Política : MEIO AMBIENTE
Enviado por alexandre em 26/06/2013 19:39:23


Árvore é cortada sob a alegação que estava atrapalhando a entrada de veículos
Na manhã desta terça-feira (25), trabalhadores começaram a cortar uma árvore da espécie Sibipiruna de grande porte na Avenida Capitão Silvio Gonçalves de Farias, na altura do nº. 460, no bairro Do Incra área central de Ouro Preto do Oeste. O flagrante do crime ambiental se deu quando a nossa reportagem passava na Avenida, questionados sobre a autorização para o corte, os homens disseram ter permissão por parte da Prefeitura, mas não mostraram qualquer documento autorizando o corte da árvore que foi plantada na década de oitenta.

De acordo com o Código de Postura do município, é proibido podar, cortar, danificar, derrubar, remover, ou sacrificar árvores da arborização pública, sendo estes serviços de atribuição da Prefeitura, ou órgãos ou pessoas autorizadas pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
Procurado pela reportagem o responsável pelo Meio Ambiente no município Braz Paganini informou que foi procurado por um cidadão que queria cortar um pé de árvore. A alegação do proprietário da residência segundo informou Braz Paganini era que a árvore estava atrapalhando a entrada de veiculo na garagem, vale lembrar que quando foi feito a obra a árvore já estava plantada no local.

Contudo Braz não soube precisar se tinha assinado tal autorização, mas que tinha determinado a visita de um técnico ao local para averiguar a situação. Os casos onde é preciso realizar o corte ou poda das árvores deverão ser analisados pelos técnicos da secretaria, que após constatarem a necessidade, emitirão a autorização para que o serviço seja feito.

Vale lembrar que segundo a lei, para que não seja desfigurada a arborização do local, será necessário o plantio de uma nova árvore próximo ao local. Resta esperar se o proprietário da residência vai cumprir com que preconiza a legislação vigente no país.
A sibipiruna (Caesalpinia pluviosa sin. C. peltophoroides; Caesalpinioideae), também conhecida como sebipira, é uma árvore de grande porte, nativa do Brasil, perenifólia, chegando a medir 28 metros de altura (normalmente entre 6-18m) com até 6 metros de diâmetro da copa arredondada e muito vistosa. Facilmente confundida com o pau-brasil ou pau-ferro pela semelhança da sua folhagem. Muito usada para arborização, especialmente da cidade de São Paulo, de onde foram batidas as fotografias abaixo. A cidade de Maringá, no Paraná, possui arborização com 80% em sibipiruna.

SIBIPIRUNA PLANTADA EM BRASÍLIA - DF

Fonte: ouropretoonline.com

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia