Regionais : Panfletos apócrifos marcam fim de campanha
Enviado por alexandre em 30/09/2010 19:28:02



Apócrifos
Conforme a coluna noticiou ontem (29), a Polícia Federal encontrou no comitê eleitoral do candidato Israel Xavier (PT), panfletos apócrifos (sem autoria) difamando o senador Valdir Raupp, principal adversário da candidata petista ao senado, Fátima Cleide. Os panfletos continham adjetivos como “Rauppinóquio” e frases como “Raupp adora frango superfaturado na merenda escolar”. Essa ação é infantil, desnecessária e ainda vai render uma enorme dor de cabeça aos autores da proeza.
Curioso
Os candidatos petistas sempre dão um jeito de sabotar as próprias campanhas na reta final. Edson Silveira já foi detido por supostamente estar comprando votos, Epifânia Barbosa responde a um inquérito na Polícia Federal pelo mesmo motivo na eleição passada, e agora Israel Xavier, que sequer é candidato ao Senado, consegue melar a própria campanha.
Outro lado
O senador Valdir Raupp, sempre tranquilo, lamentou que os petistas tenham lançado mão de um panfleto tão sórdido com o intuito de caluniar, difamar e injuriar. “Ao invés de debaterem propostas, convencerem o eleitor que suas candidaturas são melhores, eles (petistas) usam de expedientes criminosos para tentar confundir o eleitor”, explicou.
De olho
A Polícia Federal armou uma enorme operação para flagrar os compradores de votos nessas eleições. Quem está pensando em agir nesse sentido, pode começar a colocar as barbas de molho, porque a casa vai cair. Quem tiver qualquer informação sobre irregularidades nessas eleições, pode ligar para o disque-denúncia da Justiça Eleitoral no 148. A ligação é gratuita e o eleitor não precisa se identificar.
IBOPE
A TV Rondônia deve liberar os números da última pesquisa IBOPE apenas no sábado. A sondagem foi registrada no TRE no dia 25 deste mês, mas consta como período de realização da pesquisa entre os dias 29 e 02 de outubro. Em função dessa demora e a expectativa que gera a divulgação de um IBOPE nas vésperas das eleições, começam a surgir especulações diversas, mas tudo não passa disso, de conversa. Como a data de coleta dos dados encerra no sábado, nesse mesmo dia o resultado deverá ser divulgado.
Pelos menos
Foi o que disse o diretor comercial da TV Rondônia, Antônio Campanari. Ele explicou que um dos motivos da divulgação da pesquisa no sábado foi por causa do debate realizado pela TV Rondônia na terça-feira. Campanari explicou que a ideia é ter números atualizados, para saber como o debate pode ter afetado a opinião dos eleitores.
Reta final
Candidatos majoritários estão percorrendo os principais municípios ao longo da BR 364 em carreatas para mostrar volume de campanha. Expedito Júnior, Confúcio Moura e Eduardo Valverde seguem se “esbarrando” até sábado, último dia de campanha.
Volume
Falando em volume de campanha, Jair Montes, candidato a deputado federal pelo PTC, vem apontando como um dos favoritos nessas eleições. Montes foi o oitavo candidato mais votado nas eleições de 2008 para vereador em Porto Velho e só não foi eleito porque sua legenda não atingiu o coeficiente eleitoral. Agora em 2010, ele encarou uma campanha difícil, disputando uma das oito cadeiras na Câmara Federal. De Vilhena a Guajará Mirim, simpatizantes e correligionários vem levando o nome de Jair Montes.
Falando nele
Montes declarou em entrevista recente ao programa Painel Político, que se for eleito deputado federal pretende apresentar um projeto de lei para que os espaços que vem sendo utilizados pela população nos bairros, como campinhos de futebol, sejam revertidos em áreas sociais estruturadas, que vão servir para prática de esportes, além de implantação de creches e atividades culturais. A ideia é muito boa e se realmente for concretizada, a população agradece.
Outro
Que também vem crescendo é o candidato a deputado estadual Carlos Eduardo Ferreira, o delegado Carlão, que já conta com o apoio maciço dos servidores da Polícia Civil e tem simpatizantes nas mais diversas áreas.
Nova Ceron
A tal Eletrobrás Distribuição Rondônia – nome pomposo para a velha Ceron, não engana ninguém e continua irritando os usuários rondonienses. Com um call center que opera no Rio de Janeiro, a empresa vem deixando, e muito, a desejar em seus serviços. Para se ter uma ideia, nesta semana faltou energia em praticamente todos os bairros de Porto Velho em horários alternados. No bairro Embratel os moradores estão há mais de 20 horas sem energia, e a empresa não dá qualquer satisfação. Mas as contas...
Acabou
Esta quinta-feira foi o último dia de propaganda eleitoral gratuita nas rádios e TVs. A exigência do TSE em aplicar legendas ou linguagem de libras nas propagandas gera um verdadeiro festival de aberrações. O PSOL ganhou de longe nesse quesito na propaganda em Rondônia. As legendas passavam rápido demais e com erros imensos de português. A melhor alternativa ainda continua sendo Libras.
Hoje também
Foi o último dia para propaganda política mediante reuniões públicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa, entre as 8 horas e as 24 horas. Também é o último dia para realização de debates e a Rede Globo exibe logo mais o debate entre os presidenciáveis. Também é a data a partir da qual o juiz eleitoral ou o presidente da mesa receptora poderá expedir salvo-conduto em favor de eleitor que sofrer violência moral ou física na sua liberdade de votar.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia