Jesus : Estado de pecado Avatar de Rafael Reparador Por Rafael Reparador
Enviado por alexandre em 12/10/2013 00:19:54

“O pecado é uma prática!” “O pecado é tudo aquilo que nos afasta de Deus!” “Pecado quebra a comunhão!” “O pecado é a maldição!”

São tantas as afirmativas dando variações conceituais sobre esse mesmo assunto que ele se torna a cada dia mais tabu.

Diante de tantas opiniões, qual a importância de se criar mais um conceito para o pecado? Minha idéia sobre isso parte da crença de que definições sobre esse tema têm o poder de prender ou liberar pessoas, pois dependendo da forma como entendemos o pecado, a maneira com a qual lidamos com ele e seus efeitos, somo afetados para o bem ou para o mal.

É uma maldição? Separa o homem de Deus? É uma prática? A Bíblia outorga poderes para embasar tais interpretações, mas o que vale ao homem chegar a esse conhecimento?

A própria Bíblia descreve que é ‘pela lei que surge o conhecimento do pecado’. Um texto, escrito por Paulo, na carta aos romanos, traz, em minha opinião, a revelação básica que se deve ter para uma relação “saudável” com o pecado.

(Chamo de saudável a relação baseada na compreensão contida nessa mesma carta, em outro capítulo, que diz assim: “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito”. Romanos 8:1. Ou seja, o pecado não deve servir de peso, de culpa, de base para acusações a ninguém, pois Cristo é quem justifica as pessoas).

Retornando, em Romanos, capítulo 3 Paulo discorre sobre a indignidade humana perante Deus. “Não há um justo sequer”, ele afirma. “Não há quem entenda”, “não há quem conheça”, “todos são maus”, enfim, o pecado é uma situação irreversível para todo e qualquer ser humano.

“Todos são condenáveis, perante Deus”, verso 19. “Porque todos pecaram”, verso 23.

Como faço pra entender isto de forma mais clara?

Eu vejo o pecado como um estado. O pecado é uma situação humana dentro deste sistema de coisas onde por ora vivemos. Um exemplo que vem à minha mente é o do elemento água. Somos como a água neste mundo, que se tornou um freezer, por causa do pecado. Aqui, estamos em estado sólido, representação figurativa que estou dando ao pecado. Somos água e poderíamos estar em estado líquido, ou gasoso, dependendo das circunstâncias, no entanto, neste mundo, no qual as temperaturas são negativas, fomos transformados em gelo.

O que quero dizer com isso? Quero dizer que enquanto estivermos neste mundo, estaremos submetidos às condições deste mundo. Na carne, neste corpo, vivendo aqui na terra, somos gelo, enfim, somos pecadores.

Então, quer dizer que nunca deixarei de ser pecador? Sim. João afirmou isto em uma de suas cartas. “Quem diz que não tem pecado, é mentiroso”, ele decretou.

A Terra, nosso lar momentâneo, é como um grande pasto em que o gado somos nós e o dono é o Diabo, o Mau. Se um bezerro nasce, o dono não é a vaca, mas sim, o Mau. (li isso numa publicação do Bill Bright e achei muito elucidativo).

De fato, sabemos que o mundo jaz no maligno e é isso o que a Escritura quer dizer sobre tudo e todos aqui neste lugar: “o Mau nos possui”.

Então, qual a saída?

A saída é a vida no espírito, simples assim! A Obra da Cruz nos liberou da acusação, nos liberou da morte eterna, nos limpou do pecado (ainda que não mude nosso estado ‘sólido’ de pecado, nesta existência).

Tudo está no campo da fé e é por isto que devemos desenvolver um perfeito entendimento para que alcancemos uma consciência mais tranqüila diante de nós mesmos.

Recordando: “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito”.

Muitos pregadores trazem à tona em suas mensagens que fazem com que as pessoas se sintam culpadas. Pressionam a partir de hipotéticos pecados ocultos, maldições hereditárias, problemas financeiros relacionados a pecados… não é nada disso que esses textos acima estão dizendo.

Para os que nasceram de novo e receberam uma nova disposição perante a vida, a vida no espírito é uma realidade possível. Uma nova perspectiva diante da existência, que contempla a eternidade e não o aqui e o agora é plantada dentro daquele que tem fé.

Nosso estado ainda é sólido e permanecemos na condição de pecadores, mas somos justos diante de Deus, por causa de Jesus, por graça, por amor, por cumprimento de toda justiça de Deus.

Não deixe que nada, nem ninguém pese sobre você acusações, pois você está livre delas.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia