Regionais : Romário pode ficar no banco nas peladas entre parlamentares
Enviado por alexandre em 11/10/2010 15:00:23



Com Romário (PSB-RJ) no Congresso, as peladas parlamentares nunca mais serão as mesmas. A chegada do baixinho à Câmara no próximo ano já movimenta a escalação do time de futebol formado por deputados. Frequentadores assíduos da pelada das terças-feiras pós-votação no plenário, no clube da Associação de Servidores da Câmara (Ascade), já especulam a lista de convocação com nomes do tetracampeonato mundial de futebol de 1994. Os reeleitos ainda lamentam o desfalque da equipe. Marcelo Ortiz (PV-SP) e Deley (PSC-RJ) não conseguiram renovar o mandato e deixarão o time sem dois titulares. Como Ortiz não volta, os deputados planejam escalar Romário no lugar do parlamentar de 75 anos. Os dois têm estilo de jogo semelhante, segundo o deputado Zenaldo Coutinho (PSDB-PA), que também é atacante da equipe. “Nosso futebol teve algumas perdas. O Deley e o Marcelo Ortiz eram figuras exponenciais no time. O Ortiz é banheira, joga embaixo da trave do goleiro”, explica.

O deputado Júlio Delgado (PSB-MG) afirma que, apesar de ser estrela, Romário não terá vida fácil na seleção dos parlamentares. O deputado mineiro aposta na volta de Ortiz como suplente e diz que o deputado do PV é titular absoluto. “Ele não será só deputado novo, será colega de futebol novo. Não vai chegar, como ele diz, sentando na janela. O dirigente sou eu, o cartola sou eu. Vamos ver se damos a vaga do Ortiz para o Romário, mas se ele ficar marrento igual estava no fim de carreira, vai para o banco”, brinca Delgado.

Além de Romário, a nova Câmara contará com o ex-goleiro do Grêmio Danrlei (PTB-RS). A chegada do gremista ameaça a posição do deputado colorado Afonso Hamm (PP-RS). Ex-goleiro, com participação nas categorias de base do Inter, Hamm era o parlamentar com melhor histórico no futebol no grupo. Danrlei, contudo, chega para por fim ao reinado do deputado gaúcho no futebol parlamentar. “Nós estamos precisando de um goleiro, Danrlei já chega titular”, defende o “cartola” Júlio Delgado.

Tetra
O parlamentar do PSB cogita organizar uma partida de boas-vindas aos eleitos em novembro, depois do segundo turno. “Retornando depois do feriado, vamos marcar um jogo com os eleitos, mesmo sem diplomação.” Desde o início do recesso, na segunda quinzena de julho, o grupo não se reúne. A chegada das estrelas do futebol para a nova legislatura animou os atletas de fim de semana. A assessoria de Romário informou que o ex-atleta aceitará o convite se a partida for organizada com antecedência para que ele se desloque a Brasília. E se estiver na capital nas terças, marcará presença no futebol parlamentar a partir de fevereiro do próximo ano, quando assumirá o mandato.

O campo da Ascade pode marcar o reencontro da dupla do tetra: Romário e Bebeto. O deputado Zenaldo Coutinho conta que no futebol parlamentar é comum a participação de deputados estaduais convidados para “completar a equipe”. Este ano, foram eleitos para as assembleias legislativas do Rio de Janeiro e de Minas Gerais os atacantes Bebeto (PDT-RJ) e Marques (PTB-MG), jogadores que fizeram história no Vasco da Gama, no Flamengo e no Atlético.
Correio Braziliense

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia