Resenha Política : Resenha política-Robson Oliveira
Enviado por alexandre em 26/03/2013 21:47:17

Resenha Política



Robson Oliveira


Esgoto

Os órgãos federais de fiscalização apontaram recentemente problemas sérios envolvendo um milionário contrato de esgotamento sanitário da capital que vão dar muita dor de cabeça aos (ir)responsáveis pelas lambanças feitas no contrato. O município de Porto Velho corre o risco de perder mais de setecentos milhões para saneamento exatamente devido aos malfeitos detectados.


Intrigante

O que mais intrigou os profissionais que auditaram o contrato de esgotamento sanitário da capital foi o certame licitatório que contou com apenas uma empresa concorrendo. Mesmo sendo um contrato milionário. Os pagamentos feitos e o projeto básico são outros gargalos que vai dar muito o que falar por aqui nos próximos dias.


Devassa

É bom que o briguento senador Ivo K-Sol fique esperto com o que vem por aí: vários convênios e contratos firmados ainda na sua administração estadual estão sendo analisados e fiscalizados. As primeiras informações que vazaram indicam que o senador vai ser compelido a dar muitas explicações. Exatamente ele que adora cornetar o atual mandatário e acusá-lo de malfeitos. Como diz o ditado: “um dia da caça outro do caçador”.


Inferno

Laerte Gomes, ex-prefeito de Alvorada do Oeste, tem manifestado aos interlocutores próximos apreensão com o pente fino que estão fazendo na sua administração. Desde que deixou o mandato o ex-prefeito passou a ser alvo de várias denúncias que tem atormentado a sua vida e provocado estragos políticos irremediáveis. Até a pretensão em disputar uma vaga na Câmara Federal está sendo avaliada pelo ex-prefeito como inoportuna. Laerte sempre foi afável no trato pessoal, mas anda nervoso demais com os boatos de que se anuncia um inferno astral por aí.


Trucidar

Já Roberto Sobrinho, ex-prefeito de Porto Velho, é outro que anda preocupado com a possibilidade de que fatos novos surjam e sepultem de vez a sua meteórica e polêmica carreira política. O petista é criticado pela maioria dos moradores de Porto Velho e tem sido execrado moralmente nas entranhas do PT por companheiros que querem o seu expurgo antes que um novo escândalo trucide a legenda para a disputa de 2014.


Tonto
Apesar do desgaste provocado ao PT pelo desastroso segundo mandato de Roberto Sobrinho na capital, é ainda prematuro avaliar se vai refletir nas candidaturas em 2014, especialmente no interior. Preocupado com o calendário de 2014 os petistas querem apostar na candidatura a governador de Padre Ton para salvar o legado partidário. Os pecados de Sobrinho deixaram os 'companheiros' tontos, sem rumo, sem discurso e o vigário possui o perfil ideal para evitar uma tragédia do partido nas urnas. Além da capacidade de pregar na adversidade.


Acinte

Embora estejamos há mais de um ano do início das eleições estaduais é acintosa a forma como uma ex-vereadora utiliza os espaços radiofônicos adquiridos a preços elevadíssimos para se manter na mídia.


Silêncio

Nem mesmo dia do mentiroso escapa de um alô da menina que, enquanto vereadora, pouco fez para melhorar a vida do munícipe e quedou-se silenciosamente em relação às mazelas da administração municipal.


Desequilíbrio

As mensagens radiofônicas podem não caracterizar cabalmente crime de campanha antecipada ao período eleitoral, mas a forma como é veiculada é acintosa e desequilibrada em relação aqueles que vão à disputa nas eleições vindouras e não dispõem de fartos recursos para ocupar os espaços na mídia. Exatamente porque não são notícias nem têm o que falar é que partem para comprar esses espaços a preços generosos.


Diferenças

Mário Português, multimilionário e bem votado nas eleições municipais passadas, não se utiliza dos mesmos artifícios da guria ex-vereadora por perceber que o eleitor não é otário. O 'portuga' não esconde que é provável candidato a deputado federal quando perguntado e nem por isto burla a lei antecipando o pleito. Uma diferença que fará diferença quando ambos confirmarem os nomes nas eleições de 2014. Mário demonstra respeito às regras.


Exonerações

O Diário Oficial do Estado publicou uma relação interminável de servidores comissionados do Poder Legislativo Estadual que foram demitidos no dia de ontem. A lista é enorme e consta nomes e sobrenomes conhecidos. A informação é que a maioria retorna à folha de pagamento.


Balbúrdia

O que chama a atenção na lista das exonerações da ALE são ex-vereadores, ex-deputados ou parentes que foram rechaçados nas urnas e ainda ganharam uma sinecura nos gabinetes dos nossos parlamentares. Imagine se todos, de uma só vez, fossem aos gabinetes para trabalhar que balbúrdia iam provocar.


Recurso

Como a coluna havia antecipado o advogado do deputado federal Natan Donadon (PMDB), Nabor Bulhões (um dos mais bem preparados criminalistas do país), interpôs mais um recurso junto ao STF o que sustenta por mais um tempo o parlamentar rondoniense no cargo. Vencido mais este o parlamentar ainda dispõe de mais dois que retardarão a perda do mandato. Mas quem espera ver Natan sendo levado para uma unidade prisional pode se frustar: é que seu advogado ainda vai questionar a dosimetria que estabeleceu a pena em mais de 13 anos em regime fechado. Na hipótese de diminuir é bem possível que mude também o regime de início do cumprimento, ou seja, trancafiado pode não ficar.


Imagem

As peças publicitárias do Governo do Estado veiculadas na mídia estadual são de boa qualidade e fazem parte da estratégia para melhorar a imagem do governante junto a uma população incrédula com seus dirigentes. É cedo para mensurar se vão ser capazes de alavancar a popularidade de Confúcio Moura que foi destroçada mais pelas trapalhadas da equipe que reuniu para governar. Além da teimosia e lentidão para se livrar dos estorvos.


Reeleição

Moura deverá anunciar no próximo ano que é candidato à reeleição. Quem tem intimidade com as campanhas eleitorais sabe que ele vai ser um postulante duro a ser batido mesmo com a popularidade atualmente em frangalhos.


Imponderável

Um ano e meio é tempo o suficiente para que um governante recupere a credibilidade desde que cumpra com parte das promessas feitas em campanha. Para investir nas promessas a tulha de Moura estará cheia com o empréstimo contraído junto ao BNDES. É arregaçar as mangas e trabalhar. Ah, sim, evitar uma pedra do meio do caminho como ocorreu no início do governo. O imponderável não depende dos estrategistas...


Deduções

Depois que publiquei uma nota na coluna passada sobre uma eventual operação policial que deverá abalar as estruturas políticas rondonienses, alcaides, empresários, parlamentares, entre outros, encheram minha caixa de mensagem com perguntas que não tenho respostas. Aviso aos navegantes que a informação anunciada decorre de deduções após 23 anos de jornalismo e fontes altamente credenciadas. O quê? Quem? Onde? E quando? São perguntas que não tenho as respostas. Tenho apenas minhas deduções. Mas que vem aí barulho isto é pule de dez.


Cai

Permanecendo a pressão na Comissão de Direitos Humanos contra a eleição para presidente do pastor Marco Feliciano (PSC-SP) a queda é questão de tempo. A presidência da Câmara Federal percebeu que o desgaste é maior do que imaginavam depois que o pastor assumiu a direção da Comissão. Ele é acusado de racista, homofóbico e preconceituoso. Pelas declarações dadas, é cretino também.


Esqueçam

Fiquei surpreso com o loby que setores conservadores da intelectualidade brasileira estão fazendo para eleger Fernando Henrique Cardoso imortal da Academia Brasileira de Letras. Exatamente ele que pediu para que esquecêssemos tudo o que escreveu quando era paparicado pela esquerda brasileira.


Catacumba

A casa que imortalizou Machado de Assis, Olavo Bilac, Manoel Bandeira, José de Alencar, Cecília Meirelles, Raquel de Queiroz, entre outros intelectuais, perde a verve para dar abrigo a políticos como José Sarney, Marco Maciel e agora FHC. É a morte dos imortais e a ABL está virando um mausoléu.


Susto

Mais um amigo deu susto com problemas cardíacos, desta vez foi o advogado Almeida Junior que foi levado às pressas a uma UTI para cuidar do coração. Começo a ficar preocupado com o meu (mesmo não apresentando sinais de fadiga) devido à quantidade de um bom vinho que adoro degustar. Graças a Deus Jr está bem e recomposto do susto. Desejo-lhe melhoras e aguardo o convite para um novo deguste de um aveludado merlot.


E-mail

Fiz alguns comentários sobre o movimento encabeçado pela ex-senadora Marina Silva para a construção de um novo partido político através de uma Rede e recebemos um e-mail da assessoria que reproduzimos abaixo.  

Estimado Colunista Robson Oliveira.

 

Apraz-nos levar ao domínio de V. Sa. o nosso projeto social,

certos de que esta Rede cumprirá o seu objetivo de dar ânimo

ao exercício da cidadania.

 Nela, cada político brasileiro, eleito pelo voto popular, do

Presidente da República aos Vereadores do mais longínquo

entre os 5.564 municípios do país, terá uma página individual

para difundir seus feitos e planos de realizações e ainda interagir

com o eleitor.

Também o cidadão, eleitor ou não, terá o seu espaço para

sugerir, elogiar, criticar e cobrar procedimentos pertinentes de

seus representantes.

 Importa-nos, e muito, que V.Sa. nos leve ao conhecimento de 

seus leitores,amigos, através das redes sociais ou ainda de suas

próprias listas eletrônicas, contribuindo, assim, para o sucesso

deste  projeto de "política com transparência", marco inicial do

resgate de nossa cidadania.

 Com admiração e apreço,

 Dalton Rafael de Barros

 

Páscoa

Aos leitores e amigos desejo-lhes uma páscoa animada, feliz e festiva. Aproveito o feriado para pegar a estrada e retorno somente na próxima semana. Inté!




Resenha Política



Robson Oliveira


Esgoto

Os órgãos federais de fiscalização apontaram recentemente problemas sérios envolvendo um milionário contrato de esgotamento sanitário da capital que vão dar muita dor de cabeça aos (ir)responsáveis pelas lambanças feitas no contrato. O município de Porto Velho corre o risco de perder mais de setecentos milhões para saneamento exatamente devido aos malfeitos detectados.


Intrigante

O que mais intrigou os profissionais que auditaram o contrato de esgotamento sanitário da capital foi o certame licitatório que contou com apenas uma empresa concorrendo. Mesmo sendo um contrato milionário. Os pagamentos feitos e o projeto básico são outros gargalos que vai dar muito o que falar por aqui nos próximos dias.


Devassa

É bom que o briguento senador Ivo K-Sol fique esperto com o que vem por aí: vários convênios e contratos firmados ainda na sua administração estadual estão sendo analisados e fiscalizados. As primeiras informações que vazaram indicam que o senador vai ser compelido a dar muitas explicações. Exatamente ele que adora cornetar o atual mandatário e acusá-lo de malfeitos. Como diz o ditado: “um dia da caça outro do caçador”.


Inferno

Laerte Gomes, ex-prefeito de Alvorada do Oeste, tem manifestado aos interlocutores próximos apreensão com o pente fino que estão fazendo na sua administração. Desde que deixou o mandato o ex-prefeito passou a ser alvo de várias denúncias que tem atormentado a sua vida e provocado estragos políticos irremediáveis. Até a pretensão em disputar uma vaga na Câmara Federal está sendo avaliada pelo ex-prefeito como inoportuna. Laerte sempre foi afável no trato pessoal, mas anda nervoso demais com os boatos de que se anuncia um inferno astral por aí.


Trucidar

Já Roberto Sobrinho, ex-prefeito de Porto Velho, é outro que anda preocupado com a possibilidade de que fatos novos surjam e sepultem de vez a sua meteórica e polêmica carreira política. O petista é criticado pela maioria dos moradores de Porto Velho e tem sido execrado moralmente nas entranhas do PT por companheiros que querem o seu expurgo antes que um novo escândalo trucide a legenda para a disputa de 2014.


Tonto
Apesar do desgaste provocado ao PT pelo desastroso segundo mandato de Roberto Sobrinho na capital, é ainda prematuro avaliar se vai refletir nas candidaturas em 2014, especialmente no interior. Preocupado com o calendário de 2014 os petistas querem apostar na candidatura a governador de Padre Ton para salvar o legado partidário. Os pecados de Sobrinho deixaram os 'companheiros' tontos, sem rumo, sem discurso e o vigário possui o perfil ideal para evitar uma tragédia do partido nas urnas. Além da capacidade de pregar na adversidade.


Acinte

Embora estejamos há mais de um ano do início das eleições estaduais é acintosa a forma como uma ex-vereadora utiliza os espaços radiofônicos adquiridos a preços elevadíssimos para se manter na mídia.


Silêncio

Nem mesmo dia do mentiroso escapa de um alô da menina que, enquanto vereadora, pouco fez para melhorar a vida do munícipe e quedou-se silenciosamente em relação às mazelas da administração municipal.


Desequilíbrio

As mensagens radiofônicas podem não caracterizar cabalmente crime de campanha antecipada ao período eleitoral, mas a forma como é veiculada é acintosa e desequilibrada em relação aqueles que vão à disputa nas eleições vindouras e não dispõem de fartos recursos para ocupar os espaços na mídia. Exatamente porque não são notícias nem têm o que falar é que partem para comprar esses espaços a preços generosos.


Diferenças

Mário Português, multimilionário e bem votado nas eleições municipais passadas, não se utiliza dos mesmos artifícios da guria ex-vereadora por perceber que o eleitor não é otário. O 'portuga' não esconde que é provável candidato a deputado federal quando perguntado e nem por isto burla a lei antecipando o pleito. Uma diferença que fará diferença quando ambos confirmarem os nomes nas eleições de 2014. Mário demonstra respeito às regras.


Exonerações

O Diário Oficial do Estado publicou uma relação interminável de servidores comissionados do Poder Legislativo Estadual que foram demitidos no dia de ontem. A lista é enorme e consta nomes e sobrenomes conhecidos. A informação é que a maioria retorna à folha de pagamento.


Balbúrdia

O que chama a atenção na lista das exonerações da ALE são ex-vereadores, ex-deputados ou parentes que foram rechaçados nas urnas e ainda ganharam uma sinecura nos gabinetes dos nossos parlamentares. Imagine se todos, de uma só vez, fossem aos gabinetes para trabalhar que balbúrdia iam provocar.


Recurso

Como a coluna havia antecipado o advogado do deputado federal Natan Donadon (PMDB), Nabor Bulhões (um dos mais bem preparados criminalistas do país), interpôs mais um recurso junto ao STF o que sustenta por mais um tempo o parlamentar rondoniense no cargo. Vencido mais este o parlamentar ainda dispõe de mais dois que retardarão a perda do mandato. Mas quem espera ver Natan sendo levado para uma unidade prisional pode se frustar: é que seu advogado ainda vai questionar a dosimetria que estabeleceu a pena em mais de 13 anos em regime fechado. Na hipótese de diminuir é bem possível que mude também o regime de início do cumprimento, ou seja, trancafiado pode não ficar.


Imagem

As peças publicitárias do Governo do Estado veiculadas na mídia estadual são de boa qualidade e fazem parte da estratégia para melhorar a imagem do governante junto a uma população incrédula com seus dirigentes. É cedo para mensurar se vão ser capazes de alavancar a popularidade de Confúcio Moura que foi destroçada mais pelas trapalhadas da equipe que reuniu para governar. Além da teimosia e lentidão para se livrar dos estorvos.


Reeleição

Moura deverá anunciar no próximo ano que é candidato à reeleição. Quem tem intimidade com as campanhas eleitorais sabe que ele vai ser um postulante duro a ser batido mesmo com a popularidade atualmente em frangalhos.


Imponderável

Um ano e meio é tempo o suficiente para que um governante recupere a credibilidade desde que cumpra com parte das promessas feitas em campanha. Para investir nas promessas a tulha de Moura estará cheia com o empréstimo contraído junto ao BNDES. É arregaçar as mangas e trabalhar. Ah, sim, evitar uma pedra do meio do caminho como ocorreu no início do governo. O imponderável não depende dos estrategistas...


Deduções

Depois que publiquei uma nota na coluna passada sobre uma eventual operação policial que deverá abalar as estruturas políticas rondonienses, alcaides, empresários, parlamentares, entre outros, encheram minha caixa de mensagem com perguntas que não tenho respostas. Aviso aos navegantes que a informação anunciada decorre de deduções após 23 anos de jornalismo e fontes altamente credenciadas. O quê? Quem? Onde? E quando? São perguntas que não tenho as respostas. Tenho apenas minhas deduções. Mas que vem aí barulho isto é pule de dez.


Cai

Permanecendo a pressão na Comissão de Direitos Humanos contra a eleição para presidente do pastor Marco Feliciano (PSC-SP) a queda é questão de tempo. A presidência da Câmara Federal percebeu que o desgaste é maior do que imaginavam depois que o pastor assumiu a direção da Comissão. Ele é acusado de racista, homofóbico e preconceituoso. Pelas declarações dadas, é cretino também.


Esqueçam

Fiquei surpreso com o loby que setores conservadores da intelectualidade brasileira estão fazendo para eleger Fernando Henrique Cardoso imortal da Academia Brasileira de Letras. Exatamente ele que pediu para que esquecêssemos tudo o que escreveu quando era paparicado pela esquerda brasileira.


Catacumba

A casa que imortalizou Machado de Assis, Olavo Bilac, Manoel Bandeira, José de Alencar, Cecília Meirelles, Raquel de Queiroz, entre outros intelectuais, perde a verve para dar abrigo a políticos como José Sarney, Marco Maciel e agora FHC. É a morte dos imortais e a ABL está virando um mausoléu.


Susto

Mais um amigo deu susto com problemas cardíacos, desta vez foi o advogado Almeida Junior que foi levado às pressas a uma UTI para cuidar do coração. Começo a ficar preocupado com o meu (mesmo não apresentando sinais de fadiga) devido à quantidade de um bom vinho que adoro degustar. Graças a Deus Jr está bem e recomposto do susto. Desejo-lhe melhoras e aguardo o convite para um novo deguste de um aveludado merlot.


E-mail

Fiz alguns comentários sobre o movimento encabeçado pela ex-senadora Marina Silva para a construção de um novo partido político através de uma Rede e recebemos um e-mail da assessoria que reproduzimos abaixo.  

Estimado Colunista Robson Oliveira.

 

Apraz-nos levar ao domínio de V. Sa. o nosso projeto social,

certos de que esta Rede cumprirá o seu objetivo de dar ânimo

ao exercício da cidadania.

 Nela, cada político brasileiro, eleito pelo voto popular, do

Presidente da República aos Vereadores do mais longínquo

entre os 5.564 municípios do país, terá uma página individual

para difundir seus feitos e planos de realizações e ainda interagir

com o eleitor.

Também o cidadão, eleitor ou não, terá o seu espaço para

sugerir, elogiar, criticar e cobrar procedimentos pertinentes de

seus representantes.

 Importa-nos, e muito, que V.Sa. nos leve ao conhecimento de 

seus leitores,amigos, através das redes sociais ou ainda de suas

próprias listas eletrônicas, contribuindo, assim, para o sucesso

deste  projeto de "política com transparência", marco inicial do

resgate de nossa cidadania.

 Com admiração e apreço,

 Dalton Rafael de Barros

 

Páscoa

Aos leitores e amigos desejo-lhes uma páscoa animada, feliz e festiva. Aproveito o feriado para pegar a estrada e retorno somente na próxima semana. Inté!


Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia