo Federal, através da Caixa Econômica Federal, que tornaram realidade o sonho de centenas de famílias carentes de Ouro Preto. “Muitas vezes fala-se de parcerias que nunca saem do papel.

“Conosco é diferente, nós cumprimos nossos compromissos, nossas obras começam e terminam, com qualidade e pagamento em dia, respeitando o imposto que a população paga”, referindo-se às obras civis e rodoviárias do Governo do Estado.
Após o início das próximas 60 casas, uma parte dos barracos instalados próximos à cerca serão demolidos para a construção de novas moradias. Os terrenos onde foram construídos os barracos na verdade era uma das pistas da Avenida Guaporé, que foram ocupados irregularmente e agora serão legalizados.

Na lista dos primeiros contemplados com as moradias, 30 famílias selecionadas eram da margem da cerca da Guaporé e as outras 20 famílias vieram da área de brejo e margens do canal do igarapé Ouro Preto.

Elas trabalharam para construí-la suas casas com mão de obra assistida pela prefeitura de Ouro Preto e de acordo com o contrato de comodato assinado as casas ficam em nome das esposas e não podem ser alugadas, vendidas e nem cedidas por um prazo de 14 anos.

Durante o evento de entrega das casas também foi dada a ordem de serviço para a construção das demais 60 unidades e três quilômetros de asfalto no conjunto. O projeto prevê a construção de 400 moradias totais no conjunto Dom Bosco quando concluído.

Ordem de serviço para asfaltamento e emoção pela casa própria

Além de entregar as 50 casas aos moradores, que já fizeram a mudança, foi assinada a ordem de serviço para o asfaltamento de 13,2 quilômetros entre Ouro Preto e o distrito de Rondominas.

De acordo com o documento, a obra já está licitada e as obras irão começar imediatamente. “O asfalto para Rondominas era uma antiga aspiração da população de Ouro Preto e em breve será realidade”, disse Cahulla.

Finalizando a solenidade foi desenlaçada uma grande fita inaugural, que cruzava toda a rua, marcando oficialmente a entrega das casas, levando às lágrimas as pessoas que receberam suas primeiras moradias na vida.

“É muita emoção, essa é a primeira casa que a gente tem, tive muito orgulho de trabalhar nela e agora vamos morar no que é nosso” disse o aposentado Manoel Menezes ao lado da esposa, ao receber suas chaves do governador João Cahulla, que visitou as casas e atendeu a imprensa.

Estavam presentes à solenidade o senador Acir Gurgacz, o deputado federal Rubens Moreira Mendes e os deputados estaduais Tiziu Jidalias, Luís Cláudio Pereira Alves e Professor Dantas.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia