Regionais : Prefeito Célio e comitiva de empresários visitam produtor de soja em Espigão
Enviado por alexandre em 28/04/2010 10:16:09



Prefeito Célio e comitiva de empresários visitam produtor de soja em Espigão

A propriedade fica localizada na linha Bela Vista, km9, na Fazenda Formiga. Atualmente produz em torno de 2 mil sacas de soja em 50 hectares. Cerca de 10 empresários do município e funcionários da EMATER/RO, inclusive o chefe do escritório local, Hermenegildo Ribeiro, acompanharam o prefeito na visita realizada nesta terça.

O Prefeito Célio Renato (PMDB), juntamente com empresários de Espigão do Oeste, chefe do escritório local da EMATER/RO, Hermenegildo Ribeiro da Cruz Neto, técnicos do escritório, Cabeção e Humberto Conde, Secretário de Agricultura, Minas, Energia e Meio Ambiente, (SEMAM), Carlos Augusto da Costa (Carlinhos), produtores de cereais Vasquinho e Jamor da linha do Calcário, empresários Luis Valadares e Antônio Erdman, visitaram nesta terça-feira (27), uma propriedade localizada na linha Bela Vista no km 9, onde o empresário Lourenço Piloto esta cultivando cerca de 50 hectares de soja, aproximadamente 20 alqueires.

De acordo com informações colhidas com o produtor, estão sendo realizados diversos testes com algumas variedades do “Grão de Ouro”, como é conhecida e identificada por muitos a soja. “Estamos usando em alguns pontos da plantação, sementes transgênicas, em outros a adubação esta sendo realizada com calcário. A que deu mais certo, ou seja, maior produtividade foi a semente comum, adubada com cama de frango”, disse Piloto.

O empresário disse ainda ao prefeito Célio, que foram colhidos cerca de 45 sacas com 60 kg de soja cada, por hectare plantado no local. A média corresponde segundo informações do engenheiro agrônomo Humberto Conde, a do estado do Paraná e se aproxima bastante da media da região responsável pela maior produção de soja no planeta, Centro Oeste, (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás).

Segundo Célio Renato, ele e os empresários puderam constatar a qualidade da terra e dos cereais produzidos ali. “O Piloto esta mostrando através desse investimento empregado nessa propriedade o nosso potencial na produção de soja, que com toda certeza trará mais desenvolvimento para o nosso município e também para todo o estado”, disse Célio.

Produtores como o Vasquinho e Jamor da linha do Calcário que já produzem outros cereais, mostraram-se muito interessados no plantio do grão em suas propriedades. “As variedades mais resistentes às pragas foram as que mais me interessaram”, afirmou Vasquinho.

O produtor Jamor comentou sobre o adubo. “Temos a terra que é de ótima qualidade, o adubo é produzido aqui mesmo nos criadouros de frango, agora é só somar forças e produzir, gerar empregos e aquecer a economia do nosso município, tenho certeza que melhora pra todo mundo,” disse entusiasmado o produtor.

O prefeito Célio disse que nossa região não pode se limitar apenas ao cultivo de milho, arroz, leite e café. “Agora tendo como exemplo a iniciativa desse produtor, poderemos iniciar o cultivo da soja que se mostrou extremamente rentável. Fico feliz com o desenvolvimento de mais essa cultura e aqui in loco, pude constatar o quão vantajoso será para nosso município o desenvolvimento do cultivo da soja.

Todos sabem do quanto nosso município é rico em todos os aspectos e agora com o plantio de soja, mostra ao estado e ao Brasil nosso potencial para produzir ainda mais”disse.

O prefeito Célio encerrando a visita disse aos presentes que a prefeitura irá auxiliar e dar suporte a quem realmente quiser produzir no município. “Irei disponibilizar todo o suporte necessário, através da Secretaria de Agricultura, Minas, Energia e Meio Ambiente (SEMAM), a todos aqueles que buscam melhoramento na sua propriedade, introduzindo novas culturas. Usaremos como exemplo esta propriedade que esta desenvolvendo com grande louvor o cultivo da soja”, finalizou Célio Renato.

Fonte: Salim Salles

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia