Política : BOA AÇÃO
Enviado por alexandre em 24/06/2013 00:45:21


Governo assina convênio que beneficiará associação de dependentes químicos
O convênio assinado no valor de R$ 300 mil na manhã de hoje (21), pelo governador Confúcio Moura junto à organização União das Irmãs da Copiosa Redenção (PIA), vai beneficiar a unidade Monsenhor Gabriel Mercol com 30 vagas para o atendimento qualificado. Com a ajuda de custo do governo do Estado, os municípios de Presidente Médici e Ji-Paraná serão beneficiados.
A diretora da instituição, irmã Adriana Glenn viu com alegria o repasse da verba pelo Estado. “Vemos esse gesto do governo com satisfação além de contribuir para continuarmos oferecendo um atendimento prioritário e de respeito aos pacientes”, comenta .

A casa de recuperação localizada no município de Presidente Médici funciona há cinco anos e atende cerca de 30 mulheres em condição de risco pessoal e social, por uso de entorpecentes. Através do projeto “Restaurando Vidas”, a unidade tem como ponto forte a experiência de mais de 20 anos de fundação atuando em vários cantos do Brasil, e ainda contando com uma excelente estrutura física para o atendimento. Ainda durante a cerimônia, Dom Pedro Pedron agradeceu o repasse feito pelo governo à instituição. “Que o Estado seja para as obras sociais os “olhos benignos, sempre contribuindo com as ações de forma conjunta”, afirma.



O repasse é parte da emenda do senador Acir Gurgacz, que foi representando pela esposa e uma das coordenadoras da associação, Ana Maria Gurgacz. Ana se emocionou ao falar do trabalho que vem sendo realizado ao longo dos anos pela instituição social. “É triste acompanhar o clamor das mães que sofrem com filhos dependentes químicos. E quando buscam ajuda não encontram. Esse local é um regaste da juventude, da moral e a liberdade para quem quer vencer na vida longe das drogas”, enfatizou.

O secretário de Estado da Saúde (Sesau), Williames Pimentel afirmou “que o governo vem fazendo seu dever de casa ao buscar incluir todos os princípios básicos exigidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com a acolhida daquelas pessoas que lutam contra as drogas, um vício que prejudica não somente ao usuário, mas a sociedade”, lembrou. “Este repasse pode até ter demorado a chegar, mas é um auxílio claro que mostra a sensibilidade do governador Confúcio Moura com área social”, destacou Pimentel.



Foi pensando nessas pessoas que o governador Confúcio Moura, após visitar o Estado de Alagoas, federação que desenvolve programas voltados a acolhida de pessoas com problemas relacionados a drogas, criou por a Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz), que já desenvolve, desde a sua fundação no início do ano, programas com a população rondoniense.  “Trabalhar nessa área é uma luta contínua, mas a Sepaz desde a sua criação desenvolve programas de reinserção atendendo a quem realmente precisa”, informa Pedro Paulo de Carvalho, secretário-adjunto da Sepaz.

“A Sepaz foi criada co o objetivo de atuar frente às necessidades dos dependentes químicos e suas famílias”, explica o governador.

O resultado esperado ao fim do convênio é promover tratamento, recuperando e reinserindo socialmente mediante atendimento qualificado, conforme estabelecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e Assistência Social (Suas), com vistas aos direitos, por meio de atividades socioeducativas e de convivência grupal, condição imprescindível par o exercício da cidadania.




Fonte: Decom

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia