Política : PMDB
Enviado por alexandre em 28/04/2010 18:35:46




Confúcio diz que desenvolvimento econômico e humano devem andar juntos
Um estado governado com responsabilidade, seguindo a idéia de que uma “boa” governança é um requisito fundamental para um desenvolvimento sustentado, que incorpora ao crescimento econômico, equidade social e também direitos humanos. Esta é a proposta que Confúcio Moura, pré-candidato ao governo do estado pelo PMDB, vem apresentando em reuniões partidárias realizadas nos quatros do estado.
Confúcio tem dito nos encontros promovidos pelo PMDB e por entidades de classes que Rondônia é um estado com grande potencial de desenvolvimento e que se sente devidamente capacitado para contribuir para o salto de qualidade que o momento requer.
O peemedebista, em sua história de vida pública, que já dura mais de vinte anos, foi responsável pela implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado e pela construção de unidades de saúde em todas as cidades, quando secretário de estado da Saúde, no início dos anos 80. Foi ainda deputado federal por três mandatos, período em que destinou recursos provenientes de emendas orçamentárias para todo estado. Como prefeito eleito e reeleito de Ariquemes, foi reconhecido por tornar a cidade referência no estado e fora dele, por boas práticas de administração pública, o que lhe rendeu prêmios, inclusive, no exterior.
O senador Valdir Raupp tem dito que Confúcio está pronto para governar Rondônia. Em Rio Crespo, numa reunião do PMDB, na terça-feira (26), Raupp voltou a enfatizar a relevância da experiência política de Moura. “Confúcio, dos pré-candidatos a governo de Rondônia, é o mais preparado”, reiterou, ao lado da deputada federal Marinha Raupp.

HOMENAGEM

Em Rio Crespo, Confúcio fez uma singela homenagem à prefeita Ediane Maria Moreira, que faleceu no início do mês de abril, relembrando alguns projetos que participaram juntos, quando ele era prefeito de Ariquemes. O destaque foi a implantação do Consórcio Intermunicipal de Saneamento, em que Ediane, era uma das maiores entusiastas. Confúcio lamentou a morte prematura da prefeita.

INEDITISMO
Sobre a implantação do Consórcio, Moura lembrou que o município de Ariquemes é o primeiro da Amazônia a implantar um Plano Municipal de Saneamento Ambiental e o terceiro do País a tomar esta iniciativa. Confúcio lembrou que se trata de um projeto que envolve 14 municípios da Grande Região de Ariquemes, que visa apresentar soluções à destinação final do lixo, ao tratamento das águas e ao esgotamento sanitário. “Saneamento ambiental também significa água para todos, esgoto sanitário adequado para todas as famílias, coleta seletiva, tratamento dos resíduos sólidos e orgânicos e drenagem das águas das chuvas. Tudo isso representa melhoria na qualidade de vida da população”, acrescentou.
Confúcio afirma que está entre seus projetos de governo, oferecer ao estado maiores oportunidades de crescimento econômico e social, com ações que elevem o nome de Rondônia em cenário nacional. Um bom exemplo é a criação de um Fitha (Fundo de Investimentos no Transporte e na Habitação) para cada município. “Assim os prefeitos poderão utilizar dos repasses sem a burocracia da assinatura de convênios, tendo automaticamente acesso a verba do fundo”. O peemedebista acredita que acaba sendo muito desgastante a espera para assinatura de convênios. “O transporte escolar é uma obrigação do estado com o município. O Fitha hoje, não faz o repasse devido aos municípios", afirmou.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia