Brasil : Cultura
Enviado por alexandre em 15/09/2010 19:03:20



Cristina Lago debate demandas da cultura com agentes locais e homenageia Raupp

“Agradeço, de coração, a lembrança da Cristina e assumo aqui compromisso de trabalhar cada vez mais para atender as demandas do setor e ajudar a deputada Marinha a concluir os seus projetos em andamento nessa área”, disse o senador e candidato a reeleição da coligação “Aliança por uma Rondônia melhor para todos” (PMDB, PDT, PCdoB, DEM e PRTB), Valdir Raupp (PMDB), ao ser homenageado, nesta segunda-feira (13), no Aquárius Selva Hotel, em Porto Velho, durante um encontro com agentes culturais rondonienses promovido por sua assessoria a pedido da atriz Cristina Lago.

No encontro, do qual participaram importantes nomes da produção cultural rondoniense, foram debatidos os problemas com que se debate o setor, dentre eles a total falta de apoio governamental, institucional e privado.

“Talentos nós temos. O que não temos são recursos financeiros para trabalharmos esses talentos”, disse o carnavalesco Carlinhos Maracanã, um dos participantes da reunião. “Temos elaborada uma lei estadual de incentivo à cultura, mas, nesse momento, ela está ‘dormindo’ em alguma gaveta na Assembléia Legislativa. O governo não nos chama para conversar, ele chegou a desviar o dinheiro destinado à construção do teatro de Porto velho para outros fins. Precisamos de uma política cultural que parta tanto dos municípios quanto do governo do Estado”, destacou.

A atriz Cristina Lago, que hoje faz sucesso no circuito Rio-São Paulo, principalmente no teatro e no cinema, reforçou o coro do carnavalesco: “Sou de Ouro Preto do Oeste e, para me desenvolver profissionalmente, tive de sair do Estado aos 10 anos de idade para estudar no Rio de Janeiro. Isso porque não pude fazer uma escola de teatro aqui, porque aqui simplesmente não tem uma escola de teatro”, afirmou.

O jornalista, poeta e compositor Sílvio Santos, que mantém uma coluna especializada em eventos da cultura rondoniense, disse que Rondônia não precisa de um projeto cultural do governador de plantão. “Precisamos, sim, de uma política cultural de Estado. Uma política que respeite o produtor cultural rondoniense e valorize o artista que aqui está”. Santos reconheceu Valdir Raupp como parceiro do setor Cultural. “E a deputada Marinha é incansável, não pára, não desiste. Ela realmente investe em cultura. Como Confúcio Moura também é ligado ao setor, acho que com Marinha e Confúcio vamos conseguir trabalhar num projeto cultural para Rondônia”, afirmou.

Produtor cultural em Porto Velho, Fred Perillo disse que uma das demandas locais é a criação do Conselho Estadual de Cultura. Ele afirmou que a lei de incentivo a cultura, a Lei Rouanet, apesar de boa, concentra seus benefícios basicamente no eixo Rio-São Paulo, discriminando as demais regiões do país. “É uma lei que precisa ser revisada”, opinou.

HOMENAGENS – Por iniciativa da atriz Cristina Lago, o objetivo do encontro de segunda-feira foi homenagear o senador Valdir Raupp e a deputada federal Marinha Raupp, segundo a artista, reconhecidos defensores das causas culturais em Rondônia. Na ocasião, Valdir Raupp disse que um projeto de Marinha Raupp prevê a criação de teatros em todas as cidades do Estado. “Pelo menos em 50% delas, os teatros já estão ou concluídos ou em construção. Trata-se de emendas parlamentares da deputada Marinha. Eu vou dando suporte às ações dela”, revelou.

Depois de ouvir as reclamações dos agentes culturais presentes, o senador Valdir Raupp anunciou o seu propósito no sentido de abrir u m debate sobre a implantação de um pólo de cinema em Porto Velho. “O objetivo é revelar talentos locais. É lógico que Rondônia tem talentos, mas precisam de incentivos para deslanchar. Se for o caso, vamos fazer o que for necessário em Brasília para viabilizar recursos federais para a implementação desse projeto”, atestou.

Cristina Lago se disse feliz com a iniciativa do senador Rondoniense: “Tive de sair para estudar fora porque não havia qualificação aqui. Tenho amigos e amigas que querem se dedicar ao cinema e ao teatro, mas não têm recursos para estudar fora. Trata-se de uma iniciativa louvável. Todo Estado brasileiro precisa disso. Meu sonho é gravar um longa-metragem em Rondônia, com atores, atrizes, equipe técnica, enfim, com toda a estrutura – física e humana – local”, disse encerrando o encontro.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia